Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Pobre amante de clássicos!!

Tópico em 'Volkswagen' iniciado por tiago valente, 3 Ago 2007.

Tópico em 'Volkswagen' iniciado por tiago valente, 3 Ago 2007.

  1. Viva a todos!
    Escrevo porque tenho um VW Carocha 1302, que adquiri com muito amor e entusiasmo à 5 anos. estava um pouco mau, mas como não tinha dinheiro para mais e enamorei-me deste à 1ª vista comprei-o. Desde então, tenho-o mantido de forma a circular e inspeccionado, mas cada vez tá pior. O panorama não é bonito: MOTOR: a precisar de rectificação, CHAPA: muito podre a precisar de fundo novo, porta da mala também, e apresenta uma grave deterioração nos pilares das portas, sendo que as portas devem precisar de muita chapa do meio para baixo,ELECTRICIDADE: a precisar de uma nova, está cheio de fios velhos acumulados ao longo dos anos por todos os lados,ESTOFOS:todo estofado de novo. De maneira que gostava de vê-lo todo restauradinho e bonito, mas não me posso dar ao luxo de o meter numa oficina. Em 1º gostava se possível que alguém entendido me dissesse em quanto fica assim um restauro total. Em 2º, gostaria que alguem com experiência partilhasse comigo como iniciar uma restauração por conta própria?? Eu tenho gosto, amor e uma especial adoração pelos carros antigos, mas para fazer, não sei nada. Pois quem nunca aprendeu como é que há-de saber como fazer?:(- Vejo nos sites montes de gente a restaurar os carros, como fazem? aprenderam em oficinas? tiraram cursos??
    :(
    Obrigado pela paciência e um grande abraço a todos os amantes dos clássicos
     
  2. Antes demais bem vindo ao portal clássicos, como é normal neste tipo de situação existe muita informação que podes obter, mas nada melhor que falares com alguns "mestres" aqui do portal classicos que têm carochas o que infelizmente não é o meu caso.

    Cumprimentos
     
  3. Viva Tiago. Eu estou a iniciar um restauro caseiro e não percebo nada do assunto. É preciso uma dose de coragem, o apoio do pessoal e saber quando parar. O meu plano é desmontar os interiores, retirar faróis, piscas, etc - e meter as mãos à obra - raspar ferrugens, decapar a tinta e quando achar que não sei mais, peço orçamentos aos profissionais.

    Este é o meu plano, como já disse, não percebo nada do assunto e estou disposto a altera-lo consoante as opiniões que vou recolhendo junto dos entusiastas.

    Força nisso. Cumprimentos
     
  4. Então se queres um conselho, faz isso que te estavas a propor, já vais no bom caminho. Também não é preciso tirar um curso para saber o que é preciso para restaurar um carro amigo Nuno, pensa um bocado no que está neste momento a mais no teu carro que impossibilita o restauro?
    Começa por desmontar os acessórios exteriores, desde piscas farolins ópticas, espelhos vidros, portas capô, tampa da mala, depois começas no interior.

    Para montar aí terá que ser alguém conheçedor do assunto, pois existe muitas peças que têm afinações e também pelo facto de o carro estar pintado e a montagem tem os seus cuidados para não causar danos na pintura.

    cumprimentos
     
  5. Bom dia.

    Bom, antes de começares a desmontar tudo, a pergunta essencial é: tens garagem ou sítio onde guardar um carro desmontado?

    Que tem o motor? gasta óleo?
    Os motores carocha são bastante fáceis de reparar e as peças são baratas.

    Quanto à parte da chaparia, também não é caro comprar os painéis de reparação, o problema é arranjar um chapeiro que não te faça vender um rim para pagar o serviço dele...

    O resto vais fazendo...

    Se precisares de ajuda avisa.

    Cumps.

    PH
     
  6. Obrigado a todas as opiniões.
    Caro Pedro Henriques sim tenho onde o deixar, e o motor é isso mesmo consome, vaza óleo e deita mesmo fumo, penso que é de já não fazer bem a compressão.
     
  7. Os carochas felizmente não são como os outros carros em que tens de mandar rectificar, etc.
    Praí por 250/300 euros compras um kit de camisas e pistons novos para o carro. Aquilo nem é assim tão difícil de mudar.

    De resto, em relação à chaparia, eu vou em breve ter um dos meus carros a restaurar de chapa num chapeiro ali pros lados da Lourinhã. O orçamento que me deu foi bastante simpático, mas foi só chapa, nada de pintura.

    Se o trabalho dele for mesmo porreiro eu depois aviso a malta.

    PH
     
  8. Tiago, o que é preciso é não desistires dele. Aqui encontras quem te ajude e vais ver que corre tudo bem!
    Força com isso :feliz:!
     
