Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Pernos excêntricos

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Joao Macedo, 9 Nov 2011.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Joao Macedo, 9 Nov 2011.

  1. Boas, venho aqui lançar uma dúvida que me atormenta já há muito tempo. Tenho um mazda 818 coupe que usa jantes com furação 4x110. Pelo que já tenho lido posso usar jantes 4x108 com pernos excêntricos. A minha duvida é, como é que centro as jantes das rodas de trás (os cubos não têm aquela parte saída ao centro) e se com esses pernos as jantes ficam apertadas com segurança ou se vou ter problemas?
     
  2. Ninguém usa pernos excêntricos?
     
  3. Amigo,

    O melhor e mais certo será ir a uma casa de pneus, é o trabalho deles e não haverá opinião melhor...penso eu ;)
     
  4. Já pensei nisso, mas eles também terão interesse em vender. Não sei até que ponto se poderá confiar...
     
  5. Caro amigo, para usar as jantes com pernos excêntricos, os discos ou os cubos teem que ter uma aba onde a jante vai ficar centrada, os pernos são unicamente para apertar as rodas, não podem ficar centradas sem essa aba (beira).
    Espero ter ajudado.
    Abraço
     
  6. Obrigado, já me tirou uma dúvida! Já agora não conhece uma alternativa para adaptar a furação quando os cubos não têm essa tal beira? O carro em questão tem-a à frente (discos) mas não atrás (tambores)
     
  7. Penso que só mandando fazer num torneiro uma bolacha tipo espassador, identica á que se utiliza para puxar as jantes para fora, onde ele fará essa dita aba, e as aperte com uns parafusos desencontrados dos pernos, bem centrada na polí.
    Espero que me tenha feito entender.
    Abraço
     
  8. Mesmo á frente, nos cubos, se a jante não ficar justa, tem que levar um anel para a centrar, não sei se já viu umas anilhas que veem, as vezes, nas jantes novas de aluminio.
    Abraço
     
  9. Por acaso nunca tive oportunidade de ver. Então e mandando fazer essas bolachas fica com segurança? Já agora, em que material?
     
  10. Fica relativamente com boa segurança, porque o aperto final vai ser dado com os pernos, a bolacha é só para centrar as jantes, quanto as anilhas, numa casa de peneus devem ter, o material pode ser num qualquer, talvez em aliminio duro, porque é mais leve e não oxida.
     
  11. Mas nessa opção as jantes não ficariam apertadas na bolacha com uma furação e a bolacha apertaria no carro com outra? Nesse caso seria a bolacha a suportar todo o esforço, ou estou enganado?
     
  12. Não, abolacha é feita com uma especcura reduzida(0.5mm talvez),depois leva os buracos das jantes, e nos entrevalos da furação leva uns parafusos para a fixar á poli, o aperto é feito pelos pernos que vão apertar tudo à poli.
    Tem é que ver se os pernos teem comprimento suficiente para apertar tudo.
     
  13. Provavelmente teria de comprar outros pernos mais compridos. Mas sendo assim qual é a necessidade de fixar a bolacha à poli com parafusos? Isso não será feito pelos pernos(Admitindo que os furos na bolacha são justos)
     
  14. A bolaxa tem que se fixar primeiro á poli (com uns parafusos pequenos e curtos para não roçarem nas maxilas) para ficarem bem centradas e não se deslocarem ao meter as jantes.
     
  15. Nesse caso não poderei utilizar os furos que a poli tem para ser apertada (não são os dos pernos, os que a apertam ao carro) ?
     
  16. Não deve ter percebido bem a minha dica, então é assim:
    Faz as bolachas com a aba, abre a furação igual as das jantes, (não as da poli que é para o perno excêntrico poder rodar), depois centra-a bem nas polis e faz uns furos nos itrevalos das furaçoes e aperta-a na poli com uns parafusos pequenos, depois é só apertar as jantes que vão atrevessar a bolacha e aprtar na poli,(carro) OK?
     
  17. Peço desculpa se não estou a compreender, mas à partida se fizesse as bolachas com a furação do carro os pernos excêntricos iam apertar normalmente, tal como se estivesse a apertar no cubo, e a jante ia ficar centrada. Estou errado?
     
  18. Talvez dê com a furação do carro, mas tem que as fixar cempre primeiro na poli para que ao por a jante ela fique logo centrada e segura´, se não a bolacha cai e não consegu centrar a jante, suponha que a aba (bolacha) faz parte da poli.
     
  19. Exactamente, então como é só para centrar a bolacha basta-me fazer dois buracos nas bolachas por onde passem os parafusos que apertam a poli. Depois todo o esforço é feito pelos pernos. Correcto?
     
  20. OK certo, se houver mais alguma duvida é só dizer, agora vou para o vale dos lençoes que amanhã tambem é dia de "escola".~
    Abraço
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página