Legalizar Peugeot 205 GTI Dimma

Paulo Machado

Paulo Machado
Boas. Sou novo aqui no forum e preciso da vossa ajuda.

Sou dono de um Peugeot 205 GTI de 1988 há 19 anos. Quando o comprei ele tinha instalado um kit Dimma por forma a ser uma réplica de um Peugeot 205 T16. Nos últimos 7 anos tenho mantido o carro na garagem por causa da caça aos carros "transformados". A matricula do mesmo já foi cancelada e neste momento estou a proceder a uma reparação de manutenção/restauro profunda, desmontando toda a mecânica, suspensões, travões, etc. por forma a corrigir todos os problemas que a idade acarreta.
Gostava de legalizar/homologar o carro por forma a de vez em quando poder dar umas voltas com o mesmo.
É uma pena mantê-lo na garagem uma vez que além do kit de alargamento tem também interiores em fibra revestida a pele, bancos em pele e as magnificas jantes de 16" da Dimma. Pesquisem no google por Peugeot 205 Dimma e vão ver fotos de outros carros iguais ao meu, excepto nos interiores que ainda não encontrei nenhum.
A mecânica mantem-se de origem.

Obrigado.
 
OP
OP
P

Paulo Machado

Paulo Machado
Boas.
Antão aqui vai a apresentação.
Chamo-mo Paulo e tenho 37 anos.

Quanto ao fenomeno estranho.... já corrigi, como é evidente o ano correcto é 1988 e não 1998....
 

Marco Reis

marcor
em relação a legalização do mesmo: entendi que tens o carro alterado, e para uma inspecçao B iriam te reprovar. Eu acho que nao deves ter problemas, se conseguires provar que é um kit original, e que saiu assim do stand (o que por certo acontecia em certos casos) ou era uma alteração que a propria peugeot tinha "parceria".

Se o carro tiver OK, e tiver funcionalmente apto, nao vejo motivo para que to reprovem.
O que eu faria: Ir ao centro de IPO e falar com um inspector, sobre o assunto, que muito provavelmente te dirá para te deslocares ao IMTT para falares la com o engenheiro. Explicares o assunto, e se possivel consigas documentar isso.... Se for preciso com documentos/textos da PEUGEOT PORTUGAL (nao sei se te ajudarão) arranjas.
Para voltares a legalizar esse carro, nao vejo motivo para teres que retirar o KIT.
Uma inspecçao B, para carros aos quais a matricula foi à vida, nao é tao dificil quanto o pintam.
 
OP
OP
P

Paulo Machado

Paulo Machado
Boas. Obrigado pelas respostas. Eu sei que a Peugeot e a Dimma eram parceiros, mas a Peugeot Portugal diz nada saber. Já estou em contacto com a casa mãe em França. Vamos ver que isto dá. Contudo já decobri que existem cópias do kit da dimma e que não estão devidamente autorizadas (o kit dimma todas as partes têm um número de identificação) e que essas não têm autorização da Peugeot França.
 

Marco Reis

marcor
Pois por isso... tenta obter um parecer que seja da Peugeot, pois caso contrario, nao te podem reprovar isso em IPO B.

De qualquer maneira, nao sei se já foste ao IMTT expôr a situação, uma vez que poderás nem ter que levar indicações da peugeot.... Carros com alterações estéticas, também tem que ir a IPO B, e passam desde que esteja tudo funcional e OK. Claro que se chumbas, sao sempre +100euros, mas tenta falar com o IMTT....eu pessoalemente faria tambem isso, enquanto esperas a resposta da Peugeot França.

Solução caso isso nao de em nada, é tentares conhecimentos na area das IPOs (sei de historias de amizades favoraveis ao assunto), pois caso contrario deverás que levar o carro o max. original possivel (e funcional), o que implica retirar o Kit.
 

Rui Valverde

Clássico
Mete primeiro uma foto ou fotos do carro e depois vemos o que se vai fazer:) Tem que se conseguir colocar isso na estrada novamente.

Estive a ver umas fotos e está brutal!!!
 
OP
OP
P

Paulo Machado

Paulo Machado
Neste momento aproveitei que o carro está parado e estou a fazer uma grande revisão. (casquilhos, suspensão, tubos, pernos do colector de escape, termostacto, correia de distribuição, travões, etc, etc) tenho o carro em peças......


Esta revisão está a ser feita com calma, pois não tenho pressa ;)

Estou também a aproveitar para pintar o compartimento do motor....

Posso é documentar em fotos o que for sendo feito.
 
Topo