Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Portal Classicos: Versão 2015

Tópico em 'O Portal dos Clássicos' iniciado por Vitor Dinis Reis, 26 Dez 2014.

Tópico em 'O Portal dos Clássicos' iniciado por Vitor Dinis Reis, 26 Dez 2014.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Ano novo, vida nova! 2015 ficará marcado não apenas pela necessidade de atualizar o Portal mas também a vontade de fazer algo diferente - para melhor, esperamos. Começo pela necessidade: o software utilizado no fórum - IPB - está em fim de ciclo. A versão 3.x do IPB irá dar lugar à versão 4.x e com isso a obrigação de atualizar para manter o Portal 100% funcional e à prova de falhas.

    A história recente conta-se assim: em 2012 o Portal migrou de um vBulletin moribundo para o topo de gama IPB, na altura na sua versão 3.1, e ao longo destes três anos fomos mantendo as atualizações até à sua última versão, a 3.4.7. Com a chegada da versão 4 no último mês de Agosto começamos a trabalhar com a nova versão de forma a preparar a mudança com um conhecimento real do que nos esperava. Faço um aparte para dizer que, em 2010, quando decidimos esperar para ver no que iria dar o vBulletin pagamos essa espera com a fase de maior instabilidade na comunidade devido a falhas de segurança e à perda massiva de visitantes que não desculparam uma tecnologia ultrapassada. Não repetiremos o mesmo erro. Hoje, os browsers fazem novas versões a cada mês e são descobertas novas vulnerabilidades a cada dia pelo que não podemos ficar parados no passado, mesmo que por uns meses.
    Voltando ao IPB e à sua nova versão 4, a sensação é de alguma desilusão! É um avanço mas não é aquilo que se esperávamos... Fazendo a analogia para o mundo dos clássicos é como passar de um elegante e seguro Rover P5 para um Rover 2600: mais moderno, mais rápido, igualmente elegante e seguro mas que não transmite a segurança de vir a acabar a viagem sem problemas. Simultaneamente, aparece uma casa (no mundo dos clássicos seria Italiana) com algumas corridas ganhas e uns modelos divertidos, fiáveis, rápidos e com muito estilo - talvez um Alfa Romeo 2000 GTV. Esta casa do mundo dos fóruns chama-se XenForo.

    Assim entramos na vontade de fazer algo diferente. O Xenforo trará uma plataforma mais rápida e flexível, com algo que estava pensado há muito mas difícil de concretizar: uma verdadeira página de artigos e destaques da comunidade bem como alguns novos conteúdos - que apresentaremos lá mais para a frente. Até hoje, temos dois meses de trabalho nos testes e afinações de forma a minimizar os erros e evitar fazer mudanças que afastem aquilo que é mais importante: os portalistas.
    Não será uma mudança pacífica, é conhecido que a maioria dos participantes (em qualquer comunidade online, não apenas no Portal) não reage bem a mudanças profundas nessa comunidade - está estudado e é explicado pela psicologia. Também estamos traumatizados pela mudança do vBulletin para IPB em 2012 - que não correu da melhor forma - e limitados pela impossibilidade de manter a forma gráfica, o que só por si criará uma rutura. Mas confiantes que, com bastante trabalho do nosso lado e muita paciência da vossa parte, teremos um Portal Classicos divertido, fácil de utilizar e com condições ótimas para continuar a ser o casa desta grande família durante os próximos anos.

    Posto isto, vamos às questões práticas: algumas secções vão ficar para trás ou darão lugar a algo novo. As Garagens e as Galerias serão extintas. Enquanto conceito foram uma boa ideia, na prática têm uma utilização quase nula. As alternativas já existem: os fóruns. Mesmo agora, com estas secções ativas, a maioria de vós utiliza os fóruns para a partilha dos seus veículos através de tópicos nos Diários de Bordo ou Restauros. Já as Galerias têm material importante que terá de migrar automaticamente para tópicos para que nada se perca. Toda a estrutura do Portal será assim mais simples e prática de entender.

