Problema de aquecimento no meu Ford Capri

goncalo.antunes

Gonçalo Antunes
Olá Pessoal,

O meu Capri está com um problema de aquecimento. O que acontece é que a água vai saindo pelo tubo ladrão do radiador, o que me faz pensar que a ventoinha não estará a funcionar como deve ser. Pelo menos parece-me estar a funcionar sempre a mesma velocidade. Poderá ser este o problema?

Abraços.
 
Até posso dizer a maior asneira deste mundo, mas a mecânica também não é a minha área...
A ventoinha do Capri é directa, ou seja, funciona sempre que o motor trabalha, sendo a rotação proporcional à do motor.. é verdade ou estou a dizer uma grande asneira?

É que o meu Capri mal aquece, só em pára-arranca no passeio de Vila Real em pleno Verão é que a temperatura subiu a sério!
De resto, nem com andamentos mais vivos a temperatura sobe para valores fora do normal...

O radiador está bom?
O termostato funciona correctamente?
 

Nuno Andrade

Pre-War
1º passo, apreciar aspecto radiador...

2º passo, mudar termostato (custa menos de 5 €)

3º passo, verificar bomba de agua, e mudar-la se necessario (sempre custa ai uns 20 €)...

É ir por partes...

Ahh, a ventoinha do teu Capri, se for de origem, esta sempre a trabalhar...

cumprimentos.
 
OP
OP
goncalo.antunes

goncalo.antunes

Gonçalo Antunes
Obrigado pelas respostas, Malta. Vou fazer essas verificações que dizem.

O radiador parece ter bom aspecto. Como posso verificar se está entupido?

Quanto a termostato, acho que o dono anterior o retirou, não sei se devido já a problemas de aquecimento...

Alguem me pode confirmar aquilo que o Miguel referiu de que a ventoinha anda à mesma rotação que o motor?

Abraços e obrigado mais uma vez.
 

Nuno Andrade

Pre-War
goncalo.antunes disse:
Alguem me pode confirmar aquilo que o Miguel referiu de que a ventoinha anda à mesma rotação que o motor?

Se o carro está de origem, dou-te a minha certeza...

Vais fazer o seguinte, vais tirar um dos tubos que chega ao radiador, tiras-lo, deixas sair a agua (ver como ela está), depois enfias uma mangueira de agua com alguma pressão, para tentar tirar "porcaria" que esteja no circuito, metes tubo ao sitio, e metes liquido de radiador, depois experimentas...

cumprimentos.
 
Tambem pode ter a correia da ventoinha larga, o motor gira mas patina a correia, sendo que esta nao ganha velocidade pra arrefecer ;)vê a tensão da correia ( tem de estar esticada e não larga) Cumps................
 

Carlos Antunes

Fordmaníaco
Boas, todas as possíveis hipóteses ja foram descritas, porém o mais certo é o termoestato ter ido "à vida". Muitos poderão ser contra o que vou dizer, mas clássico meu não tem termoestato, no nosso clima só atrapalha. Cumps.
 

M Bento Amaral

Barão da Sopa da Pedra!!
Quando foi a ultima vez que mudaste o liquido de refrigeração?

Se foi há muito tempo muda isso.

Presumo que norma geral, os radiados são todos iguais, desapertas então o tubo de baixo, e metes-lhe agua pó bucho, em cima! Com força para tirar as possíveis impuseras! Depois, com a torneira da "solfagem" aberta, fazes a mesma coisa, deixa correr agua com força para libertar possíveis depósitos de lixo.

Fechas tudo e atestas o gajo! De preferência com um liquido de refrigeração á maneira! No caso dos fiats, ouço muito bem falar do paraflu!
Não conheço o sistema de refrigeração, mas possivelmente precisas de forrar o sistema.. isto é.. se ficar com bolhas de ar la pelo meio, depois vai faltar muita agua... Alguém que conheça melhor a mecânica deste carro que explique melhor!


No meu é so atestar e pronto! :)
 

M Bento Amaral

Barão da Sopa da Pedra!!
Carlos Antunes disse:
Boas, todas as possíveis hipóteses ja foram descritas, porém o mais certo é p termoestato ter ido "à vida". Muitos poderão ser contra o que vou dizer, mas clássico meu não tem termoestato, no nosso clima só atrapalha. Cumps.

lol no nosso clima?

Estou intrigado com a tua tese! Porque é que nao tens um termoestato? Entao isso alerta-nos para quando o motor estiver em temperatura excessiva! e se no caso do ford, segundo me parece.. custa menos de 5 euros... maravilha! lol
 

Carlos Antunes

Fordmaníaco
M Bento Amaral disse:
lol no nosso clima?

