Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Manómetro Pressão de Óleo

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Gustavo Lucena, 14 Mai 2008.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Gustavo Lucena, 14 Mai 2008.

  1. Boa tarde a todos!

    Comprei recemente uns manómetros usados da Smiths para instalar no meu Datsun 1600 SSS: voltímetro, vacuómetro e pressão de óleo.
    O voltímetro já está instalado. Relativamente ao vacuómetro necessito de arranjar um T para ligar à saída do coletor que vai ao servo-freio (julgo ser esta a melhor opção, mas caso não seja, digam de vossa justiça). Agora em relação ao manómetro da pressão de óleo (mecânico), preciso do sensor a ligar algures no motor... o tubo já arranjei!
    O SSS de origem vem equipado com o sensor da pressão de óleo, para a luz avisadora do quadrante. Existe algum T para ligar a esta ligação de origem ou existe no motor mais algum sítio para efectuar a ligação do sensor do manómetro? Onde poderei comprar este sensor para o manómetro? :confused:

    Fica ainda uma foto dos manómetros:

    [​IMG]

    Se não mostrar aqui fica o link da mesma: http://picasaweb.google.pt/gustavoplucena/Datsun/photo?authkey=spdi_epugX8#5192562232442940002

    Obrigado, desde já, a todos!

    Gustavo
     
  2. Quanto ao vacuómetro é a melhor maneira, um "T" no tubo do servo-freio. Quanto á ligação para o manómetro da pressão de óleo, na maioria dos casos também é um "T" em que se ligam o sensor da luz e o tubo do manómetro. Cumps.
     
  3. Boas. Quanto ao manómetro de pressão de óleo tem que ter uma valvula especifica para ligar a esse manometro da Smiths se assim não for poderá dar-se o caso da informação lida no manometro não ser correcta. O preço de uma valvula poderá rondar os 45 euros.
     
  4. Penso que em relação ao Vacuómetro o melhor local a ligar seria em "T" no colector de admissão na saída para o tubo do avanço do distribuidor pois são de diametros mais semelhantes e com mais facilidade encontrará um "T" do que para o tubo do servo-freio.

    Em relação ao manómetro de pressão do óleo, se for "mecânico" ou seja, se utilizar a pressão do óleo, não necessita de válvula nenhuma nem sensor. A pressão do óleo tem que ir directamente ao manómetro atravéz de um simples tubo, com um "conector" ligado ao bloco, talvez no mesmo local do sensor da luz de pressao de oleo. São também "T"'s que facilmente encontrará em lojas de hidraulica ou peças auto. Atenção ao tipo de rosca, inglesa ou métrica.

    Abraço,
    R
     
  5. Obrigado a todos pela ajuda!
    Só estou indeciso relativamente à ligação do vacuómetro, pois tenho a ideia que se for ligado à ligação do servo-freio, a leitura é mais precisa do que se for no tubo de avanço para o distribuidor... Aproveitando a deixa, para colocar outra questão: o SSS tem 2 carburadores, mas o tubo de avanço para o distribuidor sai do carburador mais próximo deste... será que o outro não terá uma ligação semelhante que permita ligar o vacuómetro?...:huh::huh: A leitura será fiável??:huh::huh:


    Ricardo, em relação a isto, estive a pesquisar na net e pelo consegui apurar, a rosca dos motores L16 da Datsun tem a seguinte medida: 1/8 BSPT, logo inglesa! Já encomendei o T via e-bay!


    SSSaudações,

    Gustavo Lucena
     
  6. O "T" que encomendei no e-bay funciona na perfeição! O manómetro já está a funcionar, em conjunto com a luz avisadora de origem! :feliz:

    Obrigado a todos,

    Gustavo Lucena
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página