Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Os Minis na África do Sul

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Andre Jacinto, 24 Abr 2009.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Andre Jacinto, 24 Abr 2009.

  1. Pois bem, este tópico fica em aberto para informações sobre os modelos exclusivos do Mini na África do Sul.

    Este país tem várias versões próprias de alguns veículos, sendo a maioria das vezes os que têm melhor aparência, outras melhores performances, e outras, são os mais curiosos.

    Apesar de ter uma paixão por Minis, há mesmo uma versão que é o meu sonho, versão que foi produzida unica e exclusivamente na África do Sul, e infelizmente, durante muito pouco tempo.

    Mas vamos por partes.

    Aquela que considero mais curiosa, é sem duvida o Wolseley 1000. A sua produção teve inicio em 1967, e acabou em 1969, pelo que foram produzidos simplesmente cerca de 450 destes veículos. Consiste numa junção entre o Wolseley Hornet / Riley Elf e o Mini 1000, sendo este um Mini Saloon com a frente do Wolseley. Acho curioso, mas pessoalmente prefiro o Mini 1000 assim como é.

    Agora sim, vamos ao meu sonho. Mini MkIII. Aqui, a partir deste nome, pensa-se logo na primeira série de Minis com dobradiças das portas interiores e vidros que recolhem dentro da porta. Naquele país, é mais uma junção entre o Mini e o Wolseley. Trata-se de um Mini com bagageira extendida, ou um Wolseley com frente de Mini! Magnifico! ;) O que não é magnifico é a sua raridade, pois sendo produzido somente de 1969 a 1971, de acordo com as informações que tenho, só foram vendidos no país 3871 unidades, e sei que, pelo menos uma delas foi destruida (pertencia á minha tia, e ficou debaixo de um camião). A esperança é a ultima a morrer :)

    Agora vão algumas fotos destes modelos:
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Continuando, temos o Mini D/L, com um motor de 1098cc, produzido de 1973 a 1979, num total de 10646 unidades.

    Depois, há ainda a série dos Mini Sunshine e Moonlight. O Mini Sunshine foi Introduzido em Dezembro de 1976. Era baseado no Mini normal, mas com tecto de abrir, pintura amarela, para-choques, limpa para-brisas e grelha em preto fosco, espelhos tipo “Bullet”, situados nos guarda-lamas, rádio FM, e símbolos e gráficos especiais.

    O Mini Moonlight foi lançado em Agosto de 1977. Era um modelo semelhante ao Mini Sunshine, mas com a grelha pintada de preto, contendo três barras cromadas, e janelas escurecidas. Os espelhos eram os originais dos Mini, e tinha simbolos a dizer “Moonlight” no capô, na tampa da bagageira, e nos lados tinha gráficos próprios desta versão.

    Estas duas versões tinham as mesma especificações do Mini D/L, e é de notar que o Sunshine saiu quando naquele país era Verão (Dezembro), enquanto o Moonlight saiu no Inverno (Agosto).

    Pessoalmente, acho estes modelos espetaculares, mas gosto mais do Sunshine!
     

    Ficheiros Anexados:

  3. Exelente tópico amigo, muito obrigado pela exelente imformação, muito interessante mesmo.
     
  4. O Mini 1000 S tem o motor de 998cc, mas com um radiador de óleo, conta rotações, jantes mais largas. Foi fabricado de 1968 a 1971, com 1219 unidades vendidas.

    Mini 1275 GTS - Foi produzido a partir de 1973 e era semelhante ao 1275 GT, mas com riscas a atravessarem o capot e passando na parte lateral do carro e com dois carburadores SU HS2. A partir de 1975, vinha com jante de 12", e em 1977 a grelha frontal é modificada, entre outras mudanças. Em 1979, acaba a sua produção, com 4212 unidades vendidas. É um modelo que também gosto bastante!

    Sendo assim, penso que só falta o 1275E.;)
     

    Ficheiros Anexados:

  5. Obrigado, sempre gostei dos modelos Sul-Africanos, e assim também partilho o meu gosto aqui com o pessoal do portal ;)
     
  6. Já aprendi mais umas coisas!!
     
  7. Toma lá um Nacional ;)
     

    Ficheiros Anexados:

  8. Belo tópico;)
    O Mini para mim que me tira do sério é este,
    tanto o normal como o Cooper mas com os olhos traseiros pequenos;)
    Ver anexo 106960
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Não sei se te lembras Francisco, de uma foto que uma vez te mandei de um verdocas cá numa sucata :(-dava dó , até nem estava muito mau, nunca mais vi lá, não sei o paradeiro :(
     
  10. Mas isso já é um Wolseley... Prefiro mesmo a versão Sul Africana, com a frelha do Mini! Não deixa de ser belo, e raro! Pena ver pessoas que não lhes dão o devido valor.
     
  11. É o MkI, para mim, o mais puro de todos os Minis!
     
  12. Desculpa lá mas é um Riley e veio de lá :D
     
  13. Tem razão! Só acho que aquela ponteira de escape não lhe fica nada bem :D
     
  14. Totalmente de acordo ....fica horrível:(-
     
  15. Não há muito tempo vi um Wolseley com frente do mini e achei piada até pensei que tinham trocado a frente mas informaram-me que era de África do sul , se estiveres interessado posso ver se ainda esta para venda .
     
  16. Em que estado está? Ainda tem o volante do lado direito? Se me pudesse fazer esse favor, agradecia imenso. Obrigado!
     
  17. Realmente muito engraçadas estas versões Mini!

    -Mini com traseira e tudo mais, aquele Sul-Africanos e os ''Mixs'' deles até criam coisas bem engraçadas e interessantes!

    Aquele dos vidros escuros já é Normal lá, Se o Papa fosse Sul-Africano andaria num belo MB S, rebaixado com uma jante 22, vidros escuros e a ouvir música nas alturas ='D

    ( Obrigado pela informação, hoje aprendi algo que nunca tinha ouvido falar )
     
  18. Belo trabalho oh Jacinto... Parabéns mano. ;)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página