Estou intrigado com a tua tese! Porque é que nao tens um termoestato? Entao isso alerta-nos para quando o motor estiver em temperatura excessiva! e se no caso do ford, segundo me parece.. custa menos de 5 euros... maravilha! lol

Olha Bento, o termoestato não nos alerta para nada. O que nos alerta para o excesso de temperatura é um sensor ligado ao indicador de temperatura. A função do termoestato é a temperatura ideal de funcionamento do motor ser atingida mais rapidamente, por exemplo a maioria dos termoestatos abre aprox. 90º, começando então a agua a fazer o seu circuito. Não tendo termoestato, como a água se encontra sempre em circulação demora mais tempo a chegar aos tais 90º, mas não tendo termoestato também se evita uma pressão desnecessária no circuito, pois as bombas de água esteja o termoestato aberto ou não, estão em funcionamento. O termoestato será bom em climas frios, o nosso não o é. Cumps.
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Pela foto do teu avatar o teu tem um motor pinto, certo? Assim sendo tens o radiador fino e alto.
Se deita a água fora como dizes faz uma coisa, mete o carro a trabalhar até o motor estar quente, depois de teres a certeza de que o motor está quente para-o e mete a mão no radiador, vais verificar que a temperatura dele, se estiver quente, vai ser uniforme, em alguns sitios está quente e outros nã, ou pelo menos está menos, se assim for tira o radiador fora e manda por um favo novo, podes ir a uma casa de peças que eles mandam fazer isso, mas é por novo, não é ires a uma sucata e trazeres um usado e ficares com o mesmo problema, mas se por acaso o radiador estiver todon com a mesma temperatura, ou seja bem quente, troca-lhe o termostacto e a tampa do radiador, mas atenção, que todos os fords dessas alturas é normal quando aquecem um bocadinho deitarem água fora pela tampa, mas faz o que te digo que resolves o problema.
Um abraço.
 

M Bento Amaral

Barão da Sopa da Pedra!!
Carlos Antunes disse:
Olha Bento, o termoestato não nos alerta para nada. O que nos alerta para o excesso de temperatura é um sensor ligado ao indicador de temperatura. A função do termoestato é a temperatura ideal de funcionamento do motor ser atingida mais rapidamente, por exemplo a maioria dos termoestatos abre aprox. 90º, começando então a agua a fazer o seu circuito. Não tendo termoestato, como a água se encontra sempre em circulação demora mais tempo a chegar aos tais 90º, mas não sendo termoestato também se evita uma pressão desnecessário no circuito, pois as bombas de água esteja o termoestato aberto ou não, estão em funcionamento. O termoestato será bom em climas frios, o nosso não o é. Cumps.

epá... cala-te... que ganda banhada!| Confundi o termostato com o sensor da temperatura!! :p:p:DD
 

Fred Lisboa

YoungTimer
O motor foi desenvolvido para trabalhar á temperatura entra 80 a 90 graus, os mais modernos chegam aos 100.
Sem termóstato ele não atingirá essa temperatura em andamento, por causa do vento que bate no radiador.
O termóstato serve para interromper o circuito do radiador para o motor manter a temperatura normal, e ideal.
Andando sem termóstato o motor anda sempre frio, faz com que não tenhamos sofagem e cria mais desgaste ao motor.
Retirando termóstatos, não repara problemas, simplesmente faz com que, outros problemas não se manifestem.

Alguns carros mais recentes, retirando o termóstato, o carro pode ficar a aquecer ainda mais, pois, o termóstato não simplesmente abre e fecha o circuito, nas muda o sentido da circulação, sem ele a água tanto pode ir por um canal, como por outro, e se não for pelo canal que vai para o radiado, o carro fica a aquecer ainda mais.

O termóstato faz falta.



Abraços!
 
Se for o Pinto 1.6, a tampa é muitas vezes culpada pelo facto de o radiador jogar alguma água fora; se já foi trocada ainda melhor. Outro conselho importantíssimo: não encher o radiador acima do nível do ninho (até à boca nunca), pois quando tem água a mais vai naturalmente rejeitá-la, ou para o depósito de expansão, caso exista, ou então pelo tubo de descarga. Também é normal mesmo com a água no nível mencionado haver pequenas descargas por ter andado em cidade muito devagar por exemplo.
 

auto cesaria

YoungTimer
sera estou apartilhar uma asneira,bomba de água quando vai a´vida normalmente verte água,com o metor quente e radiador sem a tampa quando o termostato abre nota-se a água acircular.mas tenha a tenção as vezes quando o radiador da sofagem esta com problemas a água não circula,sem termostato não é problema só que tira um pouque no andamente porque esta sempre frio.BOM RESTAURO á maquinas grandes mas esta é uma GRANDE MAQUINA.
 
Topo