Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Opel Corsa A Gt

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Ricardo M C Martins, 18 Abr 2010.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Ricardo M C Martins, 18 Abr 2010.

  1. Ora viva a todos!

    Tenho andado a pesquisar sobre um carro que nós é bastante conhecido, mas que tem andado despercebido por estas bandas.
    Gostaria de saber se anda alguém por estas bandas que também seja apreciador deste carro, o Opel Corsa A Gt ou o GSI.

    Já reparei que existem dois motores na versão Gt, o 1.3 e o 1.4, gostaria de saber as diferenças entre estes dois motores, qual dos dois o melhor?
    Outra coisa que já reparei também é que supostamente este carro é inferior em termos de desempenho ao famoso AX GTI... duvido... será verdade?

    Cumprimentos!
     
  2. Boas, eu tb sou fã do corsa A gt.É um carro muito bonito e fiavel, anda muito bem, têm uma suspenção rija e desportiva, entre muitas outras coisas boas!Sempre ouvi dizer que os 1.3 são melhores que os 1.4, mas penso que para além da diferença de cc não existem outras grandes diferenças.Acho que o carburador tb difere.O ponto mais fraco são os travões, muito rijos.
    quanto ao gsi não consegue prestações muito melhores que os gt, daí nunca terem vingado muito, apesar de ter um ou outro permenor diferente e o motor 1.6!
    Quanto ao ax gti eu não acho o corsa inferior, nem em prestações nem em qualidade, até pq em condução acho que o corsa não esconde a potencia e coloca tudo o que têm para dar "na roda"! conclusão, era um carro que eu gostava de ter e é uma boa aposta como pré-clássico.Tenho uma pssoa amiga que têm um 1.4 gt vermelho em muito bom estado e faz carro de dia-a-dia, e é mágnifico.
    Mas o meu favorito é o amarelo!
     
  3. Os amarelos são bonitos realmente, mas para mim os melhores são aqueles com pintura cor de "champanhe", acho fenomenal, o meu tio teve um pra ai a quinze anos e ainda me lembro do carro quase ao pormenor.
    O motor 1.3 conheço muito bem, até porque era o mesmo do kadett, carro este onde aprendi a conduzir e infelizmente os meus pais desfizeram-se dele, tenho tido muita saudade porque era um carrito que dava 190 km/h.
    Já ouvi dizer que este carro partilhava mecânica com o Suziki Swift GTi, é verdade?
     
  4. O Corsa A GT apenas existe 1.3 foi o meu carro de eleição após ter espatifado o meu 128 ou o GSI mas não cheguei a comprar nem um nem outro :( o meu pai impigiu-me um Renault S5 1.6 comercial passava a vida a dizer que o Corsa dava muitos problemas:p porque seria :D:D ele sabe que tenho o pé pesado,pelo que sei o maior defeito dos GT`S E GSI são os travões,mas ainda nos dias de hoje quando vejo um cai-me logo o queixo :rolleyes
     
  5. Não Ricardo, o corsa não partilhava mecânica com o Swift gTI que por sinal tinha uma cabeça de 16 válvulas.
    Só o motor diesel é que era oriundo dos Japunas...neste caso da ISUZO com o 1.5 diesel e o 1.5 turbo-diesel que equipou uma versão que eu já possui um Corsa GT TD.

    O meu primeiro carro foi um Corsa GT amarelo, matricula JZ-40-35 de 1986. Foi comprado novo pelo meu Pai e fez mais de meio milhão de KM...

    O ponteiro passava dos 200Km/h...era uma quinta que nunca mais acabava e a descer o ponteiro ia até perto do meio...quase a chegar ao zero (?!)... - só marcava 200!

    Era bastante económico e robusto. O consumo andava nos 7L/100KM em termos de média geral mas em condução de cruzeiro em estrada andava em redor dos 6L/100KM.
    Na altura era um carro com um preço atractivo e bastantes extras para a categoria. Tecto de abrir, espelhos controlados no interior, jantes especiais da Ronal, volante desportivo de 3 braços bastante espesso, manómetros completos com conta-rotações, pressão do óleo, etc, suspensão desportiva, barras estabilizadoras atrás e à frente, faróis de nevoeiro em opção (super raros), vidros coloridos, spoiler traseiro e pára-choques e frisos desportivos (em laranja). Tinha estofos RECARO e eram simplesmente fabulosos com aquele tecido xadrez tipo burberrys. O corsa Gt (ou o SR) tinham interior castanho para uma pintura exterior amarela e com as embaladeiras, pára-choques e spoilers cinzentos. Tinha uma linha fabulosa, talvez a de maior impacto de qualquer Opel Corsa feito até hoje.

    Andei à procura dele...ainda ando mas ainda não o encontrei!
    Mas sei que anda a circular, como a maior parte deles. São super robustos e fiáveis!

    Em relação ao Ax, este último era mais leve e o Ax GT (da época) tinha 85Cv bastante nervosos.
    Prefiro o Corsa mas sabe-se que o Ax tinha mais aceleração por ter sobretudo uma relação peso-potência mais favorável.
    O Ax GTI saiu muito mais tarde, depois do GT e do Ax sport.
     
  6. O 1.4 era o JOY salvo erro mas já na decada de 90
     
  7. Esqueci-me de dizer que era o carro perfeito para andar em pisos de terra do antigo Rally de Portugal...era um gozo! E numa qualquer estrada super sinuosa do nosso Norte...era o delírio das curvas com aquela suspensão (na altura já levava uns Koni dos vermelhinhos...e uns yokohama de jante 14 175/60/14
    Chegou a fazer s.Lourenço, cabração, covas, Arcos-portela, fafe Luílhas, Lameirinha, etc...sempre a fundo! Muito, muito robusto!

