Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Legalização de carro com matrícula Suiça

Tópico em 'Legislação' iniciado por Eduardo Rêgo, 8 Fev 2011.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Eduardo Rêgo, 8 Fev 2011.

  1. Boa noite,

    Antes de mais, peço desculpa por ainda não me ter apresentado ao forum, que pelo que vi é de grande valor. Vou passar então à questão que me tem vindo a assombrar desde há uns tempos, bastante parecida com a relatada aqui: http://www.portalclassicos.com/legislacao/4356-ajuda-legalizacao-um-carro-suico.html.

    O meu pai, residente na Suiça desde 2005, veio de urgência para Portugal e trouxe o seu estimado Alfa Romeo 155 2.0 Twin Spark 8V de 1993 com 133.000 Km. O carro está impecavelmente conservado, pode-se dizer, novo. Já tendo procurado em vários sites de classificados não consegui encontrar nenhum 2.0, quanto mais com os mesmos extras deste ou o mesmo estado de conservação.
    A situação é que ele não pretende regressar à Suiça e após uma rápida pesquisa na Net descobri que quem regressa definitivamente para Portugal beneficia de uma isenção.
    Agora o que eu pretendia saber detalhadamente eram os passos fulcrais de legalização, nomeadamente, onde nos temos de dirigir primeiramente para resolver esta situação.

    Ele terá de ir à Suiça pedir o certificado de fim de residência nesse pais ou poderá ser tratado por aqui?
    Temos de ir à Embaixada Suiça aqui em Portugal primeiro ou ao IMTT?

    Peço desculpa se não tiver sido claro mas penso que dá para entender... Espero que alguém me possa ajudar neste problema pois neste momento não sei mesmo onde me dirigir nem o que fazer...

    Obrigado!
     
  2. Eduardo, passa aqui Os Entusiastas - Portal dos Clássicos e faz a tua apresentação.

    Se o teu pai veio de vez penso que só paga as despesas do processo, mas certezas é ele passar numa agencia e perguntar.

    Um abraço e bem vindo.
     
  3. Eduardo o teu Pai tem de comunicar a Embaixada Suiça o seu regresso defenitivo para poder ter essas regalias.
    Existe uma outra instituição cá na Suiça que o teu Pai deve conhecer bem que é a Policia dos estrangeiros que também tem de ser informada, a partir daí recebes toda a documentação necessária para tratarem da legalisação do carro aí em Portugal com as tais regalias.
     
  4. Boa tarde,

    Obrigado pelas informações. A Policia dos estrangeiros é a "gemeinde" certo? A minha Mãe ligou hoje para o consulado Português em Zurique e informaram-na que terá que se dirigir primeiramente à "gemeinde" e depois ao consulado lá porque há papeis para assinar... Neste momento é lhes impossivel deslocarem-se à Suiça, não haverá outro modo? Nomeadamente, tratar aqui na embaixada Suiça de lhes enviarem a papelada? Obrigado.
     
  5. Penso que não mas no teu lugar liga-va para ver se podem fazer alguma coisa.
    Sabes que a Suiça é muito organisada a esses nivéis e talvez possam encontrar uma solução.

    Mesmo porque o teu Pai tem direitos a recever tanto da reforma que na Suiça Alemã chamam de AHV e na Fancesa AVS como também deve ter um segundo pilar que esse no regresso defenitivo ele pode levantar.

    Espero ter ajudado.
    Abraço
     
  6. Ja agora... segundo sei, se teve mais alguem com o teu pai por la com carta de condução, tambem eles poderam trazer um carro de la... tendo de estar salvo erro 6 meses em vosso nome e depois poderam mudar de nome... Caso tenham algum carro por encomenda ou assim...
     
  7. É assim Pedro o facto de ter residido na Suiça tendo carta de condução qualquer emigrante pode levar um carro definitivamente para Portugal, o carro tem de estar no minimo seis meses com matriculas Suiças e no nome da pessoa que vai regressar a Portugal, quanto ao passar o carro para o nome de outra pessoa passados seis meses já não é assim porque a regalia é nos dada pelo governo Português e não pela Suiça a regalia da Suiça é o facto do carro nos ficar mais barato que em Portugal. Só podes passar o carro para o nome de outras pessoas ao fim de 5 anos caso contrario passas a pagar o imposto com o valor do carro em Portugal.
    Daí a razão pela qual a maior parte dos emigrantes leva carros novos porque assim sabem que pelo menos durante cinco anos não vão ter grandes problemas.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página