1. Todas as contas sem comentários e que não visitem Portal nos últimos 12 meses, serão apagadas definitivamente da base de dados.
    Fechar Aviso
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Pressão nos tubos da água.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por RJaime Ramos, 14 Set 2018.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por RJaime Ramos, 14 Set 2018.

  1. RJaime Ramos

    RJaime Ramos Clássico

    Registo:
    18 Jul 2018
    Local:
    Porto
    Veículos nas Garagens:
    1
    Boas pessoal,
    Tal como relatei no diário de bordo do meu opel, ele levou uma junta da colaça nova. A velha apodreceu de ter estado tanto tempo parado. Já deixava passar água para dois cilindros.
    Agora está porreiro, não aquece e não falha, no entanto eu noto que há alguma pressão nos tubos da água... Não sei se é normal ou se é pressão a mais. Que me sugerem?
    O carro está sem termostato por sugestão do mecânico, será que isso influencia a pressão?
    Cumprimentos
     
  2. Rafael Isento

    Rafael Isento Portalista
    Portalista Premium

    Registo:
    18 Ago 2015
    Local:
    Porto
    Veículos nas Garagens:
    1
    Eu sugiro mudar de mecânico!
    Porque raio sugeriu o mecânico retirar o termostato? Ele tem alguma formação em termodinâmica de qualidade reconhecidamente superior à dos engenheiros da GM/Opel?

    Quanto à pressão, se for excessiva, poderá estar a passar compressão para o circuito de refrigeração, pode existir algum bloqueio no circuito ou a tampa do vaso de expansão não estará a fazer o seu trabalho.
     
    Marco Pereira gostou disto.
  3. Rui Durão

    Rui Durão Clássico

    Registo:
    25 Jun 2018
    Local:
    Aldeia Galega
    Se o líquido de refrigeração está no nível correcto, se circula devidamente por todo o sistema (se não o fizesse o carro tinha de aquecer), não há maneira de haver pressão a mais - assumindo que não há passagem de compressão. Meter ou tirar o termostato não aumenta a pressão, e concordo com o @Rafael Isento, o termostato é para ficar no carro (se está avariado, um novo custa ~10€). Um carro sem termostato dificilmente atinge a temperatura ótima de funcionamento, e isso vai retirar rendimento e aumentar os consumos.
     
  4. João Pedras

    João Pedras Portalista
    Portalista Premium

    Registo:
    9 Jul 2007
    Local:
    Oeiras / Vendinha
    Já somos dois :p

    Tens é de arranjar um mecânico, não "mechanico" ou picheleiro :D
     
  5. Pedro Seixas Palma

    Portalista

    Registo:
    25 Fev 2016
    Local:
    Lisboa
    Veículos nas Garagens:
    1
    Tem de haver pressão no sistema de refrigeração, impede a água de entrar em ebulição.
    A tampa do radiador impede a acumulação de pressão para lá do especificado, portanto deves verificar se a tampa está em boas condições e tem a pressão correta gravada.
    Por fim, dar um chuto no mecânico que recomendou andar sem termostato. So serve para mascarar outros problemas.
     
  6. Marco Pereira

    Marco Pereira Portalista
    Portalista

    Registo:
    23 Jun 2006
    Local:
    Alcains / Aveiro
    Veículos nas Garagens:
    4
    E são 3, com mecânicos desses não vais longe.
    Se não aquece e circula no sistema deve estar bom, verifica a tampa do radiador e faz-te à estrada.
    Ab
     
  7. Jorge M Martins

    Jorge M Martins Clássico

    Registo:
    22 Jan 2011
    Local:
    abrantes
    Sem termostato....Porquê?
     
  8. Nuno Filipe Pinto Ferreira

    Portalista

    Registo:
    10 Set 2012
    Local:
    Luxemburgo
    Veículos nas Garagens:
    2
    Como ja disseram andar sem termoestato no carro o carro nunca atingira a temperatura idéal de funcionamento e, se mesmo assim tens pressao excessiva no circuito de arrefecimento , então desculpa dizer-te mas acho que continuas com a junta da colassa estragada, pois é o sintoma mais recorrente. Se fosse a ti ia a outro mecanico verificar o que esse fez . Pode te ter tirado o termoestato para encobrir outras malheitas e, vérifica a tampa do vaso de expansão, o excesso dempressão deveria sair por la e deverias ver o vaso todo babado de liquido seco .
     
