Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Melhor Sistema Anti-Roubo?

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Tiago Brandão, 4 Dez 2014.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Tiago Brandão, 4 Dez 2014.

  1. Recentemente adquiri um Mini 1000 de '74 (o que está na foto de perfil) e gostaria de saber qual é, na opinião dos utilizadores deste fórum, o melhor sistema anti-roubo para este tipo de carros.
    Existem várias opções (alarme, barra de guiador, etc), mas disseram-me que a melhor opção seria uma tecnologia que envolve uma espécie de porta-chaves que anda sempre com o proprietário do carro e, a uma distância superior a 300/400m entre o carro e esse "porta-chaves" o carro deixa de funcionar. Alguém conhece este método? Prós e contras?

    Obrigado!
     
    Rafael S Marques gostou disto.
  2. O melhor é ires aos foruns ingleses... eles tem muito o problema de roubo de carros... , e sistemas de alarme são quase obrigatorios...
     
    Tiago Brandão gostou disto.
  3. Ok. E consegue-me indicar algum desses foruns ou sites?
     
  4. Um excelente tópico sobre um tema que nos dias de hoje nos deixa bastantes preocupados.

    Tiago, um alarme é certamente um método, mas podes acrescentar mais alguns como uma válvula eletrica de corte de combustivel ou uma torneira, um cortacorrente à bobine, um alicate de pressão em dois tubos de travão, assim que carregarem no travão já não desbloqueia :lol:, as trancas, e haverá muitos mais...
     
  5. Há muitas tácticas diferentes e simples de implementar que se podem usar. Se tiveres uma bomba de gasolina eléctrica, basta deixar um interruptor escondido que corte a corrente para ela, e a maioria dos ladrões já nunca lá chega. Os cortes mais óbvios são no cabo da massa ou no fio do canhão para a bobine, e esses resolvem-se facilmente por um tipo que saiba minimamente como funciona um carro, por isso são pouco eficazes.

    Outra táctica mais simples mas mais chata é simplesmente puxar o cabo da bobine para fora do encaixe e voltar a pô-lo com um isolante à volta. Parece estar tudo no lugar, mas não passa corrente. Isto só é práctico para um carro que fique parado períodos longos, porque andar nestas voltas todos os dias não dá jeito.

    Um amigo meu tinha uma torneira no tubo da gasolina, que passava pelo túnel da transmissão, e ficava escondida junto ao banco do condutor.
     
  6. Por acaso não sei... pois não consigo que me assegurem em Inglaterra, porque estou a menos de 3 meses em Inglaterra e tenho 20 anos...
    O melhor seria meter um alarme, um corte corrente, e um "bloqueador fisico".
    Um alarme bom, mas pouco comum... para não serem daqueles que os ladrões possam ja saber como desligar...
    Um corta corrente ou corta combustivel, para evitar que consigam meter o carro a trabalhar, e demorem mais tempo...
    O bloqueador fisico, isto nem sei bem se existe, mas seria algo que impedi-se as rodas de moverem, quer com o motor a trabalhar ou desligado, (para evitar assaltos que envolvam reboques) mas isto não sei... mas se quiser posso perguntar aos meus professores, são ingleses, estou num curso de restauro de carros clássicos... mas só tirem respostas na segunda feira, dia 8...
    Atenção... eu de sistema anti-roubo não percebo quase nada.... mas em Inglaterra é algo que acontece e muito...

    Solução animal, compre um daqueles cães de bolso... ladram que se farta.. XD
     
    Tiago Brandão gostou disto.
  7. Obrigado a todos pelas opiniões!

    De facto, este tipo de métodos não são bem o que procuro, na medida em que este é o meu carro de dia a dia, pelo que tem de ser algo prático.

    Já agora, se não te importares agradecia que colocasses aqui as opiniões deles. Sendo pessoas da área e uma vez que este é um grande problema em Inglaterra, os teus professores são capazes de dar boas dicas! ;)
    O cão também não era mal pensado, mas depois sujava-me o carro todo hehe

    Reparei que ninguém mencionou o bloqueio elétrico que funciona por ondas de rádio, em que o dono do carro anda com uma espécie de porta-chaves e a partir de 300/400m o carro desliga e não pega. Não acham um bom método?
    E aquele método mais arcaico/clássico do bloqueio do guiador com uma trave que o fixa aos pedais? Parece-me bastante eficiente e além disso muito barato e simples! Alguma opinião sobre isto?
    É que a ideia, obviamente, era conjugar eficiência e custo. Daí descartar um pouco o alarme, que para ser bom, por norma tem de ser caro...

