Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Pinturas Simples, Economicas E Eficientes

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Pedro Xará, 21 Abr 2013.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Pedro Xará, 21 Abr 2013.

  1. Boas pessoal.
    Este é o meu primeiro topico (sem contar com o da apresentacao).
    Criei este topico para ajudar pessoas como eu (que nao sao experientes na area do restauro/pintura) :)
    Eu gostva que me dessem dicas para obter uma boa pintura sem gastar muito dinheiro, ser simples (para poder ser eu a fazer na minha garagem ahah) e que fique bem... claro que nunca fica como uma pintura profissinal, mas que fique bem sem gastar grande dinheiro. :p
    Estive a pesquisar e encontrei varias maneiras ECONOMICAS de pintar uma motorizada... descobri que dava para pintar a pincel (mas suponho que nao seja nada adequado) e a spray (com lata de spray).
    O que acham? peco a voca opiniao... ;)


    Abraco :)
     
    Luis C Matos gostou disto.
  2. Caro Amigo,

    Parabéns pela sua entrada e dou-lhe da minha parte as boas vindas a este nosso Portal dos Clássicos.
    Já entendi o seu dilema e antevejo os seus problemas em questões de pintura. Certamente que não é o único a fazer um inicial tema sobre este assunto sob o seu próprio título e post de: "Pinturas Simples, Económicas e Eficientes" que me agradou.
    Dito isto, eu tenho que explicar a situação que se passa no ramo automotivo porque este não é mundo de facilidades como parece ser com o mundo da pintura de um apartamento já que as situações são totalmente diferentes e em muito dependem de muitas coisas que vão desde o adequado e inicial tratamento da superfície, os primários, as massas, a tinta, os vernizes e acabamentos com polimentos.
    Entenda que é fácil pintar uma parede e de igual modo o é numa viatura, mas o problema reside que enquanto as paredes possuem uma superfície porosa logo a chapa possui uma superfície lisa e ai os problemas de fazer "fácil, barato e bom" não são uma caixa de bombons para quem como eu realiza facilmente esta arte porque há técnicas que parecem fáceis mas não o são só porque me viram fazer isto ou aquilo desconhecendo o que fiz a meio e onde é que fui buscar a lixa nº tal e acrescentei X gramas deste ou daquele produto para obter o efeito desejado final.
    O mais certo a dizer sobre a minha arte é como tentar revelar segredos de magia onde todos estão com atenção aos gestos mas que não percebem os que foi feito nem como. O meu nome é Luis Matos e certamente que de mágico como o meu amigo do Facebook não tenho nada, mas que sei fazer magia sem ninguém perceber lá isso sei.
    Sabe, hoje em dia temos um problema em que a variação de preços das tintas e materiais nunca é fixa, logo temos um cuidado de saber atempoadamente até quando vale X esta ou aquela matéria e tentar fazer um orçamento dentro desse X, mas é incerto que o fornecedor na data de aquisição me dê o mesmo valor e ai passamos à fase do XI e depende na maioria do que o cliente pretende.
    Bom, Simples e eficiente quase que me escapa para uma tendência a cair para o poluar "bom e barato" e esqueça o simples porque nada é simples quando se trata de pintar chapa, metal ou plástico.
    Sequiser barato é possivel e do mesmo modo já leva "bom". Mas se pretende "Barato e Excelente" ai temos que conversar sobre outros itens de qualidade e claramente recairá num aumentozinho no valor que pode dispor. Dito isto se quiser "Bom e Excelente" logo podemos colocar outro disco e ir vendo até que ponto pode investir porque eu e os meus colegas de pintura como mordomos não temos nada a fazer senão o trabalho que nos pedem e quanto ao que o cliente como amo pode, quer e manda em termos de ser servido e exigir logo tudo depende do que o cliente enquanto senhor e dono pode comprar e com luxo ser servido se é que me fiz entender.
    Não é fácil, não é asim como parece ser à vista de muitos a quem parece ser a mesma coisa que pintar uma parede e ... tá feito.
    Isto tem um mundo de técnica, muito esforço manual, responsabilidade e sobretudo uma consciência em fazer bom trabalho e só há uma maneira de fazer esse trabalho: "A Correcta". Se precisar, digo eu, conselhos técnicos, orçamentos e demais informações é só apitar.
    Cumprimentos.
     
    Alvaro Oliveira e Pedro Xará gostaram disto.

  3. Ola Lúis.

    Muito obrigado por me ter esclarecido e me ter dado uma resposta tão certa e "recheada" :) De facto, voce tem toda a razao. Para ficar uma pintura "CORRETA", é melhor ser um profissional que aplique a tal arte de que falou...
    Mais uma vez, obrigado :)
    Ja agora, consegue-me dizer (mais ou menos) em que preços fica pintar uma motorizada?

    Cumprimentos, Pedro
     
    Luis C Matos gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página