Proibido circular em Lisboa - ZER

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
AVISO_14SEMANAS.jpg

AVISO_15SEMANAS.jpg

AVISO_16SEMANAS.jpg

nuno granja
 

Anexos

  • AVISO_14SEMANAS.jpg
    AVISO_14SEMANAS.jpg
    40.6 KB · Vistos: 1
  • AVISO_16SEMANAS.jpg
    AVISO_16SEMANAS.jpg
    41 KB · Vistos: 1
  • AVISO_15SEMANAS.jpg
    AVISO_15SEMANAS.jpg
    42.3 KB · Vistos: 1
Eu tenho um Mercedes-Benz 190D 2.5 de 1986 como faço serviço no quartel na Calçada do Combro e como passo maior parte do tempo alterei a minha residência para lá nos meus documentos: Carta de condução, Documento Único do Automovél e Seguro da Viatura e assim já pode lá circular lool nos sinais diz excepto residentes ;) ´só temos políticos da treta que fazem Léis da treta basta pagarmos mais impostos que os outros países e agora aparecem os políticos das bananas :)
 

Nuno M Pereira

Veterano
Acho que esse merc se estiver em bom estado já pode ser considerado veiculo de interesse historico, pelo que depois de estar certificado ja pode circular á vontade.
 

SJMMartins

YoungTimer
É assim mesmo Paulo para os "espertos" temos que ser "espertos" e meio.

O Futre queria ganhar comissões do chinês, os senhores da CML devem querer comissões dos catalizadores e das certificações.
 
Pois Nuno e Martins temos que saber passar entre as alinieas das Léis da treta que fazem e por isso temos que estudar que um simples aluno de 9º ano sabe mais que eles :)
 
Boas,ontem passei na avenida da liberdade no meu golf gtd de 1986(um bocado á rasca),mas nao fui abordado e até fui ultrapassado por uma viatura da psp(pensei que iam embirrar comigo)...mas nem ligaram ao meu charuto...
Já alguem foi multado?
cumprimentos
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
"PHAZE II"...
AVISO_18SEMANAS.jpg

2ª Carta (mais tarde publico os anexos...


LISBOA 2012.07.31 > P1/2


2º CARTA ABERTA AO VEREADOR DO PELOURO MOBILIDADE E INFRAESTRUTURAS VIÁRIAS

DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

Fernando Nunes da Silva



Exmºs Senhores,


NOTA PRÉVIA;

Enviei uma 1ª carta em 2012.03.27 com 19 perguntas sobre a ZER (Zona de Emissões Reduzidas) ao Vereador do Pelouro Mobilidade e Infraestruturas Viárias da Câmara Municipal de Lisboa (ver anexo 1) e passadas 18 semanas não foi recebida qualquer resposta.

A ausência de resposta à minha carta de 2012.03.27 por parte do Vereador do Pelouro Mobilidade e Infraestruturas Viárias da Câmara Municipal de Lisboa enquadra-se perfeitamente na forma como a generalidade da vereação se comportou durante uma Reunião Pública da C. M. de Lisboa a que assisti. Nessa reunião que deveria ter início às 15.00h, por volta das 15.30h diversos elementos da vereação ainda circulavam pela sala em conversas particulares sem qualquer tipo de consideração pelo público presente, que pacientemente esperava o início da reunião. Estas duas situações ilustram perfeitamente o nivel de consideração que a C. M. de Lisboa nutre pela participação civica do cidadão comum.


SOBRE OS MOTIVOS QUE ME LEVAM A ESCREVER ESTA CARTA;


A> Tenho sérias dúvidas de diversa ordem sobre a decisão da C. M. de Lisboa em interditar a circulação em determinada zona da cidade aos veículos anteriores a 1992 sobre o pretexto de serem poluentes. Uma vez que nas notícias vindas a público só li generalidades que não coincidem com os dados que tenho na minha posse, venho solicitar esclarecimento das questões que constem desta carta ao Vereador responsável pelo Pelouro da Mobilidade e Infra-estruturas;


B> Como não recebi nenhuma resposta à 1ª carta enviada em 2012.03.27 com 19 perguntas sobre a ZER (Zona de Emissões Reduzidas) ao Vereador do Pelouro Mobilidade e Infraestruturas Viárias da Câmara Municipal de Lisboa (ver anexo 1), venho novamente solicitar a resposta à mesma.