  9. Boas!! Bem Vindo ao Portal.

    Tou certo q aqui encontrarás dicas e formas de fazer as coisas, da melhor maneira. Eu tb faço os meus restauros em casa, mas tb ha partes do restauro como pintura e mecanica (o mais complicado) que deixo para os entendidos.

    Li q o teu motor gasta oleo; tens de falar com um mecanico para te ver, pq as vezes podem nem precisar de levar pistoes ou camisas para esses, basta levar um bom jogo de segmentos e resolves esse problema. Tens de ver como está a compressão do motor.De resto o carocha tem uma mecanica bastante simples.N fosse esse o "carro do povo" tradução à letra de Volkswagen :feliz:

    Qto à chapa, faz como aqui ja foi dito, desmonta primeiro o carro todo, e guarda td, de preferencia catalogado para qdo fores montar saber o q pertence a quê. Qto a parte electrica, podes pensar em mandar vir uma nova do estrangeiro. Fica-te aprox. +/- 300€ mas vem completa com fichas e td encaixado, so tens de passar os cabos pelo sitio dos antigos.

    Eu, Carocha nunca restaurei nenhum,mas se precisares de ajuda em algo n hesites em perguntar, mesmo q pensas q seja basico. Ninguem nasce ensinado, e a gente ta aqui é pa aprender uns com os outros

    Abraço
     
  10. Tiago bem-vindo! Estou de pleno acordo com o Ricardo ;):D
     
  11. boas tiago, bem vindo
    vou-te dar o meu caso:
    quando comprei o meu p1 nao sabia nada(agora tambem sei pouco)o_O pesquizei muito na net, via restauros de modelos iguais ao meu e que verdade seja dita nao a muito publicados na net, sacava tudo que fosse imagem e informaçao.
    por fim meti maos a obra, fiz exatamente o que disses-te, digo-te que nao é facil, o meu carro tambem nao esta nada bom de chapa mas nao desisti, hoje tenho o carro desmontado, decapado por fora. neste momento ando a procura de bate chapas e de um dador de partes do corpo.
    o importante nisto é ter calma paciencia e nunca desistir.
    poe imagens na garagem e boa sorte para o restauro
    cumprimentos
     
  12. Comece o trabalho na companhia de uma boa dose de paciência e o resultado começará finalmente a aparecer.
     
  13. Boas, eu tb tenho um projecto desse tipo, um restauro caseiro, só estou à espera de encontrar o clássico ideal p'ra isso e mais importante ainda estou à espera que o meu pai construa a garagem nova para o poder pôr, que deve acontecer lá ó fim do Verão. Depois como já tenho 2 "mánicas" antigas tenho que fazer a coisa de maneira a poupar o dinheiro fazendo o máximo possível no carro, porque o mais complicado terá que ser para os entendidos claro está. Boa sorte no restauro e vai mostrando fotos à malta.

    Cumprimentos

    Hugo Rainho
     
  14. Boas

    Antes de mais e acima de tudo ja tu tens, isto é gostar do carrito.
    Logo, O facto de tu gostares muito do carro deves ser o motivo supremo, para conseguires os teus objectivos, e porquê?
    Bem, é assim, falo por experiencia propria, durante o restauro vais ter montes de dificuldades e problemas, que são de diversas areas, nomedamente financeiras, (euritos) familiares(pessoas qeu te vão dizer que não vale a pena gastar dinheiro, em especial as nossas mulheres ) peças etc etc, tens qeu te vacinar contra estas "doenças".
    Depois, arranjar um local onde possas ter o carro, (no meu caso o restauro do carro demorou tres anos) durante muito tempo, e tal como foi dito anteriormente vais começasndo a desapertar uns parafusos e vasi catalogando empacotando tudo (local, nome da peça etc) para depois saberes o lugar a que pertencem.
    Se me é permitido opinar, e tendo em conta que se calahr não vais fazer tudo ao mesmo tempo começava por exemplo pelo motor. Pelos vistos, as peças são baratas e dentro das tuas possibilidades vais comprando as peças vais juntando e quando tiveres tudo mandas arranjar a um BOM Mecanico, de preferencia Antigo ou outro que saiba desses motores e depois no que toca ao restante chapa pintura etc, faz da mesma forma, percebes, uma coisa de cada vez.
    Felicidades, e acima de TUDO NÂO DESISTAS.
    No fim vais ver o gozo que dá andar com um carro desses na RUA
     
  15. Coragem. Os carochas também são os meus clássicos de eleição e acredita que são bem mais fáceis que muitos outros. Compacieência e boa-vontade vai-se conseguindo fazer tudo. Dependendo da zona talvez te possa indicar pessoas que te possam aconselhar. Há também um forum só pra VWs refrigerados a ar onde a malta é muito porreira e super prestativa (garagemvw.com)

    Boa sorte e coragem que o carro vale a pena ;)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página