Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Problema de aquecimento no meu Ford Capri

Tópico em 'Ford' iniciado por goncalo.antunes, 25 Set 2009.

Tópico em 'Ford' iniciado por goncalo.antunes, 25 Set 2009.

  1. Olá Pessoal,

    O meu Capri está com um problema de aquecimento. O que acontece é que a água vai saindo pelo tubo ladrão do radiador, o que me faz pensar que a ventoinha não estará a funcionar como deve ser. Pelo menos parece-me estar a funcionar sempre a mesma velocidade. Poderá ser este o problema?

    Abraços.
     
  2. Até posso dizer a maior asneira deste mundo, mas a mecânica também não é a minha área...
    A ventoinha do Capri é directa, ou seja, funciona sempre que o motor trabalha, sendo a rotação proporcional à do motor.. é verdade ou estou a dizer uma grande asneira?

    É que o meu Capri mal aquece, só em pára-arranca no passeio de Vila Real em pleno Verão é que a temperatura subiu a sério!
    De resto, nem com andamentos mais vivos a temperatura sobe para valores fora do normal...

    O radiador está bom?
    O termostato funciona correctamente?
     
  3. 1º passo, apreciar aspecto radiador...

    2º passo, mudar termostato (custa menos de 5 €)

    3º passo, verificar bomba de agua, e mudar-la se necessario (sempre custa ai uns 20 €)...

    É ir por partes...

    Ahh, a ventoinha do teu Capri, se for de origem, esta sempre a trabalhar...

    cumprimentos.
     
  4. O radiador pode estar entupido...
     
  5. Obrigado pelas respostas, Malta. Vou fazer essas verificações que dizem.

    O radiador parece ter bom aspecto. Como posso verificar se está entupido?

    Quanto a termostato, acho que o dono anterior o retirou, não sei se devido já a problemas de aquecimento...

    Alguem me pode confirmar aquilo que o Miguel referiu de que a ventoinha anda à mesma rotação que o motor?

    Abraços e obrigado mais uma vez.
     
  6. Se o carro está de origem, dou-te a minha certeza...

    Vais fazer o seguinte, vais tirar um dos tubos que chega ao radiador, tiras-lo, deixas sair a agua (ver como ela está), depois enfias uma mangueira de agua com alguma pressão, para tentar tirar "porcaria" que esteja no circuito, metes tubo ao sitio, e metes liquido de radiador, depois experimentas...

    cumprimentos.
     
  7. Tambem pode ter a correia da ventoinha larga, o motor gira mas patina a correia, sendo que esta nao ganha velocidade pra arrefecer ;)vê a tensão da correia ( tem de estar esticada e não larga) Cumps................
     
  8. Boas, todas as possíveis hipóteses ja foram descritas, porém o mais certo é o termoestato ter ido "à vida". Muitos poderão ser contra o que vou dizer, mas clássico meu não tem termoestato, no nosso clima só atrapalha. Cumps.
     
  9. Quando foi a ultima vez que mudaste o liquido de refrigeração?

    Se foi há muito tempo muda isso.

    Presumo que norma geral, os radiados são todos iguais, desapertas então o tubo de baixo, e metes-lhe agua pó bucho, em cima! Com força para tirar as possíveis impuseras! Depois, com a torneira da "solfagem" aberta, fazes a mesma coisa, deixa correr agua com força para libertar possíveis depósitos de lixo.

    Fechas tudo e atestas o gajo! De preferência com um liquido de refrigeração á maneira! No caso dos fiats, ouço muito bem falar do paraflu!
    Não conheço o sistema de refrigeração, mas possivelmente precisas de forrar o sistema.. isto é.. se ficar com bolhas de ar la pelo meio, depois vai faltar muita agua... Alguém que conheça melhor a mecânica deste carro que explique melhor!


    No meu é so atestar e pronto! :)
     
  10. lol no nosso clima?

