Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Porsche 754 o pré 911

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 20 Mar 2009.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 20 Mar 2009.

  1. já havia diferentes estudos para o seguimento do porsche 356 desde 1967. deste modo, resultaram diversos estudos de forma, pequenos modelos e até versões 1:1 com o numero de modelo de 695 no entanto foi pré-estabelecido que o parentesco com o modelo 356 e o tipo de construção com o motor traseiro refrigerado a ar deveriam ser mantidos.

    os modelos concebidos sob a alçada de Erwin Kommenda ainda estavam muito orientados para os estudos anteriores do 356, na sua globalidade. no entanto, não foi construído nenhum veículo de acordo com esses esboços, pelo contrário, os trabalhos tiveram um seguimento em estúdio com o numero de modelo de 754-T7.


    A carroçaria foi concebida por F. A. Porsche e destinava-se a ser um veiculo de 2 portas. o modelo de plasticina à escala 1:7,5 foi construido em 9 de outubro de 1959. uma versão modificada foí construida logo 6 semanas mais tarde. esta versão foi em seguida produzida em resina de fundição e pintada em azul. os trabalhos num modelo de apresentação começaram ainda antes do natal, à escala 1:1, tendo sido conluídos a 28 de dezembro. a frente do carro apresentava a forma final do 901. a fabrica de carroçarias Reutter foi incumbida do fabrico de 1 veículo. o veículo - na altura, apenas branco, mais tarde pintado de verde escuro - moveu-se pela primeira vez pelos seus proprios meisos a 1 de novembro de 1960.

    Só em 1962, depois de varios testes e ensaios, é que o projecto de um verdadeiro porsche de 4 lugares foi abandonado em detrimento do conceito 2+2. no entanto a linha de design inspirou-se novamente no 901 (mais tarde,911)


    o restauro do 754 e unico pela porsche:


    "o alojamento da bobina de ignição não tem um brilho bonito?, um dos especialistas afagou com a mão a parte prateada reluzente no compartimento do motor do porsche. a esmerilação demorou um dia inteiro. o prototipo de 1960 esteve condenado durante décadas a uma existência discreta em parques subterrânes. por vezes tinha a possiblidade de visitar o museu à luz do dia, à superficie, estava tudo em ordem. no entanto a manutenção do resto do veículo, que impede o processo de deterioração, permanecia negligenciada devia à falta de tempo. uma grande parte deste automóvel é verdadeiramente única, quase nada se pode comprar, uma vez que no restauro é preciso ser-se muito cuidadoso. afinal de contas, apesar do longo tempo de inactividade, a substancia estava intacta. para além disso o carro estava em grande parte completo.

    em primeiro lugar, uma avaliação da situação, para se ter a noção que partes estão em falta ou já não podem ser reparadas. em seguida, são desmontados o motor e transmissão. por fim o carro é desmantelado por especialistas e todas as peças (grandes e pequenas) são ordenadas em prateleiras. no caso do 695, o motor e a transmissão sao trabalhados por especialistas em Zuffenhausen. o depósito pode ser reutilizado após uma limpeza em profundidade, tal como acontece com a manga da barra de direcção - com excepção dos rolamentos. forma produzidas novas peças, tais como o cilindro principal do travão ou os amortecedores. também já não foi possivel reparar os frisos cromados nos para-choques: no caso do 695, a sua largura é de 30mm, embora os mais comum meçam 35mm.

    o grande momento consistem em ver se o motor do 695 arranca rodando a chave apenas uma vez ou após varias tentativas. para efectuar esta tarefa, existe um grande obstaculo. as chaves perderam-se ao longo das décadas, neste caso, só uma coisa pode ajudar, desmontar o fecho e enviar para o especialista. o grande restauro repete-se em miniatura: a peça é desmantelada em pelas individuais. para a conservaçao da substancia, o especialista dá os ultimos retoques numa chave de ignição ate conhecer o segredo. não é possivel, não existe.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Excelente tópico Carlos...

    cumprimentos.
     
  3. Desconhecia:D
    Belo tópico;)

    O 912 veio a seguir ao 911 certo?!
    Pergunto isto porque vejo muito poucos para não dizer raros 912,
    talvez pelo tipo de motor;)

    Os Porsches de agora perderam pontos na minha consideração ao criar motores a gasóleo,
    já para não dizer implementar versões com 5p:(-
    Mais uma marca mística que se fica pelo clássicos a meu ver;)
     
  4. Que grande tópico!!! Passou-me despercebido até agora... Parabéns Carlos!!! É de facto uma obra prima de Butzi Porsche...

    Ando a pensar dar um salto a Zuffenhausen para me deleitar com o novo Museu Porsche... Isto bem combinadinho dava pra organizarmos aqui uma road trip de entusiastas... Está lançada a ideia...

    Quanto ao 912 surgiu de facto 1 ano depois do lançamento do 911 com o intuito de ser o entry car da Porsche... Lugar mais tarde ocupado pelo 914...
     
