Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

O retorno do HALIFAX!

Tópico em 'Também são Classicos' iniciado por Mike Silva, 2 Nov 2008.

Tópico em 'Também são Classicos' iniciado por Mike Silva, 2 Nov 2008.

  1. Ser um bombardeiro de guerra, tem os seus contras: Por algum motivo ou por outro, estão sempre a levar com uma carga de tiros em cima, e uma vez despenhados, quer os inimigos quer os aliados, apressam-se a retirar partes reutilizáveis, e a derreter o alumínio para fazer novos aviões.

    Depois, quando acaba a guerra, as pessoas não querem nem ouvir falar disso, apenas querem que as fábricas de aviões façam motorizadas e carritos baratos para reconstruir o país.

    Por isso não é de admirar que certos modelos de bombardeiros da segunda guerra Mundial, tenham ficado EXTINTOS. O Handley Page Halifax, com o seu duplo leme direccional, foi um deles.

    ...Não mais!


    Uma equipa de entusiastas, ajudado pela British aerospace, dedicou-se a RECONSTRUIR um Halifax, utilizando peças espalhadas pelo Mundo, e mesmo parte da fuselagem de um que se despenhou na ilha de Lewis, a Oeste da Escocia, e que estava a servir de GALINHEIRO!

    Um Modelo de transporte Hastings,produzido em 1951, que utilizava a estrutura central do Halifax, foi desmantelado para servir de doador . Os quatro motores radiais de dezasseis cilindros, foram oferecidos pela Força Aérea francesa, que os desmontou de alguns Noratlas desactivados. O avião, foi baptizado de "sexta feira 13" á semelhança de um conhecido modelo que foi desmantelado logo após o final da guerra.

    Este Halifax, embora não voe, está actualmente em exposição na base de Elvington, em Yorkshire no Norte de Inglaterra. Os motores e instrumentos trabalham! Elvington era uma base onde os Halifax operavam , e dali sairam muitos para ir despejar umas bombazitas em cima da quadrilha do Adolf.

    Conto ir lá ver este avião, unico no Mundo,um dia destes. Sempre é melhor do que ir meter a familia dentro de um centro comercial para comer uma Pizza.


    Deem uma vista de olhos aqui, enquanto eu não coloco mais fotos sobre isto:

    http://www.bomber-command.info/f13elvington.htm
     
  2. Excelente INfo!

    muito interessante! :D
     
  3. Um pedaço da historia.TKS:D

    ..
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página