  9. RJaime Ramos

    RJaime Ramos Clássico

    Registo:
    18 Jul 2018
    Local:
    Porto
    Veículos nas Garagens:
    1
    Pessoal, obrigado pelos comentários. Deixem-me só esclarecer uma situação em relação ao termostato e ao mecânico. Eu não fui bem claro porque também não pensei que fosse um pormenor de relevância. O carro tinha o termostato colado assim como a bomba de agua, para além de todo o resto de material que já referi. Ora eu como bom Portuga numa de poupar algum para já, não meti tudo que preciso meter visto isto ser um projeto e eu queria era ver o carro a rolar. Ora eu já tinha lido que se pode andar sem termostato e fui eu que coloquei a questão ao mecânico, ele explicou o que vocês também estão a dizer, o carro não aquece tão rápido etc etc mas que não haveria grande problema andar assim um tempo. Eu vi isso como uma grande coisa e como bonus poupar algum. Lol já percebi que foi uma decisão de m... Lol
    No entanto conheço a pensar que a tal pressão seja normal, já que não desaparece água e depois do carro parado algum tempo a pressão desaparece e o vaso de expansão nao fica babado.
    Alguém dizia para ver a tampa do radiador, mas o meu não tem. Isto é o motor OHV que já vem de 1920.
    Ahhh vou mandar meter o termostato e rever a afinação da máquina, apesar de estar muito certinho e não falhar nadinha, acho que não puxa como eu me lembro que puxava.
    Abraço
     
  10. Rafael Isento

    Rafael Isento Portalista
    Portalista Premium

    Registo:
    18 Ago 2015
    Local:
    Porto
    Veículos nas Garagens:
    1
    É a tampa do vaso de expansão, de qualquer forma subentende-se quando se diz ser a tampa do radiador. Há carros em que o reservatório de expansão é peça integrante do radiador. Alguns Fiat Punto, Peugeot 106, Citroën Saxo entre muitos outros são assim.
    No caso do Kadett E o vaso de expansão deve estar próximo da torre de suspensão do lado do condutor (se a memória não me falha). É essa tampa que deve ser verificada. Ela inclui uma válvula de libertação da pressão que deve estar calibrada para um valor entre 1,0 a 1,5 bar. Esse valor está marcado na tampa. Ela deve abrir quando o circuito atinge a pressão que está lá marcada, libertando assim a pressão em excesso. Também deve existir um tubo de respiro, por onde pode sair algum líquido quando a tampa liberta a pressão.

    Outra coisa importante é verificar se o circuito não tem ar ou bloqueios. Verifica se quando está quente chega ar quente ao habitáculo através da sofagem.
    Este teste não é rigoroso e pode até nem dizer grande coisa, caso chegue ar quente.
    Mas se com o motor quente não chegar ar quente ao habitáculo aí já é um alarme, ou tem ar no sistema ou é entupimento. Um elemento raramente verificado é o radiador de sofagem, muitas vezes responsável por bloqueios, fugas ou sujidade.
     
  11. RJaime Ramos

    RJaime Ramos Clássico

    Registo:
    18 Jul 2018
    Local:
    Porto
    Veículos nas Garagens:
    1
    Obrigado pelas dicas, vou verificar isso. Pelas fotos que tenho visto de motores iguais ao meu, todos têm uma tampa do vaso de expansão diferente da minha...
     
    Rafael Isento gostou disto.
  12. Rafael Isento

    Rafael Isento Portalista
    Portalista Premium

    Registo:
    18 Ago 2015
    Local:
    Porto
    Veículos nas Garagens:
    1
    Então... Algo a investigar!
    Não facilites com isso, não são os euros de um termostato e tampa correta que te levam à falência. Já os danos causados por um circuito de refrigeração deficiente podem ditar a falência da mecânica do Kadett ;)
     
  13. RJaime Ramos

    RJaime Ramos Clássico

    Registo:
    18 Jul 2018
    Local:
    Porto
    Veículos nas Garagens:
    1
    Pessoal, ainda não troquei a tampa do vaso de expansão, a ver se trato disso na próxima semana.
    No entanto andei a ler e diz-se que quando há um problema na junta da colaça a deixar passar compressão para o sistema de refrigeração isso vê-se abrindo o vaso de expansão e dar umas aceleradelas e ver se borbulha... O meu não borbulha nada. Mas confirmam essa teoria? Ou nem sempre será assim?
    Cumprimentos
     
    Marco Pereira gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página

  1. Este site utiliza cookies para o ajudar a personalizar os conteúdos, aprimorar a sua experiência de utilização e manter a sua sessão activa no caso de ter conta registada.
    Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies.
    Fechar Aviso