problema eletrico casal magnum

E assim pessoal tenho um colega meu que adquiriu uma casal magnum a pouco tempo que teve parada uns 7 anos agora po-la a trabalhar mas a mota tinha a bateria estragada(trabalha a 12V) comprou uma nova meteu-a e quando a pos a trabalhar a mota derreteu quase a instalaçao electrica toda. tivemos a ver o que era mas nada so que a mota a partir dai nunca mais deu faisca na vela. Todos os cabos derretidos foram substituidos por novos mas mesmo assim nao da faisca na vela fomos ao mecanico e ele disse que o o rectificador de corrente devia estar a fazer retorno e queimou a bobine da parte da faisca da vela. Eu penso tambem que deve ser o rectificador estragado. Gostava de saber a vossa opiniao e se ha alguma maneira de testar o rectificador.

P.S A mota ainda nao e classica mas se a moderaçao permitir tudo bem, senao que reitrem o topico.
 
Bem essas instalaçoes electricas sao muita manhosas(muita tecnologia). Tens que ver onde a parte electrica está a falhar por exemplo o fio que sai do motor desligas e encostas a tampa do motor das umas kickadas a ver se dá faisca se der ai tudo bem é porque a parte do volante está em ordem depois podes ver com aqueles aparelho de ver corrente até onde ela passa encostas as fichas do rectificador e da bobine vais seguindo os fios e ves !
Nao é la grande ajuda mas o melhor mesmo era teres alguem q tivesse uma instalaçao electrica e ias exprimentado!
Cumprimentos boa sorte!
 
OP
OP
N

Nuno Coutinho

coutinho
muito obrigado nuno mas o estranho e que vem 4 fios do eletronico(nao usa platinados)
3 ligam a bobine onde vai sair o cabo que vai para a vela e o outro liga ao retificador
e chega corrente ao retificador e tambem sai para a bateria so que nenhum dos outros 3 tem corrente logo nao chega corrente a vela. eu penso que deve ter queimado a bobine do eletronico e o que provocou isso deve ter sido o retificador.(pelo que o mecanico disse)
 

Rui Rego

bmw2002t
A bobine de ignição é exterior ao volante magnético, os tres fios que vem da bobine no volante para a bobine de ignição serão a alimentação, o sinal de ignição e o fio de desligar, a bobine que carrega a bateria, sai um fio que deve ligar a um transformação que converte a corrente alterna das bobines do volante em corrente continua para a bateria, se esse transformador estiver queimado, pode curto-circuitar toda a instalação. Aconteceu-me umas vezes, quando tinha a minha Z3, e instalei uma bateria e o dito transformador para a carregar, numa dada altura o transformador estragou-se e o motor deixou de trabalhar, não dava faisca na vela, e a unica maneira de colocar o motor a trabalhar era retirando o volante fora, esperar um pouco e voltar a colocar o volante de novo no sitio. Depois ele trabalhava até parar por ele dentro de uns minutos. Depois descobri que o problema era o dito transformador, foi substituido e nunca mais falhou. Recomendo-te a retirar o volante fora, eliminar as ligações para a bateria e verificares se o motor trabalha ou não, isto se tb não queimou as bobines de ignição. Depois concentras-te nas ligações para a bateria.
 

Orlando Moreira

YoungTimer
Dis-me que marca e o eletronico.

ve se os fios do volante dao corrente

a 1 fio que tem fazer massa.

a bobine exterior tem que fazer massa
 
OP
OP
N

Nuno Coutinho

coutinho
orlando, o volante é da ducati alias como toda a parte eletrica da mota. A bobine exterior faz massa agora nao chega e la corrente do prato pk nenhum dos tres fios que vem do prato tras corrente.
 

Orlando Moreira

YoungTimer
Nuno se o prato nenhum fio tras corrente as bobines estao queimadas.

como e que tu viste que os fios nao tinham corrente?

da ao kiks e ve se da corrente

logo doute mais dicas
 
OP
OP
N

Nuno Coutinho

coutinho
orlando vi que nenhum dos fios tras corrente com um busca-polos ligado a massa mas ha um fio que vem do prato e vai ligar a um rectificadador e por estranho que pareça esse tras corrente quando se da ao kiks.
 

Orlando Moreira

YoungTimer
Nuno da ao kiks ve se os fios do mageneto dam xixpa no metor ou no quadro.

a bobine exterior e redonda ou quadrada quantas entradas tem

tira 1fotografia
 
OP
OP
N

Nuno Coutinho

coutinho
vou fazer isso.A bobine exterior e quadrada tem 3 entradas e mais uma que é onde liga o canhao de igniçao para fazer o corte. Amanha ponho aqui a foto.

P.S Orlando muito obrigado pela ajuda que esta a dar.
 

Orlando Moreira

YoungTimer
Nuno estas bobines dam o berro muito fasilmente

O fio da massa da bobine parte muito fasil

p.s Nuno estou sempre ao despor quero por esa mota a trabalhar
 

Orlando Moreira

YoungTimer
Nuno as vezes as bobines do mageneto dam pouca corrente ligando a bobine exterior

a vela da xixpa.

quantas bobines tens no prato mageneticosao 2?


ja nao me recordo mas a1 fio do mageneto que tem que fazer massa
 

Orlando Moreira

YoungTimer
Olha Nuno eu tenho 1 prato desses que tambem esta com os fio trasados

as bobine da corrente e essa preta

o prato e igual ao macal

p.s. amanha vou ver oprato que tenho
 
Topo