Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

MINI CLUBMAN - Historial

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 30 Abr 2007.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 30 Abr 2007.

  1. O MINI CLUBMAN ...
    A história Mini de Clubman começa em 1967 quando o director de control Joe Edwards da BMC , tenta a sorte para aumentar os lucros. Para ajudar nesta tarefa roubou os planos do seu estilista Roy Haynes, fresco de trabalhar no cortina Mk2. Haynes trouxe da Ford outros estilistas mais novos tais como Harris Mann e Paul Hughes. Trabalhou no Austin Maxi, e no ADO16 revisto 1100/1300 que tal como o ADO22 que nunca viu a luz do dia.
    Expandindo a raça Mini a sua tarefa era simples: produzir um modelo re-denominado para substituir o Hornet de Wolseley e o duende de Riley na extremidade , com os custos de de fabricação mais baixos.~
    O carro resultante, o Mini Clubman teve um nariz mais longo no mesmo estilo do seu irmão mais velho, o Austin Maxi.
    Haynes projectou também uma extremidade traseira revista para o Mini, mas a administração teve outra opinião.
    O interior foi projectado por Paul Hughes, o volante de 3 raios é o cortina Mk1/2 puro no conceito.
    Alec Issigonis ficou com créditos sobre o estilo e embora seu conceito pudesse ter causado problemas no ADO17 Landcrab e no Maxi, quanto ao Mini original era perfeito.
    O Clubman Mini era um exemplo da função excedente do estilo, porque o único benefício do nariz mais longo era um acesso mais fácil ao motor, sendo inferior em termos aerodinâmicos que o original.
    Mas antes de demitir o Clubman como uma diversão desnecessária deve recordar-se que Roy Haynes sabia o que fazia. Em 1969 o Mini tinha estado no mercado 10 anos relativamente inalterado.
    Nesse tempo a Ford tinha produzido o Mk1 e Mk2 Cortina, o Anglia e os Mk1 Escort.
    O carro que foi lançado finalmente, as fotografias do arquivo mostram que Roy Haynes e sua equipa tiveram ideias muito mais radicais para a aparência externa do clubmans ... Muita da história do desenvolvimento do Clubman é o segredo Roy Haynes e Paul Hughes evitaram sempre as atenções da imprensa e tanto quanto é sabido nunca falaram publicamente sobre sua parte na história Mini.
    Um conjunto de fotos do desenvolvimento revela um Mini que parece ser de portas similares àquelas usadas em alguns variants Mini Africano eAustraliano que tiveram o vento acima das janelas e a porta externa de retenção articulada.
    A parte traseira parece ser feita da argila e parece ter sido uma tentativa de criar um espaço extra na bagageira em comparação com o Mini padrão, algo oferecido pelos modelos do Riley/Hornet.
    Nos anos sessenta o Mini foi comprado por muitos como o primeiro carro, nos anos setenta já era um mercado crescente para um segundo carro para a esposa ir ao shopping.
    Feito para perder? De um ponto de vista talvez o Clubman o mais bem sucedido era a Estate ( Carrinha). A Estate Clubman lutou contra a geração nova dos superminis que existiam no mercado.
    Veio originalmente com guarnições de madeira falsificadas ao longo das portas laterais e traseiras, agora muito em voga nos restauros. Como o saloon, a estate recebeu o motor 1098cc em 1975.
    A controvérsia acerca do Clubman Mini depende de uma opinião do projecto original de 1959. Os intrumentos centrais de 1959 era uma característica de projecto herdada do Minor da Morris, e quando alguns proprietários pensaram e exigiram que os manómetros devem ser sempre na frente do volante.

    O Clubman era a resposta aos seus pares, introduzindo o interior ergonomico da Ford ao Bébé da BMC/BLMC.
    Em 1976 a gama inteira de Clubman recebeu uma lavagem, com todos os variants que ostentam a mesma grade preta quando a estate dispensava a sua madeira falsificada.
    As circunstâncias financeiras crónicas da Leyland os anos setenta significaram que havia pouco desenvolvimento principalmente do Clubman, as mudanças mais importantes são a introdução das rodas de 12 polegadas no 1275GT em 1974 e nos outros variants que recebem o motor de 45bhp 1098cc em 1975.
    Richard Longman tinha aprendido no seu comércio e na engenharia liderando a lendária Downton . Em 1971 teve a Longman & Co. Como pareceira e outros extremistas como Steve Harris e George Toth da Downton.
    Em 1978 . Richard Longman teve dez vitórias da classe em doze corridas par aganhar o título de BTCC. No ano seguinte o 1275GTs limpou tudo, com Longman com dez vitórias e de Alan Curnow com duas. Longman ganhou o campeonato...
    A produção do Mini Clubman Saloon ( O meu...) terminou em Agosto 1980 para dar vez ao Metro e ao 1000HL Estate até 1982..
    Produção
    Saloon – 275583 unidades
    Estate -197606
    1275GT- 110673

    Ver anexo 8326Ver anexo 8327Ver anexo 8328

    Ver anexo 8329Ver anexo 8330
     

    Ficheiros Anexados:

  2. É o Mini que mais gosto:D !

    Vejo um todos os dias...
     
  3. boas,clubman,s sao grandes maquinas,deixo aqui 1 foto da minha estate!
     

    Ficheiros Anexados:

  4. Parabens, é linda!:D :D :D :D :D :D :D :D
     
  5. Excelente trabalho de pesquisa Francisco, vou aproveitar este texto para as Fichas Técnicas.

    Um grande obrigado pela partilha!
     
  6. Parabéns uma vez mais Francisco!

    Este homem andou nos " Ovos moles"!:D :D

    Está cá com uma energia! Tipo Cooper S!:D :D :D

    Parabéns! A sério!
     
  7. A continuação de um bom trabalho. Parabéns
     
  8. Parabens , está muito interessante!;)
     
  9. Boa, continuações de bom trabalho.:feliz:
     
  10. mais alguns dados B) B) B) B) B)
     

    Ficheiros Anexados:

  11. obrigado,excelente trabalho,é verdade que tem um 'nariz' um pouco longo, aqui fica a foto do meu CLUBMAN
     

    Ficheiros Anexados:

  12. Cá está o Clubman que vejo todos os dias...

    Uma :D beleza...
     

    Ficheiros Anexados:

  13. O meu começou a fase de montagem...:D
     
  14. O meu começou a fase de montagem...:D

    Proprietários Clubman ponham uma foto nesate tópico com o ano ! :D
     
  15. Ficheiros Anexados:

  16. Tu mandas...

    Aqui ficam as fotos do meu Clubman. Espero que gostem



    Um mimo ! :huh:
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página