Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

"o" Datsun 1200

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por PEDRO.SANTOS, 22 Mar 2012.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por PEDRO.SANTOS, 22 Mar 2012.

  1. Saudações a todos!
    È com a maior satisfação que apresento aqui "o" Datsun 1200.
    E digo "o", porque este não é "um" Datsun, é "o" Datsun 1200 comprado novo pelo meu pai em 1973, vendido em 1980 a um amigo dele, e desde então "esquecido" pela familia que o acolheu, excepto por mim, e á minha insistência nos ultimos 2 anos, que fez reavivar as boas memórias que não só eu, mas os meus pais tinham dele.
    As viagens á "Santa terrinha" pelas belas estradas nacionais da época, a paragem da praxe num restaurante que tem um nome começado por "Bi, e acaba em "des",(e agora adivinhem as letras do meio, pois não faço publicidade) para atacar as bifanas, ali na zona da Benedita. As paragens para roubar umas maçarocas de milho(não fui eu, eu só as comia)! o regresso com a traseira do carro quase a lamber o chão, pois havia que trazer batatas, garrafões de vinho e 5 pessoas lá dentro. Os meus pais relembram frequentemente uma noite, na altura da páscoa, não sei em que ano, que tivémos que dormir dentro dele,de noite, algures na nacional 1, na zona de Vila Franca de Xira,literalmente no meio da estrada, pois o trânsito esteve completamente parado durante muitas horas !
    Pois passados todos estes anos, ao ver uns anuncios, dei com ele, e embora tivesse os numeros tapados, algo me disse que era este o carro que tinha pertencido ao meu pai, o que confirmei com o vendedor, discretamente, para não correr o risco de inflacionar o valor do carro.
    O resto é história: Fui vê-lo á Amadora, pronto para pagar, e trazê-lo. Veio pelas próprias rodas, portou-se lindamente,pois mecanicamente está bastante bom, com tudo funcional, o que já não se pode dizer da chapa, que á primeira vista parece boa, mas um olhar mais atento revela inumeros pormenores criticos, que vão dar muita dor de cabeça no restauro! Mas por agora não posso fazer mais do que manter o carro em condições de circular, e esperar que um futuro próximo me permita fazer um restauro ao melhor nivel, pois "axanatado" já ele está: existem partes escondidas da carroçaria com fita de aluminio a tapar buracos e tinta por cima! Vai disto!
    Com muita pena minha, não vos posso dizer que já estou a restaurá-lo, a unica coisa que já fiz foi logo arrancar umas riscas autocolantes "chunning", mas fica a promessa que assim que começar, aviso! Procurei-o durante dois anos, também posso esperar mais algum tempo... Deixo umas fotos do menino, porque a malta gosta!
    Um abraço a todos os clássicodependentes!Ver anexo 268877Ver anexo 268879Ver anexo 268880Ver anexo 268881Ver anexo 268882
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Muitos de nós não temos essa sorte de encontrar o carro que foi dos nossos pais ou nossos avós. Curte-o primeiro de pois começa a pensar em dar-lhe o tratamento devido.

    Parabéns e boas voltas pela nossa terra!
     
    PEDRO.SANTOS gostou disto.
  3. Obrigado pelas palavras, Hugo.
    Estou mesmo muito satisfeito por ter dado com ele, já aqui tinha pedido ajuda nos "perdidos e achados", sem resultado, mas não desisti!
    È mesmo o que tenciono fazer, curti-lo um ano e pouco e dar-lhe um tratamento muito sério, que ele bem precisa, especialmente na parte da chapa, que está uma lástima, nem passa na inspecção (mas tem até 1 de maio), a não ser que seja feita pelo Sr. "Cunha". Felizmente a mecânica parece estar em boas condições, o carro está muito direitinho, tem força e é poupadinho! quanto ao pensar no restauro, já estou a trabalhar nisso, para já na parte da pesquisa, a elaborar uma lista de peças e comparação de preços. Ao menos vou adiantado serviço e não gasto euros...por enquanto!
    Um dia vou vê-lo novamente como me recordava dele...novo!
    Um abraço
     
  4. É sempre bom recuperar um carro com valor sentimental.

    Desfruta dele durante um bocado, junta €€ e peças, lê e vê restauros de outros carros (particularmente Datsun 1200), etc.

    Depois o restauro será sempre mais rápido e eficaz.
     
