Fiat O meu 600D

Diários de Bordo

Fiat O meu 600D

OP
OP
D

Daniel Maia Nunes

YoungTimer
Bom dia,

Após um tempo de ausência, volto aos updates:

  • As jantes foram desmontadas, retificadas, decapadas com jato de areia e estão a ser lacadas;
  • pneus novos foram comprados e estão à espera de ser montados;
  • os 4 tambores dos travões tem que ser desmontados e verificados (penso que ainda são os originais);
  • o puxador da porta será comprado hoje (obrigado pelas sugestões de onde adquirir o mesmo).
 
Boa tarde,

Adquiri recentemente um Fiat 600D de 1966.

Estava parado à cerca de 10 anos numa oficina, após a aquisição do antigo dono por troca (só para passar o carro para meu nome foi uma epopeia de 4 meses com tribunais à mistura).

Tinha sido recuperado, mas ao fim de 10 anos parado é necessário algum investimento para o seu retorno à gloria.

Como estava numa oficina (húmida e fria) apresenta pontos de ferrugem na pintura e cromados (pintura algo esquisita). Faltava 1 cabo de vela e o condensador (nada que não pudesse ser adquirido).

Ainda veio com os frisos laterais para a montagem (é necessário verificar se este 600D de 1966 os trazia, mas faltam as pequenas molas para segurar os mesmos).

Os pneus estão novos (CAMAC à frente e recauchutados Mabor a trás) já com algumas micro fissuras (dos min 10 anos parado).

O carro funciona mas irá ser revisto em todos os óleos e fluidos necessários, como também os travões (para não ter surpresas).

Já li alguma literatura aqui nos foruns sobre algumas recuperações de 600 que os membros tem feito e será aproveitado todo esse "sumo" para esta recuperação.

Agora peço a vossa ajuda com pequenos pormenores para o inicio da recuperação:

  • Bateria: borne + à direita (montagem FIAT) ou à esquerda (montagem SEAT), isto é devido à entrada do cabo + no suporte da bateria, para mim faz mais sentido a montagem duma bateria com o + à esquerda. Relacionado com este tema precisava da tampa para a bateria (vinha sem este item);
  • Pneus: as micro fissuras que os pneus apresentam implicam substituição dos mesmos? Se sim qual a medida mais simpática (em vez dos 5.2 12 poderá ser um pneu 145/70/12?) ou que melhora a estabilidade do carro?;
  • Afinação do motor: alguém conhece um mecânico de clássicos (que não se atrapalhe com o carburador) aqui na ilha da Madeira? é que o motor está a cortar nas altas rotações (mandando um pequeno rater).
Algumas fotos do carro como me chegou às mãos:
Ver anexo 427592 Ver anexo 427593 Ver anexo 427594

Se alguém tiver um manual de reparação (Haynes ou outros) que me possa ceder, agradeço desde já pois quero cria uma bilblioteca de material relevante online para ajudar os que estão na mesma situação (muita vontade mas pouco conhecimento).

Agradeço os vossos comentários e ajuda.
Boa tarde, o meu pai está a restaurar também um Fiat 600d e gostaria de confirmar se estes estofos são os originais para poder refazer os dele, entretanto adulterados. Obrigado. João
 
Topo