Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Porsche - o tractor.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 20 Mar 2009.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 20 Mar 2009.

  1. criei este tópico por causa de um comentario do SR. Jão Luis Soares que disse em tom de brincadeira que a Porsche era uma marca de tratores e de jipes que nao servem para off road. (Se bem que o cayenne ganhou a transiberica) mas nao lhe perdoo essa ofensa, lol.....:D:D:D


    Por volta de 1930 Prof. Ferdinand Porsche começou a projectar o tractor do povo ao mesmo tempo que trabalhava no carro do povo (carocha). Contudo ambos tornara-se produtos historicos que são apreciados por milhares de pessoas 60 anos depois.

    Interessante que chegue (e sem surpresas se conhecerem a historia de Ferdi) o primeiro desenho do Volk-Schlepper teve muitas semelhanças com o Volkswagen. Certamente não se aparentava com um tractor dos anos 50 e 60. Sim, tinha 4 rodas, mas estavam onde tinham de estar.

    Este desde muito cedo e inacreditavel desenho desde o dia 1 (1934) já incluía um acoplamento hidraulico entre o motor e a transmissão. Isto era um critério rigoroso de todos os motores Porsche-Diesel usados em tractores até ao ultimo modelo construido em 1963. Havia uma razão especial para este critério. Os engenheiros em 1930 acreditavam que os agricultores naqueles tempos não conseguiam manobrar a embraiagem correctamente quando mudavam de mudanças. Interessante.

    Prof. DR. F. Porsche produziu 3 protótipos de tractores em 1934, todos equipados com motores a gasolina. O motor Diesel Porsche com o seu arrefecimento a ar que ainda não estava pronto para produção na altura. Através de inumeros testes este projecto ficou com um motor muito desenvolvido motor diesel arrefecido a ar com potencias entre os 14 cv e os 55cv. Por volta de 1950 Prof F. Porsche tinha projectado 4 modelos base, 1 cilindro, 2 cilindros, 3 cilindros e 4 cilindros, todos tinham cilindros e cabeças diferentes. Outro facto curioso é que Ferdi tinha um tractor de tracção às 4 no quadro de desenhos por volta de 1946. Claro que estava muito a frente de tudo o resto.

    Depois da segunda guerra mundial apenas as companhias na alemanha que produziam tractores agricolas durante e depois sa segunda guerra foram autorizados a continuar a construir os seus tractores. Como a Porsche não era uma dessas companhias, mas que possuía um projecto muito moderno e unico, começou a entar em acordos com a companhia alema Allgaier Gmbh e a austriaca Hofher Schrantz. Estas 2 empresas usaram o projecto do motor da Porsche e chamaram aos seus tractores: Allgaier-system porsche e Hofher Schrantz - system porsche.

    Emn 1956 Mannesmann AG decide entrar nos negocios dos tractores e comprou a licença do motor porsche diesel e da Allgaier. Eles reconstruiriam e expandiram a antiga empresa de zeppelin a este de Friedrichshafen no lago Konstanz para umas instalaçoes com as melhores máquinas, e ferramentas da época. Os tractores Porsche diesel foram produzidos nesta fabrica até ao fim da sua produção em 1963 pela Mannesmann AG, chamada Porsche-Diesel Motorenbau GmbH. Até ao final do ano de 1963 um acordo internacional fez com que a Renault usa-se os Porsche-Diesel tractores.

    A fabrica Friedrichshafen foi necessária para produzir pela MTU-Daimler para produzir os enormes motores diesel para os tanques da NATO.

    Entre 1956 e 1963 cerca de 125.000 Porsche-Diesel tractores foram produzidos, muitos deles continuam em trabalhos diarios por varias quintas de todo o mundo.


    Neste curto espaço de tempo a American Porsche-Diesel corporation, 808 Packer Street, Easton, PA, vendeu aproximadamente 1.000 tractores Porsche-Diesel na america do norte. A mairia dos tractores eram vendidos na costa este dos estados unidos e do canadá. O um junior novo podia ser comprado por $1.750 e o super por $3.600. Muito pouco dos standards e Master foi vendido por não terem um preço competitivo com os tractores feitos na america.