    PEDRO.SANTOS gostou disto.
  5. Parabéns pelo "achado"!
    Também sou da opinião que deves "curtir" o carro primeiro e tratar dele depois!

    P.s. - Mais um Jap., fantástico!
    ;)
     
    PEDRO.SANTOS gostou disto.
  6. É sem duvida agradavel encontrar um carro que pertenceu a familia proxima, disfruta bem dele e o restauro podes fazer aos poucos.

    Mas assim na urgencia era trocar-lhe essas matriculas por umas da época e tentar arranjar uns parachoques cromados, dava-lhe logo outra classe.
     
    PEDRO.SANTOS gostou disto.
  7. Sem duvida! estas matriculas são aberrantes neste automóvel! já comecei a tratar disso, quanto aos pára choques, já vi que foram pintados para tapar ferrugem, mas o meu amigo decapante vai entrar em acção, pois prefiro o cromado com ferrugem do que este serviço feito (mal feito). Infelizmente não posso para já gastar euros em nada que não seja imprescindivel para o carro circular, mas tudo a seu tempo! Tenho uma dupla satisfação ao conduzi-lo, e vou sofrer muito quando o desmontar e não puder andar...
     
  8. Excelente conselho, obrigado, e é para seguir á risca. Tenho tentado circular com ele todos os dias, e não me importo nada, mesmo nada, em trocar pelo meu corolla de 2004, como carro do dia a dia...
     
  9. Obrigado. Sou doido pelos japoneses antigos, mas este é sem duvida muito especial! Acho que não consigo ter outras marcas, he he.
    Outro menino que esteve 2 anos fora da familia também foi readquirido fez agora 2 anos no dia 21 de março: Subaru Vivio Gli 4 WD de 1993, também especial, pois foi ele que me ensinou a conduzir...
    Um abraço.
     
  10. Txxiiiii!
    Aos anos que não vejo um!
     
    PEDRO.SANTOS gostou disto.
  11. Muito bom, que sorte que conseguis-te encontrar esse datsun!!!

    Agora é aproveitar e goza-lo!!!
     
    PEDRO.SANTOS gostou disto.
  12. Parabéns pela máquina, aparece no estádio no próximo domingo +/- 11:00, para confraternizar e mostrar essa bela máquina....
     
    PEDRO.SANTOS gostou disto.
  13. Parabéns, deve ser uma boa sensação de recuperar a máquina, para recordar momentos e matar saudades.

    Restaure-o como o original
     
    PEDRO.SANTOS gostou disto.
  14. Obrigado. Eu passava no estádio de boa vontade, até fica bem perto de minha casa, mas aqui o menino trabalha aos domingos, só há folga á 2a feira. è a vidinha...fins de semana de folga é algo que não me assiste...
     
  15. Então na tua folga, liga-me e vais ter comigo à oficina......, combinado até se arranja um mini encontro de classicos numa segunda-feira..... ;)
     
    PEDRO.SANTOS gostou disto.
  16. Isso é que era serviço, um micro encontro de clássicos parece-me boa ideia! :)
     
  17. E cá estão elas, lindas e prontinhas para serem colocadas. É já a seguir! :p
     

    Ficheiros Anexados:

  18. Fantástico!
    Vais vêr que o carro muda logo de "look"!
     
    PEDRO.SANTOS gostou disto.
  19. Não consigo perceber porque é que fazem estas coisas. Ver matriculas destas (as chapas da actualidade) num automóvel destes consegue ser muito desagradável...descaracterizam-no, pobrezinho. E ainda para mais algum anterior proprietário resolveu fazer um chunning e chapar betume na zona da chapa traseira! :angry: Tinha-lhe posto uma chapa rectangular atrás...e os bancos dianteiros, onde é que eles andam? :( Alguém resolveu trocá-los, com muita pena minha...juntamente com o volante de origem... A consola com rádio moderno também foi acrescentada, mas possivelmente vai saltar fora! Mas não posso chorar muito, o carro é este, o que foi do meu pai, e embora não esteja lá tudo o que era original, está a maior parte, e isso já ninguém me tira! Filha, já tens qualquer coisa para herdar! :lol:
     
  20. Então cá está ele, já com chapas de automóvel. Quanto aos pára choques, fica para outro dia, o traseiro parece-me bom, mas o da frente está cheio de betume... :( Aproveitei e tirei a consola com o rádio e a espécie de ponteira de escape, assim já parece mais um Datsun! :)
    Ver anexo 269832Ver anexo 269833Ver anexo 269834
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página