C> Entretanto surgiram novas dúvidas e factos relacionados com a decisão da C. M. de Lisboa em interditar a circulação em determinada zona da cidade aos veículos anteriores a 1992 e por esse motivo venho juntar novas perguntas às anteriores, solicitando ao Vereador do Pelouro Mobilidade e Infraestruturas Viárias da Câmara Municipal de Lisboa o esclarecimento das questões colocadas nesta e na carta anterior.


5 > PERGUNTAS SOBRE O AUMENTO DA POLUIÇÃO EM LISBOA

No Anexo 2 apresento cópia de um comunicado da Quercus de 2012.04.01, no qual é afirmado o seguinte:

“O agravamento da má qualidade do ar no total do ano na Avenida da Liberdade não significa, mesmo assim, que não possa ter havido uma melhoria após a implementação da 1ª fase da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) entre o Marquês de Pombal e o Terreiro do Paço em julho de 2011, mas essa análise, por ser muito complexa, não nos foi possível efetuar, competindo às entidades públicas oficiais tal avaliação.”

Efectivamente houve durante 2012 um agravamento da poluição em Lisboa, tanto nas Zonas de implementação da ZER como noutras zonas da cidade. Tendo em conta que;

2011 foi um ano em que houve uma redução da circulação automóvel, devido ao agravamento da crise económica, ao aumento dos custo dos combustíveis e das taxas de estacionamento;

Que a partir de Julho de 2011 os veículos anteriores a 1992 foram impedidos de circular na ZER.

5.1

Como explica a CM de Lisboa, o agravamento da qualidade do ar em Lisboa neste contexto de redução efectiva na circulação automóvel ?

5.2

Como explica a CM de Lisboa, o agravamento da qualidade do ar na Av. da Liberdade depois da implementação da ZER ?

5.3

Quais são as fontes poluidoras responsáveis pelo agravamento a qualidade do ar em toda Lisboa num contexto de redução efectiva na circulação automóvel?

5.4

Sendo óbvio que havendo uma redução efectiva da circulação automóvel e a qualidade do ar em toda Lisboa continua a piorar, existirão concerteza outras fontes poluidoras desconhecidas. Porque é que a CM Lisboa opta por aumentar a área abrangida pela ZER e não investiga quais as fontes poluidoras responsáveis pelo agravamento da qualidade do ar, de modo a actuar sobre essas mesmas fontes ?


6 > PERGUNTAS SOBRE A APLICAÇÃO DE COIMAS PELA CM LISBOA

No Anexo 3 apresento cópia de um acordão do Provedor de Justiça de 2012.05.07 em é que afirmado:

“.. O Provedor entende que só a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) pode decidir os processos por contraordenações rodoviárias e aplicar coimas...”

6.1

Neste contexto qual a validade sobre o ponto de vista legal, de eventuais coimas a aplicadar pela Polícia Municipal aos condutores que circulem na ZER com veículos que a CM de Lisboa considera interditos à circulação nessa zona?


7 > PERGUNTAS SOBRE SINALIZAÇÃO DE PROIBIÇÃO COLOCADA PELA CM LISBOA NOS LIMITES DA ZER

7.1

Como justifica a CM de Lisboa a colocação de sinais de proibição de circulação, a meio de vias de sentido único, onde é proibido parar e efectuar inversão de marcha, conforme o exposto no Anexo 4, págs 1, 2 , 3 e 4?

7.2

Como justifica a CM de Lisboa a diferença que conforme o exposto no Anexo 5 , existe entre a sinalização com informação sobre a zona com limitações de circulação do Tunel do Marquês do Pombal e a sinalização com informação sobre a zona com limitações de circulação ZER?