    O novo design terá como prioridade o mobile. Não vamos descurar o desktop (secretária ou portátil) mas com o aumento exponencial de visitantes vindos do mobile (smartphones e tablets) teremos de pensar em todos. A nova roupagem será mais simples, terá menos elementos gráficos mas funciona em todos os dispositivos e a navegação será mais intuitiva.

    A página inicial será alvo de uma remodelação profunda. Numa primeira fase ficará inativa para aparecer em força até ao nosso 12º aniversário: 11 de fevereiro de 2015. Será uma boa surpresa para todos e mais não digo!

    Os trabalhos para estas alterações já se iniciaram, em poucos dias começarão a ser visíveis a todos! Feliz Natal e excelente Ano de 2015 a todos!
     
  2. Há que apostar no mobile Vitor... 90% do meu tempo de lazer virtual é feito através de smartphone ou tablet e não é nada confortável consultar o Portal actualmente em mobile way... Creio que o meu caso será semelhante a uma boa percentagem de membros... Venha a nova plataforma!
     
  3. Embora eu seja daqueles que tipicamente resistem às mudanças... gosto sempre de pensar que trarão algo de bom. E mesmo sendo eu um persistente utilizador do pc de secretária (vulgo desktop), tenho a plena noção que hoje em dia a maioria do pessoal espreita para este mundo através de um ecrã do tamanho de um postal de correios ou menor... por isso, e para bem da comunidade, é positivo que se faça esta integração da melhor forma possível.

    Acima de tudo, o importante é que o Portal continue a ser algo que nos une todos os dias em torno da nossa paixão comum. Venha de lá esse novo bicho, que havemos de o domesticar! :D
     
    Rafael S Marques gostou disto.
  4. Vamos em frente, Vitor! Já sabes com o que podes contar deste lado.
     
  5. Eu também sofro desse mal... acabo por andar sempre a procurar um desktop para algumas tarefas básicas, como adicionar uma foto directamente do telemóvel. E somos cada vez mais!

    Sigo a teoria "se funciona em mobile, funciona em desktop". Não se justifica programar a pensar separadamente até porque a experiência de navegação deve ser semelhante qualquer que seja o dispositivo.
    Mas também verás melhorias significativas no desktop!

    Obrigado amigo! Vamos ver se as coisas correm melhor em relação a 2012, nessa altura foi muito agressivo e uma carga de trabalhos para todos vocês!
     
    Eduardo Relvas gostou disto.
  6. Parabéns Vítor e à restante equipa que eleva o Portal dos clássicos, em Portugal e além fronteiras, uma renovação de ares trará mais gente a esta grande família que incute o regresso ao passado, à nostalgia diariamente. B)

    De informática não pesco nada, mas fico contente de saber estas noticias, ainda funciono à antiga, com PC Portátil e estou longe de mudar :D

    O Mercado dos Clássicos também levará um upgrade (será colocado juntamente com esta página como estava antigamente)? ou será extinto?
     
  7. Boa politica Vitor,e concordo plenamente com o tentar meter o portal noutras plataformas tais como no android mas isso é outra história mas também será uma mais valia espectacular,tipo ir a um encontro e fazer publicações em directo para o forum,também não sei qual a vossa "potencia" em termos de servidor mas seria uma óptima aposta.
    Boas festas.
     
  8. Neste momento o maior entrave na versão mobile é mesmo o upload de imagens.

    Enfrente é o caminho, o importante é não perder conteúdos.

    Abraço e Boas entradas em 2015
     
  9. Obrigado em nome de todos! O Mercado manter-se-á como está mas reconheço a necessidade de maior integração com os fóruns. Nesta fase é ingrato investir mais no mercado pela penetração que olx e afins têm no nicho dos anúncios grátis... até publicidade na tv fazem, é muito difícil conseguir uma fatia dessa selva sem um investimento brutal.

    Estamos numa VPS com 8GB memória, 4 CPU Core e discos SSD. Em príncipio chega, o problema são os dados em 4G para fazer o directo. Mas já fizemos alguns testes nessa área, quem sabe se não será uma das surpresas de 2015 ;)

    A manutenção dos conteúdos não será um problema! Nestas mexidas são feitos backups em 10 sítios diferentes não vá o diabo tecê-las :lol:

    Boas entradas a todos!
     