  5. Li algures que a Porsche lançou o 912 como entry car com o objectivo de escoar alguns motores do 356 que tinham sobrado... Juntou a mecânica antiga (356) com as novas linhas da marca (911) e fez um belíssimo carro (912) que desilude pela parca potência... Mas para isso há o 911. ;-)
    Excelente tópico.
     
  6. Grande post amigo... Já aprendi mais alguma coisa da marca de Estugarda!
     
  7. Um modelo esquecido, mas muito importante.
    Será que a alteração do conceito de quatro lugares no 754, para um 2+2, originou em parte a imortal silhueta 901 / 911?!
     
  8. cuidado, lol, a porsche não criou motores a gasoleo, é o motor 3.0 TDi da VW, da qual a porsche é o accionista maioritário, não sou muito fã dessa tendência do diesel na porsche, mas são coisas a que o mercado obriga mas no final é melhor do que o 3.2 V6 que é da VW, e mais até a ferrari fala em combustiveis alternativos.....OUVIS-TE NUNO ANDRADE???? :D:D:D:D
     
  9. ora qui está uma bela ideia....
     
  10. boa questão na minha opinião sim.
     
  11. é claro que sim, ainda por cima é quase insubstituivel!

    ...Juntou a mecânica antiga (356) com as novas linhas da marca (911) e fez um belíssimo carro (912) que desilude pela parca potência... Mas para isso há o 911. ;-)

    Os textos da época dizem que o 912 não desiludia, com 'apenas' 90 CV era um autentico desportivo e sobretudo muito mais fiavel que o 911 contemporanêo.

    Ficha tecnica do 912

    Motor : 4 cylindros boxer 1582 cm³ 8 Valvulas
    Potencia Maxi : 90 Cv (66 Kw) à 5800 Rpm
    Binario Maxi : 122 Nm (12.4 mKg) à 3500 tr/min (~ 61Cv)
    Ratios : 57 Ch/L (42 Kw/L) - 77 Nm/L

    Transmissão : Propulsom
    Cx velocidades de 5 raports + ma
    Pneus : 165/80/15 -

    Peso UE rolante : 1045 Kg
    Peso/Potencia : 11.61 Kg/Cv & 63 Kw/T
    Rapport Binario/Poids : 117 Nm/T

    Conssumo misto normal : 8.5 L/100
    Ano de lancamento : 1965

    Velocidade Maxi anunciada :185 Km/h
    0 à 100 : 13.5 s.

    pergunto eu, na altura quantos desportivos grande publico tinham estas performances?

    ...
    Ando a pensar dar um salto a Zuffenhausen para me deleitar com o novo Museu Porsche... Isto bem combinadinho dava pra organizarmos aqui uma road trip de entusiastas... Está lançada a ideia...

    se a ideia for para a frente, passam aqui por Paris e eu acompanhar-vos-ei com o meu 944.

    ...O 912 veio a seguir ao 911 certo?!
    Pergunto isto porque vejo muito poucos para não dizer raros 912,
    talvez pelo tipo de motor.
    Vêem-se poucos porque é um modelo relativamente esquecido, muitos deles foram trasformados em '911' com um motor 6 Cyl, e os propriétarios da maior parte do parque existente não saem a rua com a mesma facilidade dos 911, e tambem são dificeis de destinguir sem lêr o 912.
    De 1965 a agosto de 1969 foram fabricados 30300 exemplares, não foram poucos, simplesmente a maioria da produção foi parar aos USA.

    Um Amigo meu neste momento esta a restaurar um 912 targa com o oculo de Zip, fica aqui uma foto do carro antes de começar o restauro e como se encontra neste momento.
     

    Ficheiros Anexados:

  12. Olá amigos!
    O meu nome é Pedro Miguel Ferreira e este é o meu tópico de estreia aqui no Fórum.

    Li com atenção este tópico sobre a Porsche e em especial sobre o modelo 912 e tenho a dizer que sou um apaixonado por este modelo.

    Gosto em especial do modelo 912, porque além de apresentar linhas desportivas, é sempre um clássico.

    Pelas pesquisas que tenho feito na net, parece-me que o valor comercial do carro actualmente (em boas condições) ronda os 17.500 e os 22.000 euros.
    Quanto a valores, concerteza que me poderão esclarecer melhor, uma vez que me iniciei nesta "odisseia" pelos clássicos à cerca de 6 meses.

    Aliás, gostaria que me informassem em quanto rondará um Porsche 912 para restauro nos dias de hoje?

    Obrigado!
    Deixo algumas das melhores imagens do 912!

    Abraços!!

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
     
  13. bom tópico B)

    Pelas informações que disponho, o type 695 data de 1962.

    Foi concebido pela carroçadora suiça "Beutler".

    Já na altura esta mesma carroçadora fez algumas propostas, tendo muito poucos sido aprovados pela Porsche. Os construídos raríssimos hoje pela reduzida produção.

    Deixo mais duas fotos do type 695
     

    Ficheiros Anexados:

  14. Em 1966, uma proposta pela "Bertone". Apenas 01 unidade produzida.

    O Porsche 911 Roadster.
     

    Ficheiros Anexados:

  15. Se isto tinha saído, matava o 911... :huh:
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página