Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Pintura de motores

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Paulo F Fonseca, 2 Jun 2009.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Paulo F Fonseca, 2 Jun 2009.

  1. Boas pessoal, eu ando com um "projecto" que é a reconstrução de um motor, chegou a altura de pintar os vários componentes, e não sei que tipo de tinta/tratamento lhes dar visto que com as altas temperaturas, não é qualquer tinta que se aguenta lá, como tal decidi vir aqui perguntar para ver se alguém me sabe indicar melhor o que fazer.
    Fico á espera!:D
     
  2. Paulo,

    Lavar as peças e bloco muito bem, decapar as peças se possível.

    Depois usar tinta de alta temperatura. Se for a uma casa de tintas eles têm essas tintas para temperaturas.
     
  3. é decapar, desengordurar muito bem as peças com desengordurador próprio para pintura.
    Depois é pintar com uma tinta acrilica.

    Dos vários pintores com quem falei, todos são unanimes em dizer que para o bloco não é necessários tinta de alta temperatura. A tinta acrilica aguenta bem mais que os 100/120º que o bloco suporta, é que um bloco acima dessa temperatura ... a pintura é a menor das procupações.
     
  4. Caro Paulo,

    Da experiência que tenho, posso confirmar aquilo que foi dito pelo Ricardo. Para pintar o bloco do motor e outros componentes (cabeça, apoios, etc.) pode usar-se uma tinta acrílica normal, pois atinge temperaturas reduzidas.

    Pessoalmente, costumo utilizar Hammerite (tinta de esmalte para aplicação directa em metal, mesmo com ferrugem superficial) nos blocos de motor, por ser muitíssimo resistente, e resulta sempre muito bem. Como nos motores Fiat as cabeças são sempre em alumínio, aqui convém utilizar uma tinta à base de alumínio (costumo usar a prateada de alta temperatura da DupliColor, que tem base de alumínio e fica com um excelente aspecto).

    Atenção que nunca deves pintar nenhuma superfície onde vá assentar uma junta, e se possível protege todas as roscas do bloco com parafusos velhos.

    As peças devem ser todas desengorduradas cuidadosamente tendo atenção de não deixar resíduos de qualquer espécie em nenhuma cavidade (há várias técnicas possíveis, eu costumo usar um desengordurante industrial e lavo tudo com a máquina a jacto, depois limpo com pistola de ar comprimido), e depois a corrosão superficial do bloco pode ser eliminada com um escovilhão de arame adaptável ao berbequim, como se vende em qualquer loja de bricolage.

    Outra dica de montagem: Se tiveres possibilidade, limpa todas as roscas com machos de abrir rosca, dá sempre jeito pois elimina as calcificações e facilita dramaticamente a montagem.

    Um abraço e bom trabalho!
     
  5. Bem, já cá aprendi mais umas coisas. Obrigado pessoal.
     
  6. Muito obrigado a todos! Vou começar a procurar o material que preciso para tratar da cosmetica do motor :D
     
  7. Boas!

    Eu comprei as minhas tintas de motor na CIN, eles têm as tintas que procuras...

    Mas mais importante que as tintas é o tratamento antes...e deve seguir os passos aqui ditos...eu fiz tal e qual...

    Cumps.
    Mário
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página