Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

lei das 125 ... duvida

Tópico em 'Legislação' iniciado por Simao Reis, 13 Fev 2010.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Simao Reis, 13 Fev 2010.

  1. boas gostaria de saber qual o numero do decreto de lei da "lei das 125" :D


    pelo que me disseram podem-se conduzir motas ate 125cc ou ate um - x - kilowats de potencia, com a carta de carro... pois queria confirmar porque as vespas poderão estar dentro dessas especificações... não sendo necessario tirar a carta de motoB) B)

    eu queria confirmar essa informação...

    se alguem estiver dentro do assunto ou se souber dar informações agradeço :D :D
     
  2. O que disseram ao meu irmão, que tirou a carta há dois anos, é que não pode conduzir motas. Mas à cilindrada de 125cc (categoria A1) pertencem as Vespas de cilindrada inferior a essa! A potência máxima é de 11 kW
     
  3. A lei entrou em vigor à pouco tempo atrás, penso que qualquer mota, vespa, motociclo, etc com cilindrada inferior a 125cc pode ser conduzido com carta de carro.

    Agora não sei se é só pegar e andar, ou não...B)

    (No meu caso era mais pegar.... e cair!:D :D)
     
  4. Olha que o meu irmão foi conferir no final de Agosto do ano passado, e disseram que não o podia fazer... Só se a lei entrou em vigor depois disso. ;)
     
  5. A lei já entrou em vigor, penso que no último trimestre do ano passado, e permite a condução de motos até 125cc/11kw. Esta lei aplica-se as pessoas possuidores de carta de condução da categoria B e com 25 anos de idade, quem tiver menos de 25 anos poderá tirar a licença de condução no IMTT e penso que já fica habilitado (aquelas licenças de 50cc).

    Se estiver enganado, alguém que me corrija :D

    EDIT: http://www.autoportal.iol.pt/noticias/geral/lei-das-125-entra-em-vigor-amanha
     
  6. Ahhh, talvez esteja aí o problema! Ele tem só 20 anos ;)
     
  7. tenho de ver isso, bem visto... porque a minha vespa é uma 150cc mas não sei se atinge os tais 11kw de potencia...

    porque no decreto lei podera dizer :motococlos ate 125cc e/ou 11kw de potencia!

    obrigado pela ajuda!
     
  8. Acho que se tiver mais de 125cc deixa de estar englobada na categoria, assim como motas com menos de 125cc, mas mais de 11kw.
     
  9. a minha maria tem 30 anos e cat B de carta , e então ela ja pega tanto na 50 como na 125 , foi-se informar e ta tudo ok, não é necessario mudar a carta , nao pode é exceder os 125cc e os klw, danada :p
     
  10. Eu acho que essa "característica" de 125cc ou 11kw só se aplica para a categoria A1, ou seja, por exemplo 250cc mas com 11kw com a categoria B não é possível, penso eu.
     
  11. é verdade, não é possivel porque excedeu a cc
     
  12. Eu acho que nao é assim. 125 ou 11 KW. Portanto pode ter 250 cc, mas se a potencia estiver abaixo dos 11 KW, é possivel sim, logo que o condutor tenha mais de 25 anos de idade. Quando tirei a carta A1, comprei uma moto de 400 cc, mas nao atingia os 25 Kw, por isso foi-me permito conduzi-la apesar de ter os 400 cc. 2 anos depois fiz a passagem administrativa para qualquer potencia.
     
  13. Pois eu sei que isso se aplica para a categoria A1, não sei é se também se aplica para a nova lei "das 125"..
     
  14. Boas Daniel! fo-lhe passado algum papel ou basta andar com os documentos da moto??

    estou a ver que tenho de ir a dgv, para ver o que me dizem :rolleyes vou imprimir o decreto e vou la ( tanks Carlos) B) B) ... o_O

    obrigado a todos pela ajuda!
     
  15. Boas, Daniel como funciona isso? Eu tb tenho a A1 e dizem-me que so posso conduzir até 125.A minha foi tirada aos 17 anos e posteriormente pensei que desse para conduzir as restantes cc depois de fazer a idade, mas acho que não!Como é isso da passagem administrativa? É que se não der é uma grande estupidez a malta dos carros poder conduzir as motos sem nunca terem conduzido motas e eu que tenho uma carta de mota (embora 125) não o possa fazer para o resto das cilindradas!
     
  16. Isso da passagem administrativa não é apenas de AL para AP? ou seja 250cc para + de 500cc?
     
  17. Ora bem...Vamos separar as aguas.. Quem tem a carta B ou B1. Pode conduzir quads ou motociclos até 125 cc, logo que tenha mais de 25 anos de idade, mas acho que tambem precisa de ter carta ha mais de 2 anos (nao tenho a certeza).

    Quem tem carta A ou A1 nos primeiros 2 anos pode conduzir motos até 250 cc ou se o motor nao ultrapassar os 25 KW. (que foi o meu caso, conduzi uma 400cc com 17 KW) Apos 2 anos de carta A ou A1 e se o condutor tiver mais de 22 anos de idade, pode pedir a passagem administrativa para potencia ilimitada, nao carecendo de novo exame de conduçao.
    Espero ter sido explicito.
     
  18. Os KW são necessários sim, mas se pedirem a mota limitada a essa potência (podem pedir limitada no livrete com limitador na mota e depois tirar mas comem multa se descobrirem) podem andar à vontade.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página