    E travava muito mal...devido aos discos sub-dimensionados para o andamento! Vibrava imenso quando se travava a alta velocidade porque sofriam de aquecimento prematuro! Não eram ventilados e desafinavam aqueles tambpres traseiros inúmeras vezes...mas era a melhor escola de condução...nunca contar com os travões!
     
  8. cá está ele...fotos tenho mas tenho que as digitalizar (naquele tempo não havia digitalzação e só tenho fotos de rolo...):
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Se á 15 anos atrás o meu velho via isto então é que ele dizia que o CORSA só dava problemas :D:D ganda maluco e depois eu é que tenho o pé pesado ;)
     
  10. É LINDO mas gosto mais em preto
     
  11. Na minha época de recém -encartado era só travões de mão em qualquer sítio...a estacionar em piasca quando chegava à universidade do Minho TODOS OS SANTOS DIAS!
    Em 1994 não havia muitos carros nas mãos de recém-encartados...e muito menos carros com mais de 70Cv e levezinhos..

    Lembrei-me que uma vez andei em duas rodas numa mudança de piso numa curva a cerca de 120km/h...foi um tal acontecimento que um amigo que me acompanhava ficou de todas as cores...nem falamos durante um minuto...
    Outra vez que me ia espetando a 160Km/h à noite contra um camião do lixo que virava à esquerda numa grande recta...acelerei pois travar nem pensar...andei a lavrar a berma esquerda da faixa de rodagem...mas não me matei por pouco! Observei o retrovisor e reparei que o tipo do camião ficou uns segundos parado a pensar o que tinha passado à frente dele...a voar e a levantar pó com duas rodas na terra e duas no asfalto..

    Fantástico carro que até ganhou rally-papers...andou em kartódromos a abrir, troços de rally, picava-se com tudo o que havia na estrada...etc...ganda maluqueira naquele amarelo!
    A primeira vez que andei no circuito Vasco Sameiro foi naquele carro...à noite! Passamos o portão dos fundos da pista e andamos a queimar pneu umas boas 2 horas...eram tempos espectaculares!

    Pé pesado tem-se até morrer mas agora com muito mais condução defensiva...e antigamente sem pensar em consequências...sempre ao ataque!
    Enfim..corsas!
     
  12. Podes crer,se te disser que me piquei com um FERRARI TESTAROSSA na marginal do Porto na altura ainda em paralelo com os trilhos do eléctrico no meio com o meu 128 :oo claro nem de perto nem de muiiito longe tinha carro,mas ele ultrapassava 3 e eu em cima dele,ele ultrapassava 4 e eu em cima dele e o 128 andava de um lado para o outro e o meu amigo que ia ao lado só dizia "ai meu deus vamos parar ao douro" :D até que o belo Ferrari apanhou espaço e desapareceu como o fumo :wacko:
    Hoje acho que não fazia isso,ACHO :D
     
  13. Gandas malucos...com um Ferrari naqueles trilhos do eléctrico em paralelo??
    Enfim...maluquices!
     
  14. :huh:
    Tenho um corsa A modelo GL+ já fez 18 anos e está para as curvas com os seus 230000kms reais.
    É utilizado diariamente e está na condição de ficar na família até dar o fim.
    Quanto ao GT... um tio meu teve um e não tinha na altura muitos rivais. apesar de não ser um gti éra muito nervoso e arrumava com muitas berlinas de respeito.B)
     
  15. Eu uma x num cruzamento vinha a abrir e o gajo da frente travou, eu como não consegui travara tempo dei uma guinada e parei na faixa da esquerda ao lado do outro, fazendo de imediato marcha atrás e voltanto para trás do outro á espera que o sinal abrisse!lol
     


  16. :notworthy::notworthy::notworthy:
     
  17. Uma vez em Palmela com o meu 128 Amarelo lado a lado de um cup o gajo provocou num sinal á noite.
    Mal abriu o sinal até aos 80kms hora a vantagem foi minha depois vi o cup a aproximar-se abri sinal e dei-lhe passagem...
    Deu gozo...;)
     
  18. Ora temos cá mais um :D:gear_wink2: com um CUP:oo com o motor 1100 ? fosga-se :D
     
  19. Boas,

    o meu primeiro carro foi um corsa A 1000cc..nao se fiem nos 1000, pois o gt nao tinha a minima hipotese, no disparo e na velocidade de ponta (era a mesma)...


    quanto ao 1.4L esse era o joy, que mesmo assim,conseguia acompanha-lo ate terceira(em arranque), nao esquecendo que o joy é mais rapido que o gt...a minha primeira dava 53km/h...andei em varios corsas A 1.000 e 1.200 e nem de perto tinham o comportamento do meu...historias tenho muitas...Ic 24; A4; A1 (ponte do freixo)...

    Tenho dois problemas assinalar nesses fabulosos carros

    1º - travões, duros como tudo e de seis em seis meses tinha de limpar os cilindros que precionam as pastilhas,ate que resolvi...BREMBO para cima ;) tudo completo,ficou um mimo.problema resolvido.

    2º Todos os corsas A fogem de traseira,com ou sem barra estabilizadora...esta é muito leve e eu resolvi com o equipamento de amortecedores fabulosos..Sachs de percussão contraria a gas...magnificos (estes amortecedores ja equipam o meu mini ha mais de 15 anos,nunca mais bateu com o carter no chao nem partiu mais nenhum "copo", e em janeiro acusaram ha frente 79% e 85% atras se nao estou em erro) com estes amortecedores o corsa ficou mesmo um espanto e em curva,se ja era bom....

    cmpts
     
  20.  
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página