7.3

Como justifica a CM de Lisboa a colocação de sinais de proibição de circulação na ZER, sem recurso a sinal de informação do código da estrada indicando específicamente o tipo de zona onde se verificam as limitações e de sinais de proibição do código da estrada indicando as categorias de veículos proibidos de circular na ZER, como por exemplo conforme o exposto nos Anexos 5 e 6 se verifica com a informação prestada aos condutores que se dirigem ao tunel do Marquês de Pombal?

7.4

Como justifica a CM de Lisboa a colocação nos sinais de proibição de circulação na ZER, das categorias de veiculos “Pré-euro 1” e “Veiculos históricos”, que não constam do código da estrada nem dos livretes do veiculos, conforme o exposto nos Anexos 5 e 6?

7.5

Como justifica a CM de Lisboa a colocação de sinais de proibição de circulação, em vias de sentido único que fazem a ligação entre a A2 ou a A5 a Lisboa, com uma tipologia completamente desajustada a esse tipo de vias, que conforme o exposto nos Anexos 5 e 6 inviabiliza a sua leitura?


7.5

Como justifica a C.M. de Lisboa a colocação de sinais de proibição de circulação, em vias de sentido único que fazem a ligação entre as autoestradas A2 e A5 e Lisboa, conforme o exposto nos Anexos 5 e 6, com dimensões gerais e do tipo de letra utilizados inferiores à sinalização de estacionamento de implantada pela C.M. de Lisboa em zonas urbanas?



Fico aguardar o esclarecimento rigoroso das questões que contam da presente carta.



Nuno Granja

LISBOA



P.S. Considero o conteúdo desta carta de interesse público e por esse motivo divulgarei o mesmo junto dos meios de comunicação e redes sociais
 

Anexos

  • AVISO_18SEMANAS.jpg
    AVISO_18SEMANAS.jpg
    56.2 KB · Vistos: 1

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
ANEXO 4 P1A > ANEXO 4 P1B
CML_CT2_ANEXO4_P-1A.jpg
CML_CT2_ANEXO4_P-2B.jpg

ANEXO 4 P2A > ANEXO 4 P2B
CML_CT2_ANEXO4_P-2A.jpg
CML_CT2_ANEXO4_P-2B.jpg


ANEXO 4 P3A > ANEXO 4 P3B
CML_CT2_ANEXO4_P-3A.jpg
CML_CT2_ANEXO4_P-3B.jpg


ANEXO 4 P4A > ANEXO 4 P4B
CML_CT2_ANEXO4_P-4A.jpg
CML_CT2_ANEXO4_P-4B.jpg \

continua...

nuno granja
 

Anexos

  • CML_CT2_ANEXO4_P-1A.jpg
    CML_CT2_ANEXO4_P-1A.jpg
    433.9 KB · Vistos: 1
  • CML_CT2_ANEXO4_P-2B.jpg
    CML_CT2_ANEXO4_P-2B.jpg
    420.5 KB · Vistos: 1
  • CML_CT2_ANEXO4_P-2A.jpg
    CML_CT2_ANEXO4_P-2A.jpg
    539 KB · Vistos: 1
  • CML_CT2_ANEXO4_P-2B.jpg
    CML_CT2_ANEXO4_P-2B.jpg
    420.5 KB · Vistos: 1
  • CML_CT2_ANEXO4_P-3A.jpg
    CML_CT2_ANEXO4_P-3A.jpg
    556.5 KB · Vistos: 1
  • CML_CT2_ANEXO4_P-3B.jpg
    CML_CT2_ANEXO4_P-3B.jpg
    377.1 KB · Vistos: 1
  • CML_CT2_ANEXO4_P-4A.jpg
    CML_CT2_ANEXO4_P-4A.jpg
    472.2 KB · Vistos: 1
  • CML_CT2_ANEXO4_P-4B.jpg
    CML_CT2_ANEXO4_P-4B.jpg
    374 KB · Vistos: 1
Topo