    Jose Manuel S Lopes gostou disto.
  10. Nada como uma afinação de carburadores.

    :D
     
    Marco Pestana e Pedro Areal gostaram disto.
  11. Ola a todos
    E venha ele, o novo portal, para continarmos a luta contra a ferrugem.
    Ab
     
    #11 Marco Pereira, 26 Dez 2014
    Última edição: 2 Jan 2015
  12. Eu vejo muito a maioria em smartphone, mas apenas escrevo em desktop ou portátil, o que não é "intuitivo", escrever ou participar mais activamente com as novas tecnologias não está "user friendly", pelo que aguardo pelas novidades :)
     
    Vitor Dinis Reis gostou disto.
  13. Siga Vítor. Aguardamos uma rentrée do portal à maneira.

    Boa sorte na mudança.

    Abraço
     
  14. Migrar para um novo sistema, implica estudar de novo.
    De facto a ultima actualização feita foi muito radical, e sei de casos de portalistas que não sabiam/sabem trabalhar com a actual.
    Pode ser que seja mais simples utilização e que esta família continue a crescer.
    Eu por cá continuarei, venha as novas actualizações!
     
    Vitor Dinis Reis gostou disto.
  15. Já devia estar a dormir, mas tenho estado de volta disto a fazer o test-drive. Para já, não está mal. A gente resiste sempre à mudança, mas acaba por aceitar. Só tenho alguns reparos a fazer:

    - Acho tudo muito branco, custa-me mais à vista, mas presumo que isto seja para os "pitosgas" que vêem isto nos ecrãs de bolso...

    - Não gosto dos smileys novos!

    - A contabilidade dos posts não tá certa, e acho que a dos gostos também não, mas essa não garanto que não presto muita atenção... mas não posso ter feito mais uns 6,000 posts desde quando reparei nisso a última vez há uns dias atrás!

    De resto, é questão de hábito. Custa-me navegar nos tópicos porque ando à procura do link directo ao primeiro post não lido, preferia ver a lista dos posts recentes na barra lateral em vez das actualizações de estado, e mais uma ou outra picuinhice. Há-de encaixar... mas agora vou dormir!

    Um abraço!
     
    Vitor Dinis Reis gostou disto.
  16. Os smileys são menos agradáveis de facto, mas vive-se bem com isso.

    Quanto à contabilidade dos posts, está diferente. Segundo o Vitor me explicou, antes não contava as mensagens antigas que estavam arquivadas e agora conta; daí a diferença repentina.

    Quanto à navegação, que "página" é que usas como base de navegação? Eu uso a "página" Últimas mensagens e o primeiro post não lido de cada tópico está linkado na data que aparece por baixo do nome do autor.
     
  17. Estando ligado aos Bits e Bytes sei que o trabalho por detrás de uma mudança é sempre árduo e depende da dedicação e do tempo de todos os envolvidos, pelo que aqui deixo os Parabéns e um Obrigado a toda a equipa responsável por manter o vicio do pessoal.

    Abraço e bom ano
     
  18. Já estava a ressacar. :confused:
     
  19. Realmente existe um problema com a contagem de posts. A explicação que dei ao João era válida mas entretanto foram multiplicados por x sem qualquer razão aparente. É um problema em análise.

    Assim que tenha mais tempo respondo a todas as questões!
     
  20. Parabéns, a nova versão está agradável de se navegar, com alguns pormenores a serem afinados, para os quais se vai precisar do bom feedback.

    Quanto á versão mobile ficou um pouco pesada com os novos grafismos, mas o carregamento de fotos está funcional, um pequeno pormenor, para criar um novo post num tópico (principalmente um que tenha muitas fotos torna-se moroso correr a pagina toda para chegar ao rodapé, deveria ser adicionado um botão responder no inicio da página.

    E quando possível o link para poder alterar o nik.

    Mais um vez parabéns!!

    Abraço
     
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar Página