    Cumprimentos.
     
  8. Ainda ontem andei a investigar o mesmo. Pois em portugal é algo que felizmente não é muito preocupante, a nossa taxa de criminalidade é relativamente baixa, a maior parte dos furtos de carros são carros de luxo novos e civic's para assaltos. Como é obvio o melhor método é uma garagem com uma boa fechadura, mas nem toda a gente pode ter esse luxo. Cada método tem vantagens e desvantagens e depois da minha pesquisa cheguei à seguinte conclusão:
    O melhor é utilizar um cruzamento de métodos, um visual, um avisador e um bloqueador.
    Métodos visuais são as barras de volante ou de caixa até de pedais e de roda, são sempre relativamente faceis de retirar ainda mais se o ladrão quiser mesmo aquele carro e já for pronto com as ferramentas para o retirar. Mas para a maioria dos praticantes de banditismo chegará.
    Avisador são os alarmes, sonoros com gps e sms, há milhentos produtos no mercado, fazem barulho enviam sms e os mais caros têm localizador gps. Vantagens, conseguimos localizar o carro mas nada nos impede de o levarem e o espetarem contra uma árvore ou quando chegar mos lá estar o dito agarrado ao chassi sem nada a volta.
    os bloqueadores, são os corta correntes ou corta fogo, não há corrente o motor não pega. seja direto nos cabos da bateria, seja na bobine, seja na bomba de combustível, serão sempre eficases se o ladrão não souber onde se localiza, tem de ser bem escondido mas de forma a que qualquer observador não repare onde mexe sempre que liga o carro. contra, dá trabalho ou fica relativamente caro instalar.
    Quando tiver o meu com certeza que vou tentar instalar o corta corrente, talvez dois, um dentro do compartimento do motor e outro no habitáculo. assim quando o bandido encontrar um vai ficar todo contente e achar que já dá, e depois ainda tem outro.

    um bom método é pintar o carro com uma cor de amarelo ou cor de rosa flurescente a dizer em letras grandes ( eu roubei este carro) x)
     
  9. Os bloqueadores de volante num Mini não funcionam, o volante sai com muita facilidade (uma porca apenas), e basta levar um volante sobresselente. (ver episódios do Mr Bean)

    Os Minis têm ainda outro problema, até finais dos anos 70, com uma moeda de 5$00 e uma colher de café roubava-se um Mini. Todo o meliante sabe disso. Eu optei por instalar um sistema de trancagem central com comando. Fica escondido, não afecta a originalidade e as portas tornam-se bastante mais seguras.
    Este sistema ainda permite a ligação a um alarme, e a um imobilizador, quer pela bobine de ignição quer pela bomba de gasolina eléctrica.

    O corte de corrente à bateria através do pólo negativo, se estiver bem escondido é bastante eficaz, a bateria fica na mala, e a fechadura da mala é mais segura que a das portas.
     
  10. Desculpe a ignorância, mas importa-se de explicar o que é um "sistema de trancagem central com comando" e como funciona?
     
  11. Como num automóvel moderno. As portas trancam e destrancam com um comando à distância...

    O meu é muito semelhante a este.
    Ver anexo 351289
     

    Ficheiros Anexados:

  12. Alarmes, corta-correntes e bloqueadores são bonitos e tal... mas há quem rouba carros com pronto-socorros e atrelados.

    Quem tem um classico de grande valor deve investir num sistema de localização GPS. Mesmo se for roubado e bateria desligada muito facilmente pode ser localizado... Há empresas que fazem o controlo 24h por dia, podem desligar o carro em andamento, etc...
     
  13. Gostaria de saber de existe algum sistema que, em vez de tocar uma buzina, descadeie uma bomba de fumo no habitáculo e outra no compartimento do motor? Seria bem eficiente.
     
  14. Tenta as empresas da especialidade no médio oriente:ph34r:, não mandes vir por via aérea...:))
     
    miguelcristovao gostou disto.
  15. Olá Pedro, faz a tua apresentação na secção entusiastas sff, é obrigatório.
    Abraço.
     
  16. Eu no meu pensei na solução mecânica, uma torneira manual no tubo de combustivel acessivel do interior... ou mesmo um solenoide eléctrico com o botão escondido...
     
    Rafael S Marques gostou disto.
  17. Nem mais. Assim andam enquanto têm gasolina no carborador, depois param deixando qualquer ladrão maluco a pensar que avariou! (Espero que não venham cá ler isto)...:lol:
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página