Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Nova Legislaçao para as Motos Classicas

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Daniel Melo, 29 Nov 2009.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Daniel Melo, 29 Nov 2009.

  1. Meus Amigos;
    Apos a triste noticia sobre "a taxa para os Classicos" do Governo, o nosso companheiro e Motard, Deputado Miguel Tiago, que ja brindou Portugal com a Lei das 125 aprovada por unanimidade na Assembleia da Republica, vem agora com o seu novo projecto para a Motas Classicas que ira ser apresentado no proximo final de semana na feira em AVEIRO.
    Tive a honra de ele me comunicar pessoalmente este projecto ha cerca de 1 mês e ai esta ela a cumprir com a sua palavra. Infelizmente nao poderei estar la, "porque o Ilheu sofre" com a distancia do Oceano. Por isso peço a todos aos amantes das motos classicas que apareçam em massa em Aveiro para assistirem a apresentação publica deste projecto que certamente irá resolver muitos problemas de muitos que se encontram com problemas pendentes relativos a legalização da sua reliquia.
    Segundo a revista Da mota Classica nº 17

    Pontos que o projecto pode abarcar:

    - O reconhecimento das motos e ciclomotores classicos como objectos historicos e ou de interesse cultural

    - Redução dos custos da legalização de motos e ciclomotores antigos com documentos para valores similares ao que se pratica na Europa.

    - Legalização de motos e ciclomotores sem documentos

    -Constituição de uma base de dados das motos e ciclomotores classicos existentes em Portugal

    - Reconhecimento de que as inspecções de motos e ciclomotores têm de levar em conta a sua especificidade.

    - Criação, ou nomeação duma entidade que regule se uma moto ou ciclomotor pode ser considerado antigo (como ja acontece para os carros antigos).

    - O Nao cancelamento de matriculas de veiculos historicos devido a falta de inspecção.

    - Redução do tamanho absurdo das matriculas novas para ciclomotores antigos.


    Para muita gente que tem a sua motinha classica, pendurada por motivos dos documentos, entre outros problemas, se esse projecto for aprovado, ai ficaremos com muitos dosproblemas resolvidos e já nao haverá necessidade, de estar a ser vendido esse patromonio para Espanha ou outros destinos...Esperemos que assim aconteça..já estou fazendo figas...
     
  2. Se for para a frente todos estes pontos, será uma felicidade para todos os entusiastas de motos e ciclomotores, assim talvez começe com o restauro da minha saxonette mais rápidamente, a ver vamos....:D
     
  3. Excelente notícia. Esperemos que isto vá em diante pois concordo plenamente com os pontos apresentados. Temos que apoiar esta iniciativa :D
     
  4. era muito bom que esse projecto fosse para a frente! de certeza que iriam aparecer grandes motas/motorizadas nas estradas, que estão por aí sem documentos :huh: :huh:
     
  5. Já ia à feira de qualquer maneira, é mais uma razão pa estar lá!!

    Acho muito bem, em particular a dimensão de matriculas, base de dados e facilidade na legalização ;);)

    Muito obrigado pela info Daniel!!
     
  6. Excelentes noticias! Esperemos que seja tudo aprovado ;)
     
  7. Meus amigos,
    Desde ja um obrigado pelos comentarios que foram efectuados. No entanto houve uma certa evolução da situação relativamente a apresentação do projecto. Alguns organismos oficiais pediram ao Deputado Miguel Tiago para adiar a apresentação publica por diversos motivos que necessitam ainda de alguma reflecção.
    Sendo assim, ele vai da mesma forma até Aveiro, vai ser alvo de uma homenagem pelo contributo que ja deu ao País . Haverá ainda um debate publico sobre as motas classicas. Tudo isto irá acontecer no Sabado dia 5 de Dez. pelas 15h00.
    Encorajo todos os amantes das motas classicas a estarem presentes e intervirem no debate. Tenho mesmo muita pena de nao estar presente, mas ja nao tenho lugares vagos para viajar de avião com lugares confirmados de ida e volta no final de semana.
     
  8. Espero que assim seja.Eu vou la estar,porque vou vender peças e motas,e vou estar atento a isso.
     
  9. tenta na ryanair,pode ser que tenha aviao pra esses dias
     
  10. Ora viva;
    Pois olha, eu ja tentei encontrar um email da Ryanair na irlanda para encoraja-los a vir para os Açores, com os preços que eles praticam tenho a absoluta certeza que era financeiramente viavel e fazer concorrencia as empresas estatais, SATA e TAP. Mas nao ha forma de conseguir. Para tua informação eu fui um dos passageiros que viajou no primeiro voo Ryanair Porto - Londres, sei que foi a 19 de Janeiro, mas ja nao sei se foi em 2004 ou 2005
     
  11. É pena nao operarem em todos os sitios,porque realmente sao bons preços...
     


  12. IMPORTANTE

    O DEPUTADO MIGUEL TIAGO AFINAL JA NAO VAI A AVEIRO. A apresentacao do seu trabalho teve de ser adiada. Infelizmente ainda nao vai ser possivel, mas ficamos na esperanca de sucesso no trabalho que ele tem entre maos.
     
  13. Boa, Descuplas, but could you fill me in just a little bit in English?

    I think I gathered that this is a good thing, that it will allow older motas and mopeds that have lost their titles to be restored and put back on the road more easily, and it will allow exceptions for the inspection process to allow looser rules for older vehicles.

    did I get anywhere close to what you said? :feliz:

    Desculpas-se, I am trying to improve my Português, but it goes slowly. o_O
     
  14. Yes, you got it...This is a good project for classic bikes. However, our actual system is still connected to the "stone age", and there are a lot of improvements that needs to be done, specially how is going to handle the data base. So, some organizations that are involved did ask him to have more time for reflection. I personnaly agree with this decision.
     
  15. nice, you got the idea. :D
     
  16. great, when I started reading it I was worried it was more like the California Laws in the States that are trying to make it harder to put classic vehicles back on the roads for emissions and fuel economy (while I'm all for less smog, I still love my classic bikes!)

    Obrigado!
     
  17. hum, hum...Now, it´s your turn to explain to us, what California Laws in the states, means??? I think, that I am not aware of.
     
  18. boas, alguém já sabe mais alguma coisa sobre a legalização mais simples de motos clássicas?
    iniciei agora um processo de legalização de uma peugeot P55C de 1947 mas anda tudo a torcer-me o nariz, a peugeot inclusivé.
     
  19. Boas; Não tenho tido noticias, mas sei que se esta a trabalhar afincamente no assunto. Vamos a ver se brevemente haverá boas noticias.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página