Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Mini - Cross Pin - Diferencial

Tópico em 'Mecânica' iniciado por António Sobral, 4 Jan 2011.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por António Sobral, 4 Jan 2011.

  1. Caros amigos, recentemente coloquei um diferencial "Cross Pin", adquirido em inglaterra, no meu Mini. Gostaria de saber mais informação acerca deste elemento mecânico:

    Ver anexo 205540

    Venham daí os vossos conhecimentos e características deste diferencial...;)
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Então? não há ninguém que opine?
     
  3. Então amigo Sobral, primeiro monta o diferencial e depois é que quer saber as caracteristicas???? :oo
     
  4. Esse diferencial é tipico de Mini pujante ( como se já não o tivesse visto...)
    Quando o motor está a debitar cavalos a sério, a transmissão ou está à altura ou cede.
    O diferencial cross-pin, basicamente distribui a potencia chegada da caixa para o diferencial por 4 pinos em vez de só 2, daí o nome cross-pin ou pinos cruzados, 2 pinos são tipo norte-sul, 4 pinos já dá norte-sul e este-oeste, em cruz.
    Invejo-o amigo Sobral, um diferencial desses faz sempre falta em qualquer Mini com dono de pé pesado...
     
  5. Não foi em vão. Mas já passo a explicar...
    Ora exactamente caro amigo Barbosa: Foi o que aconteceu, aquando Rali Rainha Santa onde participei, os arranques foram muitos e o "pé" era "pesado", resultado: passado algum tempo depois reparei na condução que os pinos ou satélites estavam completamente degolados o que me levou à substituição por este diferencial, do qual dizem maravilhas. Obrigado pela explicação e confirmação daquilo que já tinha lido e ouvido. Gosto sempre de ouvir mais opiniões.
     
  6. O efeito na tracao e minimo.A vantagem esta na resistencia ao abuso.
     
  7. Já foram dadas aqui várias explicações acertadas. Vantagem na tracção teoricamente não deve ter nenhuma, mas o diferencial em si (não confundir com a relação do diferencial) do Mini é bastante fraco. Sei que nos motores turbinados é uma das primeiras peças a ceder...
    Como esse diferencial tem 4 satelites em vez de 2, cada satelite tem 50% da carga que num diferencial de origem. Tendo também a vantagem do corpo do diferencial ser muito mais resistente...
     
  8. Dizem muito bem dos x-pin da Minispares, como o da foto, que tem os pinos cruzados a um ângulo diferente de 90º... ao que parece distribui melhor a carga. O próprio corpo, tal como o Pedro disse, é também muito resistente. Já os da MiniSpeed, parece que dão problemas nos pinos (estão a 90º). Foi o que li... não tenho conhecimento na primeira pessoa.

    No meu motor coloquei um da Minispares (por acaso é o da foto) precisamente por ser mais resistente. Não que o meu motor vá debitar o estábulo inteiro :D mas foi para prevenir uma eventual quebra do diferencial original, já cansado, e danificar a caixa que é rara e foi muito cara.
     
  9. Oh srº Sobral...esse mini está sempre a ser mimado...e com qualidade:huh:;)

    AbraÇos
     
  10. Belo extra. Não fazia ideia deste up-grade para os minis ;)
     
  11. Grande aquisição!!
    Abraço
     
  12. A MiniSport (rrrhhhhh @£§"#$#$/@£€?) quando começou a produzir os seus diferenciais x-pin também eram a 90º, mas acho que agora andam a copiar com mais precisão os da MiniSpares :D
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página