Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Limpeza das válvulas

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Fábio Damião, 20 Jan 2010.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Fábio Damião, 20 Jan 2010.

  1. Boas pessoal. Venho com mais uma dúvida.

    Alguém aqui já fez este processo numa Renault 4 GTl? É que vou mudar o óleo à menina e aqui à dias abri o tampão do óleo e notei que tinha tudo muito preto debaixo da tampa das válvulas, e então pensei em tirar a tampa e dar uma limpeza com petróleo e gasolina, só mesmo uma limpeza superficial para tirar aquele óleo queimado e espesso. Gostaria de saber como posso fazer esse processo e também se posso utilizar pistola de parafinar. Também vou precisar de uma junta da tampa. Penso que seja uma junta de cortiça, encontrei uma à venda no site peças.net, mas só vendia um conjunto de juntas para o motor e só vou precisar da junta da tampa, alguém sabe onde posso comprar? Obrigado ;)
     
  2. Deixa ficar isso ou o carvao cai ou carter e bloqueia o chupador da bomba de oleo.
     
  3. É isso mesmo, esquece lá isso, tudo o que aplicas cai para dentro do motor e até a sujidade como referiu o Rui Maurício.
    Ou então, o que podes fazer é usar um produto próprio para limpar o circuito de óleo. Compra-se em qualquer loja da especialidade e é só seguir as instruções.
     
  4. Boas. Obrigado pelas respostas. É normal que caia sujidade para baixo, e acham que aquele óleo velho mais espesso não atrapalha no funcionamento das molas? E com esse produto o processo de limpeza é o mesmo? Ou basta meter lá para dentro?
     
  5. Boas pessoal. Digam-me só uma coisa, quando abrir a tampa é necessário levar outra junta? Ou se a minha estiver em bom estado posso deixar estar? Estou a pensar em limpar mas sem líquidos, limpo só com um pano para tirar o maior.
     
  6. Mais uma opinião :):)
    Amigo se o lixo que diz está "agarrado à tampa das valvulas (por dentro) penso que a melhor maneira é efectivamente tirar fora a tampa e limpar muito bem.
    Depois de limpar (lavar com liquido detergente para motores; gasoleo; ou outro), não deixar mesmo nenhum residuo, no fim pode soprar com jacto de ar.
    A seguir e se quiser pode colocar então uma junta nova e é em corticite sim (pelo menos a da 4L do meu sogro).
    É mesmo bom que não deixe qualquer "cascão" agarrado à tampa.
    Qualquer sujidade na cabeça deixe ficar, até é conveniente não mexer porque depois pode cair para o interior.
    Sobre a pistola; tambem pode usar um pincel :):) para a limpeza.
    Penso que se procurar bem vai encontrar uma junta da tampa das valvulas apenas (procurar numa casa de peças de automoveis).
    Entretanto se encontrar um fecho da porta traseira é favor informar-me porque a dita carrinha do sogro necessita de um :):)
    Cumprimentos
    GB








     
  7. Obrigado Guilherme. Mas pelo que a malta disse, vou preferir não utilizar produtos líquidos para não ter o azar de escorrer sujidade para a bomba do óleo e entupir. Vou mesmo só passar um pano para tirar o "excesso" de óleo expresso, e talvez molhe um pouco o pano com petróleo para limpar melhor.

    Quanto à fechadura da mala é um pouco difícil de encontrar, por acaso na 2a feira montei uma na minha, mudei só o canhão do meu para a nova que o suporte do canhão da minha partiu-se. Tente procurar em ferro-velhos, se encontrar algum mesmo sem chave, é muito fácil de adaptar a chave da ignição no canhão. ;)
     
  8. HI
    Obrigado (mais loogo vou ao centro de abate procurar uma fechadura.
    Sobre a alternativa que colocas eu (e se é para limpar as valvulas/molas) não fazia isso, pois como disseram os outros portalistas vai cair para o carter atraves do sistema de lubrificação que pode entupir, ou dar cabo da bomba de oleo.
    Pano muito menos não esqueças os fios que constituem o dito e pode "ajudar" ao soltarem-se a entupir.
    Falei apenas em limpar a tampa das valvulas por dentro (apenas a tampa- propriamente dita) e se for seca para o local não vai largar nenhum liquido.
    Quando respondi pensei na "borra" que se forma e agarra por cima e no interior da dita, se estas a pensar na cabeça do motor; isso deixa ficar.
    GB





     
  9. Posso também utilizar papel, sempre não deixa qualquer lixo. Pois a tampa propriamente dito não sei em que estado se encontra. O mais provável é estar também muito suja. Gostava mesmo que alguém me disse-se se é mesmo necessário meter uma junta nova depois.
     
  10. HI
    Se a velha "vedar" para que ou porque meter outra?
    Agora se escorrer óleo, pois é o melhor colocar nova :):)
    GB
     
  11. Obrigado guilherme! :D Já agora, aproveitando o tópico. O minha 4L tem vindo a custar a pegar quando está quente, e quando está fria pega lindamente, às vezes nem preciso de abrir o ar. Alguém já teve este problema? o_O
     
  12. Aqui por casa ainda não, agora fria e com a bateria em baixo sucede muito :):)
    Ela quase não sai da garagem (agora está na oficina) :)
     
  13. Pois Gilherme, é normal para quem não abdica de um clássico como transporte do dia-a-dia, penso eu. Por isso é que preciso que ela esteja em bom estado de motor. ;)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página