Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

O perigo de fotografar sucatas

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Ivo do Val Gil, 8 Ago 2008.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Ivo do Val Gil, 8 Ago 2008.

  1. Caros amigos inicio este tópico para vos alertar, quanto ao quão perigoso pode ser o acto de fotografar carros abandonados ou sucatas.
    Durante uns dias de férias, em que me fiz deslocar de carro, por diversos locais do nosso país, vivi uma situação bastante grave e lamentável, com agressões físicas e verbais à mistura.
    Circulava de Montalegre para a Serra do Larouco, quando passei por uma grande oficina, onde reparei que estavam uns clássicos abandonados, nuns terrenos contíguos. Como é habito e, para uma pessoa que gosta de carro antigos, encostei e fui espreitar o que por ali havia. Decidi então tirar umas fotos. Ainda não tinha disparado vez alguma, quando surge um BMW X5 perto de mim, sai de lá um indivíduo, que me interpela de forma ameaçadora, perguntando a quem eu tinha pedido autorização para fotografar para dentro de propriedade privada. Sem que eu tivesse tido tempo para responder o que quer que fosse, arranca-me a máquina das mãos e bate com ela no chão. Enfia-se de imediato dentro do seu carro e dirige-se para a entrada da oficina. Nisto, fiquei obviamente num estado de loucura tal, que corri atrás dele para recuperar a minha máquina. Quando chego à entrada da oficina, deparo-me com uma mão cheia de “capangas”.
    Resumindo para reaver a máquina, fui agredido a soco e pontapé, tal como familiares meus que me acompanhavam, incluindo mulheres. Mas, consegui tirar a máquina àquele “animal” que não tem outro nome.
    Concluindo, uma máquina “novinha em folha” bastante danificada e, mais grave, o trauma provocado em todos nós, principalmente nas mulheres, pelas injurias de que fomos alvo.

    Portanto, meus amigos, tenham muito cuidado quando quiserem registar fotograficamente sucatas, automóveis abandonados na via publica e, até mesmo automóveis a circular. Nunca se sabe se poderá estar por perto um “ANIMAL” como o que me interpelou.
     
  2. Lamento a sua situação, no entanto, deveria apresentar queixa na Policia, por danos sofridos! A policia deveria ter ido ao local identificar as pessoas em questão.
     
  3. é um perigo.

    eles la sabiam o que escondiam.

    quem tem telhados de vidro reage assim.

    o X5 aposto que era roubado.

    Depois fala-se em carjacking e assim
     
  4. Uma situação crítica que podia ter tido outras consequências, ainda mais graves do que o natural trauma dos agredidos!

    Ivo, é importante fazer queixa na polícia!

    Mais não posso do que enviar um forte abraço de solidariedade!
     
  5. Ivo

    Lamento e reprovo, absolutamente, as agressões e injúrias que sofreu.

    Nada justifica o recurso à agressão, sendo esta uma prática que revela uma mentalidade de, pelo menos, há dois séculos atrás.

    No entanto, vou dar-lhe a minha opinião sobre as fotos que vêm sendo postadas em muitos sites sobre clássicos.

    Considero uma invasão da privacidade postar fotos de clássicos a circular ou estacionados na via pública, sem a autorização do proprietário.
    Assim como de sucatas, parques de oficinas de automóveis, etc.

    Com a actual prática, as pessoas ficam expostas, sem para isso darem a sua autorização, a situações que podem ser desagradáveis e lesivas dos seus interesses.

    Dou-lhe um exemplo:

    há uns anos atrás, uns inteligentes dum fórum ligado a uma revista de automóveis, postaram fotos dos meus carros, estacionados na rua, mencionaram o nome, teceram os comentários mais idiotas que vi.

    Resultado: passado pouco tempo, furtaram os frisos todos de um dos carros, o lettering, spoiler, etc.
    Por mais do que uma vez, ao chegar a casa, fui interpelado, junto ao carro estacionado, por uns amantes de clássicos que por via do tal site, queriam contactar-me para comprarem os carros, sem eu ter colocado algum anúncio ou ter manifestado qualquer intenção de venda.
    Um dos tais amantes, como quem não quer a coisa, " ainda oferecia " uns 1500 € porque era uma pena o carro " dormir " na rua !
    Ficou indignado porque eu apenas lhe disse que uso, no dia a dia, os carros, não os tenho para sair nos dias de sol ou porque agora é moda ter um clássico.

    Ao que parece, alguns desses inteligentes e amantes de clássicos, são hoje administradores ou moderadores de fóruns de clássicos.

    Tambem considero que temos o direito à reserva da privacidade, sendo este violado por quem coloca em sites públicos fotos que mostram por onde andamos, no dia tal, às horas tais e num determinado local.

    Situação totalmente diferente e adequadamente enquadrada num forum de clássicos, é o " running report ", utilizado por um membro deste fórum, sendo o próprio a postar as fotos e informação relevante e interessante sobre os clássicos.
     
