Macal Vanguard H4

tubarao21

YoungTimer
Cumprimentos pessoal!

Bem, encontrei a Macal Vanguard h4 que era do meu Pai!
História resumida: eu e o meu irmão há cerca de 20 anos retirámos esta mota debaixo de escombros de uma casa antiga onde ela estava guardada/abandonada. O meu Pai já não andava nela e para lá a deixou até que nós com 13 ou 14 anos de idade a tiramos de lá. Tinha barro até meio do motor! Foi só encher pneus e meter gasolina. Lá conseguimos meter a mota trabalhar. Guardamos até termos dinheiro para arranjar. Uns anos depois, num belo dia cheguei a casa e o meu Pai tinha vendido a mota! Um grande desgosto que tivemos.
No entanto, na procura de uma mota desta para restaurar, fomos ver duas que um senhor tinha para vender. Qual foi o nosso espanto que uma delas era a mota perdida há mais de 15 anos!
Agora contentes da vida estamos para restaurar estas duas motas. (Compramos as duas).

Somos completamente inexperientes em restauro, e há peças que não têm muita esperança, guarda-lamas frontal e traseiro estão cheios de ferrugem. O jacto de areia de certeza que dá cabo do resto. Não sei como recuperar isto. Talvez seja melhor comprar novos, mas onde arranjo? Na net, não encontro.
Em segundo lugar, o depósito tem ferrugem por dentro. Já me disseram que é possível limpar pois existe um produto que o faz eficazmente e não dá cabo do depósito, mas também já me disseram que é preferível comprar um novo.
Também vou precisar de um carburador, julgo que é Bing, mas não sei a referência. Vou ver melhor e depois vou procurar ou deixar aqui. Talvez um guru de vocês me dê indicações onde possa arranjar.
Para já é isto. E chega pois está aqui um belo testamento.

Aguardo conselhos valiosos.
Telmo.
 
OP
OP
T

tubarao21

YoungTimer
Sim, em princípio é o dela. Ainda não verifiquei o numero que está no livrete (achámos o livrete original), mas é o dela.
É um motor de corrente de distribuição, o carburador é um KeiHin. Alguém sabe onde posso arranjar um carburador destes?

Obrigado.
 
compra 5 lit. de vinagre e experimenta banhar as peças com ele, cerca de 24 a 48 h. dependendo da profundidade da ferrugem. Depois lava e seca e vê o resultado. se melhorou mas não ficou perfeito, repete a operação, se ficou bom, aplica de imediato um primário, para não voltar a enferrujar.
podes e deves experimentar primeiro com uma peça pequena.
 
Boas Telmo
Também estou a recuperar uma mais antiga ainda , (67) motor de varetas ! O mais dificil de encontrar ( senão impossivel ) é o escape de origem . Falei há dias com uma pessoa que talvez tenha o carburador . Depois envio o contacto
 
OP
OP
T

tubarao21

YoungTimer
Obrigado pelas respostas.

Também já tinha visto em qualquer lado essa dica do vinagre. Tentar não custa. Aproveito e meto para lá uns parafusos também.
Manuel Rosário, se entretanto desencantares um carburador seria óptimo ;)
O escape felizmente acho que ainda tem salvação. Tem uma mossa mas também dá para tirar. No entanto, também já me indicaram um contacto que pode arranjar escapes. Procuras aquele que é achatado certo? Se souber de alguma coisa, comunico.

Abraços!
 
Boas Telmo
O escape que procuro é o achatado sim !!
Há uns anos soube de um mecânico que tinha ( 3 ) novos . Nessa altura não tinha a mota e indiquei a outra pessoa que os levou .
Coisas da vida . Agradeço se souberes de algum que digas algo
Obrigado
 
OP
OP
T

tubarao21

YoungTimer
Olá, desculpem a falta de notícias. Não tenho tido tempo.

Ora bem, até agora as notícias não são animadoras. A primeira mota que pus a arranjar tinha a caixa de velocidades avariada. Ao desmontar o motor, o mecânico deu-me um orçamento de 500€ para reparação. Já que está aberto levava uma revisão como deve ser, disse ele. Compreendo perfeitamente, mas agora não dá muito jeito(€).
Então, a solução para agora é colocar o motor de uma, na outra e começarmos daí.

A do meu Pai, lá irá com tempo, já está quase toda desmontada, vou ver se vale a pena recuperar algumas peças ou comprar novo.
Tem que ir com paciência.

PS: Não tenho novidades sobre o escape :(

Obrigado.
 
Topo