    Hoje em dia o numero de Porsche-Diesel tractor reduziu drásticamente na america do norte pelo facto que restaurar e coleccionar tractores porsche tornou-se um hobby acessível. Um restaurado de concurso são vendidos entre os 15.000$ e os 20.000$, contudo exemplares que nao estejam restaurados e em boas condições são vendidos entre os 5.000$ e os 6.000$.


    Aqui fica algumas das datas dos momentos altos da história dos Porsche-Diesel tractor:


    1934 Inicio do projecto de produção de 3 veículos de teste com motores a gasolina.

    1937 ordem oficial do governo alemão para produzir o "Volks-Tractor"

    1950 Allgaier começa a produçao do famoso AP17 um tractor em aluminio com a arquitetura porsche, 2 cilindros, arrefecido a ar, diesel que produzia 18cv.

    1951 morte de Prof F. Porsche

    1953 Inicio no novo Allgaier- System Porsche tractor, que oferecia entre os 11cv, 22cv, 33cv e 44cv. Allgaier descontinuou a produçao do velho motor arrefecido a agua.

    1954 alto volume de encomendas requerem maiores instalações. Registo do Porsche-Diesel Motorenbau GmbH totalmente pertencida pela Mannesmann AG.

    1956 novas instalações estão a ser construidas em Friedrichshafen-Manzell na antiga fabrica da Donier/Zeppelin.

    1956 inicio da produção do novo Porsche-Diesel tractor em vermelho. os novos produtos ofereciam 4 modelos: Junior, Standard, Super e Master (14cv, 25cv, 38cv, 50cv).

    1957 as vendas domesticas atingem 11.000 unidades e a exportação cerca de 6.000. Introdução do novo garfo hidraulico Bosh e sistema de regulação.

    1962 em finais de 1962 Mannesmann AG decide descontinuar a produçao do Porsche-Diesel tractor num futuro proximo.

    1963 o ultimo Porsche-Diesel tractor foi produzido no final de 1963, contudo, uma grande quantidade de unidades era montada em 1964. Tinham que ser montadas ao ar livre desde que as instalações eram usadas pela MTU para a produçao de alta velocidade e super leves motores diesel para os tanques da NATO.

    Depois disso os tractores Porsche-Diesel nunca mais foram produzidos....
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Re: Porsche- o tractor.

    boas,muito bomB) assim ja fico a saber mais,obrigado;).eu adorava ter um tractor desses(um dia hei de ter um)e um RSR,para ter duas maquinas diaboliquas:p uma para a terra outra para o alcatrao:D.abraco
     
  3. Re: Porsche- o tractor.

    Durante muitos anos um exemplar desses efectuou muito trabalho nesta zona.
    Vou ver se o encontro.
     
  4. Re: Porsche- o tractor.

    Belíssimo tópico! Obrigado pela informação...
     
  5. Re: Porsche- o tractor.

    Exelente tópico, mais um enriqueçimento para o nosso conheçimento, muito obrigado.
     
  6. Re: Porsche- o tractor.

    sim é verdade, eu vi a pouco ha 2/3 anos numa revista a venda. obrigado pelos elogios mas vou comecar a meter dos tractores lamborghini porque senão só crio topicos da posche. :D:D:D
     
  7. Re: Porsche- o tractor.

    boas tenho um colega de trabalho que tem um porsche desses penso que e o super quando for a casa dele vou ver se tiro umas fotos pro pessoal ver
    ele ate diz em tom de brincadeira tenho um porsche de volante ao meio:D
     
  8. Re: Porsche- o tractor.

    ainda pensam que ele tem um porsche de le mans, lol,
     
  9. Viva
    Sei onde está um Tractor Porche dentro de uma adega parado á uns bons 20 anos.
    Tenho de ganhar coragem e ir perguntar se o velhote vende aquilo.
    De facto, em termos gerais, estes tractores estavam muito evoluidos para a epoca.

    Cumprimentos
     
  10. Excelente Carlos! Para reler com calma.
     
  11. Bom tópico. Não tinha conhecimento.
    Obrigado pela partilha
     
  12. agora com os cayenne TDi a Porsche relançou os tractores na sua linha.:D
     
  13. Nao te estou a conhecer... :D:D:D
     
  14. ando com esquizofrenia :D
     
  15. Isso não é nenhum espanto! também há tractores Ferrari e Lamborguini! :D
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página