    Estou intrigado com a tua tese! Porque é que nao tens um termoestato? Entao isso alerta-nos para quando o motor estiver em temperatura excessiva! e se no caso do ford, segundo me parece.. custa menos de 5 euros... maravilha! lol
     
  11. Olha Bento, o termoestato não nos alerta para nada. O que nos alerta para o excesso de temperatura é um sensor ligado ao indicador de temperatura. A função do termoestato é a temperatura ideal de funcionamento do motor ser atingida mais rapidamente, por exemplo a maioria dos termoestatos abre aprox. 90º, começando então a agua a fazer o seu circuito. Não tendo termoestato, como a água se encontra sempre em circulação demora mais tempo a chegar aos tais 90º, mas não tendo termoestato também se evita uma pressão desnecessária no circuito, pois as bombas de água esteja o termoestato aberto ou não, estão em funcionamento. O termoestato será bom em climas frios, o nosso não o é. Cumps.
     
  12. Pela foto do teu avatar o teu tem um motor pinto, certo? Assim sendo tens o radiador fino e alto.
    Se deita a água fora como dizes faz uma coisa, mete o carro a trabalhar até o motor estar quente, depois de teres a certeza de que o motor está quente para-o e mete a mão no radiador, vais verificar que a temperatura dele, se estiver quente, vai ser uniforme, em alguns sitios está quente e outros nã, ou pelo menos está menos, se assim for tira o radiador fora e manda por um favo novo, podes ir a uma casa de peças que eles mandam fazer isso, mas é por novo, não é ires a uma sucata e trazeres um usado e ficares com o mesmo problema, mas se por acaso o radiador estiver todon com a mesma temperatura, ou seja bem quente, troca-lhe o termostacto e a tampa do radiador, mas atenção, que todos os fords dessas alturas é normal quando aquecem um bocadinho deitarem água fora pela tampa, mas faz o que te digo que resolves o problema.
    Um abraço.
     
  13. epá... cala-te... que ganda banhada!| Confundi o termostato com o sensor da temperatura!! :)):)):D:D
     
  14. Foi resolvido o problema: uma simples substituição da tampa do radiador :D

    obrigado pela ajuda de todos!
     
  15. O motor foi desenvolvido para trabalhar á temperatura entra 80 a 90 graus, os mais modernos chegam aos 100.
    Sem termóstato ele não atingirá essa temperatura em andamento, por causa do vento que bate no radiador.
    O termóstato serve para interromper o circuito do radiador para o motor manter a temperatura normal, e ideal.
    Andando sem termóstato o motor anda sempre frio, faz com que não tenhamos sofagem e cria mais desgaste ao motor.
    Retirando termóstatos, não repara problemas, simplesmente faz com que, outros problemas não se manifestem.

    Alguns carros mais recentes, retirando o termóstato, o carro pode ficar a aquecer ainda mais, pois, o termóstato não simplesmente abre e fecha o circuito, nas muda o sentido da circulação, sem ele a água tanto pode ir por um canal, como por outro, e se não for pelo canal que vai para o radiado, o carro fica a aquecer ainda mais.

    O termóstato faz falta.



    Abraços!
     
  16. ??? essa não percebi....a tampa? e ele aquecia?
     
  17. Se for o Pinto 1.6, a tampa é muitas vezes culpada pelo facto de o radiador jogar alguma água fora; se já foi trocada ainda melhor. Outro conselho importantíssimo: não encher o radiador acima do nível do ninho (até à boca nunca), pois quando tem água a mais vai naturalmente rejeitá-la, ou para o depósito de expansão, caso exista, ou então pelo tubo de descarga. Também é normal mesmo com a água no nível mencionado haver pequenas descargas por ter andado em cidade muito devagar por exemplo.
     
  18. sera estou apartilhar uma asneira,bomba de água quando vai a´vida normalmente verte água,com o metor quente e radiador sem a tampa quando o termostato abre nota-se a água acircular.mas tenha a tenção as vezes quando o radiador da sofagem esta com problemas a água não circula,sem termostato não é problema só que tira um pouque no andamente porque esta sempre frio.BOM RESTAURO á maquinas grandes mas esta é uma GRANDE MAQUINA.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página