Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Lotus Europa s1 46 (restauro)

Tópico em 'Outras Marcas' iniciado por Zé Rui Moreira, 25 Abr 2009.

Tópico em 'Outras Marcas' iniciado por Zé Rui Moreira, 25 Abr 2009.

  1. boa noite a todos.

    Ando á uns meses aqui de volta de um Lotus Europa s1 propriedade do Sr. Meu Pai .
    O carro em questão é um Lotus Europa de 1967 com um motor de 4 cilindros 1470 de cilindrada motor Renault 16, tem uma tara de 598 kg e uma lotação de 2 lugares, de cor vermelha

    O meu pai adquiriu este carro em 1992.

    Comecei o restauro pelo motor, que já dei por terminado, agora vou passar aquela parte que eu não gosto “fibra” , pois faz muito pó e dá muito trabalho, mas devagar acho que vou levar o barco a bom porto!


    logo que possa vou publicar algumas fotos!
     
  2. Bem vindo Zé. Mete aí fotos que este pessoal gosta é disso.

    Abraço
     
  3. Bem vindo e venham de lá essas fotos. Cumps.
     
  4. [​IMG]

    [​IMG]


    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    aqui estao entao algumas fotos!
     
  5. BOAS ZÉ, FORÇA NESSE RESTAURO, É UMA EXCELENTE MÁQUINA, E RARISSIMA, POR ACASO SEI ONDE ESTÁ UM CHASSIS DESSA MÁQUINA, CHASSIS, PORQUE O MOTOR JÁ FOI ROUBADO!!!
    Abraço
     
  6. Seja bem vindo! Embora reconheça que o Europa é um ícone, não me consigo obrigar a gostar desse modelo..... Vá-se lá saber.....
    Mas desejo-lhe muito boa sorte para o restauro da máquina!
    Abraço
     
  7. já agora tambem deixo aqui um post que encontrei nun web site de historias de automoveis

    Historia da lotus

    A marca britânica Lotus foi fundada em 1952 por Colin Chapman. Em 1947 Colin Chapman, ainda um estudante universitário, construiu o seu primeiro automóvel tendo como base o chassis de um Austin 7. Este era um automóvel muito leve criado para competição, esse modelo viria a ser chamado Lotus MK I. Colin Chapman viria a criar novas versões do mesmo modelo, tendo o Lotus MK III sido um sucesso nas provas desportivas. A enorme vantagem conseguida pelo Lotus MK III, levou à alteração das regras naquelas provas.

    Devido ao enorme sucesso dos modelos lançados, Colin Chapman associa-se a Michael Allen e Nigel Allen, dando início à marca Lotus em 1952. A Lotus lança o seu primeiro verdadeiro automóvel nesse ano, o Lotus MK VI, este modelo tinha incorporado um motor da Ford com 1500 cc.

    Em 1957 é lançada o Lotus Seven, uma nova versão do Lotus MK VI. Este modelo transformou-se num ícone da Lotus, alcançando um enorme sucesso de vendas. Com a intenção de descontinuar o Seven, a Lotus vendeu em 1973 os direitos de produzir o Seven à Caterham, sendo ainda hoje produzido com o nome Caterham 7. Nesse mesmo ano é lançado o Lotus Elite, um modelo construído à base de fibra de vidro.

    A Lotus entrou na Fórmula Um em 1958, tendo conseguido a primeira vitória em 1960 e ganho o primeiro campeonato em 1963. A Lotus viria a ganhar no total sete campeonatos. Mas mais uma vez as regras viriam a ser alteradas devido às elevadas prestações dos automóveis Lotus. O Lotus 78 lançado para a Fórmula Um, criava um efeito Venturi, em que o ar que passava por baixo do carro exercia uma pressão descendente de 900 kg. Devido a este efeito o carro era capaz de curvar a altas velocidades, de tal modo que parecia estar colado à estrada.

    Em 1966 é lançado o Lotus Europa baseado num protótipo construído para o projecto Ford GT 40.

    Em 1976 é lançada o Lotus Esprit.

    Em 1982, Colin Chapman morre de ataque cardíaco com a idade de 54 anos. Ele fica para a história pelos feitos alcançados na engenharia automóvel

    Em 1986 a Lotus é comprada pela General Motors, sendo vendida em 1993.

    Em 1995 a Lotus abandona a Fórmula Um com um historial de 78 vitórias e um ano depois é lançado o Lotus Elise.

    Recentemente, em 2006, foi lançada a nova geração do Lotus Europa.

    atenção não sei se o artigo corresponde a realidade!
     

  8. realmente caro amigo luis paulo gostos são gostos e nao se podem discutir...

    e des de já agradeço pela força!
     
  9. Grande máquina Zé!!! Parabéns!!! Adoro esse carro especialmente na versão limitada JPS. Era um dos grandes concorrentes nas vendas do VW Porsche 914 na altura...
     
  10. obrigado David Silva.~

    ele não é lá muito grande em termos de tamanho, mas como maquina nao tenhas duvidas...
     
  11. estas são imagens do lotus europa
    NOVO e ANTIGO
     

    Ficheiros Anexados:

  12. Amigo José Manuel realmente essas sao imagens de lotus europa, mas o antigo nao é igual ao do meu pai pois esse é um s2 e o do meu pai é um s1.
    o que se reparar bem tem umas ligeiras difrenças como os piscas a frente que o s2 tem e o s1 só tem de lado e o corte da mala em que no s2 e fas um angulo maior que no s1 que é quase plano!
     
  13. Amanha vou publicar mais fotos!
    só tenho pena é que vai saltar muito porque eu nao tirei fotos nas fases todas!
    porque o trabalho apertou e não deu.
     
  14. Mais uma bela máquina dos bons velhos tempos.
     
  15. novas fotos!

    [​IMG]

    [​IMG]


    [​IMG]

    [​IMG]

    logo a noite vou colocara mais fotos porque a net agora está muito lenta!
     
  16. é de afirmar que o carro ainda nao está acabado só a parte do motor é que esta falta pintar e dar só aquelas afinaçoes, falta tambem mudar os cabos das velas a tampa do destribuidor que ainda não veio pois so chega esta semana que vem!
     
  17. Bem vindo ao portal zé!
    Parabens pelo lotus, esse motor parece estar um brinquinho!

    Abraço
     
  18. Ora Viva

    Fico muito feliz de ver mais um Lotus a renascer!

    É sem dúvida a minha marca de carros preferida e também espero ter possibilidade de terminar o projecto de restauro do meu Elan nos próximos tempos.

    O Europa é um carro muito engraçado e caso tanhas oportunidade de investir um pouco de dinheiro e colocares a motorização dos Renault 12 Gordini vais ver que não te arrependes.

    Boa sorte
     
  19. Caro Fernando Baptista,

    A Filosofia com que o meu pai encara o Automovel antigo é a mesma que eu e o meu irmão também encaramos. Ou seja o carro deve estar o maximo possivél dentro da originaildade. Quero com isto dizer que o carro deve estar igual ao dia em que saíu do Stand. Só assim é que os carros tem para mim o verdadeiro valor de clássicos.
    O motor devido ao baixo peso e aos "posinhos" do Collin Chapman já é verdadeiramente assustador. Penso que haverá poucos carros com a mesma cilindrada capazes de lhe fazer frente. Portanto essa alteração (troca do motor pelo gorndini) é desnecessária. Até porque o que se prentende neste momento é preservar o património e não sair feito doido para as corridas!

    Abraço
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página