Mercedes-Benz 300 SL

Eduardo Flôr

Clássico
O mítico desportivo alemão apresentou-se ao mundo há mais de cinquenta anos no Salão de Nova Iorque.

Quando conheceu os flashes em 1954, este Mercedes estava destinado a fazer carreira nas pistas, mas depressa a sua natureza se revelou atraente para outro tipo de entusiastas.

O 300 SL surgiu munido do primeiro motor tetracilíndrico a gasolina com injecção directa, que desenvolvia 215 cavalos de potência e permitia ao conjunto acelerar até aos 250 km/h. Quando a produção terminou, em 1963, tinham sido entregues 1400 coupés e 1858 da versão roadster (mais tarde introduzida).

O Mercedes 300 SL foi realizado com base na grande experiência que a Mercedes adquiriu com o seu envolvimento na competição onde a marca passeou a sua superioridade antes da Guerra Mundial.

No pós-Guerra, quando a Mercedes pensou regressar à competição realizou um novo motor de 3.0 litros de cilindrada com um veio de excêntricos à cabeça que accionava duas válvulas por cilindro, que foi o primeiro a apresentar injecção.

Outra inovação foi o primeiro chassis tubolar a ser utilizado num modelo de série. Ele sustentava uma carroçaria construída em aluminio que impedia que as portas fossem montadas da forma tradicional, pelo que se recorreu ao tejadilho para a fixação das dobradiças. Nasceu assim o "gullwing" (asas de gaivota).
 

Anexos

  • Mercedes_300_SL_by_dangeruss.jpg
    Mercedes_300_SL_by_dangeruss.jpg
    99 KB · Vistos: 5
  • 300_SL_Gullwing_by_BillMorisson.jpg
    300_SL_Gullwing_by_BillMorisson.jpg
    76.7 KB · Vistos: 5
  • Mercedes_Benz_300SL_Gullwing_by_perplexicon.jpg
    Mercedes_Benz_300SL_Gullwing_by_perplexicon.jpg
    77.1 KB · Vistos: 4
  • mercedes_world_by_bigjay.jpg
    mercedes_world_by_bigjay.jpg
    40.6 KB · Vistos: 4
  • Classic_by_Young_Noble.jpg
    Classic_by_Young_Noble.jpg
    85.4 KB · Vistos: 3
  • Gullwing_by_taghi.jpg
    Gullwing_by_taghi.jpg
    53.8 KB · Vistos: 3
Topo