Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Os Bugatti "madeirenses" dos anos 30, acelerando pelas ruas do Funchal...

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Marco Pestana, 17 Jul 2009.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Marco Pestana, 17 Jul 2009.

  1. Caros amigos;

    Tive acesso a algumas fotos dos anos 30, onde vários BUGATTI participaram na I Rampa dos Barreiros, na Cidade do Funchal. Realizada em 1935.

    Neste tópico, o meu objectivo é focar-me nos BUGATTI. Pois pretendo desenvolver um outro tópico, desenvolvendo o tema sobre a própria " Rampa dos Barreiros - 1935 ".

    Mas escreveu-se na época no Diário de Notícias, na sua edição de 15 de Dezembro de 1935

    " (...) As corridas automóveis constituem na época que corre, fortes elementos de atracção, aproveitados pelas principais instâncias de turismo, oferecendo lances emotivos que despertam o entusiasmo de todas as pessoas que a elas assistem...A digna direcção do Club Sports Madeira, com a sua iniciativa, confirma as tradições daquela colectividade que tem sempre marcado, pela sua brilhante acção nos meios desportivo e social da nossa terra.(...) "

    Fiquei agradavelmente surpreendido pelas máquinas que circularam e na altura espalharam o " romantismo motorizado " desse tempo, mesmo à beira do início da II Guerra Mundial.


    Para ilustrar este pequeno texto, adiciono umas deliciosas fotos da época com os BUGATTI que participaram nessa " I Rampa dos Barreiros - 1935 ".

    Foi reeditada, como prova comemorativa da " Rampa dos Barreiros-1935 " em 2006, prova que fotografei e onde podem ver algumas imagens dos bólides presentes:


    http://www.bmwmadeira.org/galeria/v/RampaBarreiros24NOV06

    "Rampa dos Barreiros " - Clube de Automóveis Clássicos da Madeira - CACM


    Que fabuloso esse tempo dos anos 30...

    BUGATTI a rolar pelas ruas da cidade do Funchal, cosmopolita até nas máquinas que por cá "viveram" ou que a visitaram em competição ou simples lazer...

    Os BUGATTI presentes dos seguintes pilotos:

    Ribeiro Ferreira - Bugatti 51 - O grande vencedor à média de 98km/h!
    Jorge Monte Real - Bugatti
    Almeida Araújo - Bugatti 35

    Começo por uma foto do BUGATTI pilotado por Almeida Araújo, subindo a toda a velocidade a estrada a subir da "pontinha" ( Porto do Funchal ) - "Rampa dos Barreiros - 1935"

    Fonte : Revista do CACM
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Curiosamente, este mesmo BUGATTI tipo 35 regressou 55 anos depois ao Funchal. nas mãos do seu novo dono - Jacques Touzet.

    Por altura da I reedição comemorativa da " I Rampa dos Barreiros -1935 ", de 7 a 13 Maio de 1990. Numa organização do CACM, na altura presidido pelo Dr Mendes de Almeida, grande entusiasta dos Automóveis Clássicos madeirenses.

    Fotografado à entrada do Hotel SAVOY no Funchal, em 1990.
     

    Ficheiros Anexados:

  3. OS BUGATTI, em especial, e as restantes máquinas que participaram na " I Rampa dos Barreiros " devem ter provocada " agitação" na pacata cidade do Funchal da época.

    Cidade essa, habituada aos grandes Navios de passageiros, Paquetes e não só, que escalavam o antigo Porto do Funchal, tomando um café ou algo mais no Café Gonden Gate ou a " Esquina do Mundo ", tantas pessoas de outras tantas nacionalidades " acotovelavam-se " para saborear uma bebida refrescante após tantos dias de Ocano Atlântico...

    Os BUGATTI à sua passagem, marcaram de certo, os sonhos "motorizados" de muitos miúdos, que nos passeios, assistiam deslumbrados pela sinfonia dos " petit blue ", que em potência máxima, galgavam as pitorescas ruas floridas do Funchal de então...
     

    Ficheiros Anexados:

  4. Amigos;

    Acho que hoje vou ter um " sonho estranho"...

    Vou sonhar com o Bugatti ( da 1a foto, a subir a toda a velocidade do Porto do Funchal...) mas que sou o Tazio Nuvolari de...Bugatti!!



    Hummm
    _________________
     
  5. Marco, qualquer Bugatti é um grande carro e o mestre Tazio conduziu pelo menos um Bugatti, mas Nuvolari rima com Alfa Romeo P3!
     
  6. Belíssima prosa, Marco!!!...

    Os Bugatti, o célebre café "Golden Gate", considerado "a Esquina do Mundo" pelo escritor Ferreira de Castro, por ali se recrearem muitas e desvairadas gentes provenientes de Paquetes de todos os Continentes, que aportavam na mui nobre cidade do Funchal, contribuindo para o seu cosmopolitismo, as fotos a preto e branco, a típica e única calçada...que saudades!!!... :rolleyes
     
  7. Rima e muito bem!;)
     
  8. Caro Ramiro;

    Obrigado no que me toca...

    Mas a visita recente do Ramiro à "minha" Madeira fez-lhe muito bem! Ainda bem!:D

    PS - Se o Ramiro tiver fotos dos Land Rover que estiveram expostos, agradecia que mas enviasse, pois perdi as minhas no computador! ;(Obrigado

    Abraço
     
  9. Felizmente o CACM vai reeditar este ano, a 4 de Dezembro, mais uma edição comemorativa da " I Rampa dos Barreiros - 1935 "


    Abraço
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página