  6. Boas Ivo.
    Eu digo o mesmo que o Vitor! Não podem ficar impunes!

    Um forte abraço
     
  7. Pois o_O
    Se não entrou em propriedade privada para fotografar e foi agredido fisica e verbalmente, para além de lamentável é realmente um caso de policia.

    Devia registar a queixa na policia!
     
  8. Concordo.
     
  9. podem dizer que estou a dar-te um mau conselho mas para mim não te aborreças a apresentar queixa porque vais perder tempo e dinheiro. posso-te ajudar (mandei-te um mp).
     
  10. O sr Nogueira da Silva colocou aqui um tema que convida a alguma reflexão...
     

  11. :shocked::shocked::shocked::shocked::shocked::shocked:

    Nem sei o que dizer........e eu que volta não volta ando por aí a fotografar.....

    Posso relatar 2 situações mas nada de mal aconteceu....

    Uma vez estava a fotografar um Fiesta de 1992 e apareceu a dona à janela a perguntar se eu queria comprar:D:D:D
    O que me ri da situação....

    Nas minhas férias este Verão fotografei uma oficina e estavam 2 pessoas lá dentro estava com receio de ser apanhado, mas das duas uma ou ignoraram a minha presença, ou não me viram mesmo....

    Resta-me também desejar um forte abraço de apoio a ti e ao resto dos familiares que "sofreram" de forma injusta e impiedosa por parte de pessoas sem escrúpulos....

    Abraço
    FF
     
  12. E tem razão, a meu ver. É evidente que há aqui uma invasão de privacidade.
     
  13. Lamento o que sucedeu Ivo,:(- realmente nem sei o que dizer, se será melhor ou não apresentar queixa (se é que já apresentas-te), mas realmente é suspeito o grande C... ter reagido assim.
    Realmente já tinha pensado nessa situação, por isso tive sempre o cuidado de fotografar, fosse o que fosse, tirando aquelas que Eu tiro quando vou a conduzir, porque em principio o condutor do outro carro não se apercebe nem consegue ver, agora nos estancionados a esses vejo se não haverá alguem a observar, em terrenos ou em sucatas, como por exemplo aquela que existe na minha terra natal foi com a devida autorização, depois do sucedido temos( como diz o Ivo) de ter o máximo de cuidado.
    Para ti Ivo, aquele abraço e as melhoras, para ti e para os teus acompanhantes.;)
     
  14. Bem mas que experiência..... o_O

    Ivo, não percas tempo, apresenta queixa crime. As injúrias e agressões são puníveis por lei, por isso, tens que agir.
     
  15. Será que houve??:huh: Segundo o Ivo, ele não entrou dentro da propriedade, agora tendo os carros à vista ou mesmo na rua está sujeito a ser fotografado, quantas revistas já não vimos com fotos de carros a circular em estradas ou auto-estradas sem que as pessoas se apercebam? para dar um exemplo as imagens da TV a informar-nos do estado do trânsito, não será isso também invasão de propriedade? Não pode.o_O
     
  16. Ás tantas os carros eram todos furtados, daí a reacção dele ao pensar que as fotos seriam denunciadas na PSPo_O:oo:oo

    Abraço
    FF
     
  17. Houve, porque os carros não estão num ambiente público nem num desfile. Estão em propriedade privada e apesar de não se ter entrado dentro de propriedade, entrou-se na privacidade da pessoa ter os carros como bem entender. Seria como da janela dum prédio, com uma boa teleobjectiva, fotografar as actividades dos vizinhos que estão na janela do prédio ao lado. Aqui, a maioria concordará que houve invasão de privacidade. Então e se for um apreciador de arte, pinturas, como nós somos de automóveis? E se esse apreciador fotografar os quadros da sala desse vizinho que se vê da janela dele? A situação é análoga à dos carros em propriedade privada. Esses quadros podem estar "abandonados", mal tratados na óptica de quem os fotografa e, portanto, mal empregues.

    Claro que nada justifica as agressões e dever-se-ia apresentar queixa.
     
  18. Amigo Nogueira, esta é uma questão relevante e à qual tenho procurado encontrar respostas. Isto porque, mais do que invasão de privacidade – veículos na via pública são passíveis de ser vistos e fotografados por todos – pode resultar em situações muito desagradáveis para proprietários e fotógrafos. Este tópico exemplifica estes dois tipos de problemas!

    Na verdade há pouco a fazer a não ser apelar ao bom-senso de todos. É utópico pensar em acabar com fotos de clássicos abandonados em fóruns, importa sim, debater estas questões e tentar encontrar um compromisso ou "conduta moral" para estas situações.

    A algo que todos devem ter presente: entrar em propriedade privada para fotografar é crime! É algo que deve ser altamente desaconselhável!
     
  19. Que situação:wacko::wacko::wacko:...

    Já fizeste queixa na polícia?

    Esses gajos precisavam era de levar muita porrada em cima:wacko::wacko:...

    Há cada cena:wacko::wacko:...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página