Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Lancia Delta S4

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Nelson Dinis, 18 Jun 2010.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Nelson Dinis, 18 Jun 2010.

  1. O Lancia Delta S4 competiu no mundial de ralis em 1985 e 1986, até os carros do grupo B serem banidos da competição pela FIA. Este carro veio substituir o Lancia 037 e era uma Evolução deste. O S4 tirou todo o partido do regulamento do Grupo B e tinha motor central e tracção integral para mais tracção e agilidade. O motor de 1759cc e 4 cilindros combinava Compressor (Volumex-Abarth) para reduzir o "Lag" a baixas rotações e Turbo (KKK). Oficialmente o carro produzia 550cv (410KW). Algumas pessoas afirmam que o S4 conseguia acelerar, em terra, dos 0 aos 100 em apenas 2.3 segundos. A capacidade de 1.4 aplicada pela FIA e a escolha do motor de 1759cc colocou o S4 na classe abaixo dos 2500cc que lhe permitia um peso mínimo de 890Kg. A combinação do compressor e do turbo foi uma evolução do motor do 037 que produzia 350cv (261KW) usando apenas um compressor. Esta fórmula era competitiva comparativamente ao Audi Quattro que em 1984 também dispunha de 350cv. Na época de 1985 foi homolgado o Audi Quattro S1 com 600cv (450KW), e consequentemente teve de se adicionar um turbo ao motor do S4 para que este se mantivesse competitivo.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Tal como o Peugeot 205 T16, o Lancia Delta S4 apenas tinha Delta no nome pelo desenho da carroceria (que interessava por questões de marketing), não partilhava virtualmente nada, no que respeita à construcção, com o de produção e motor frontal. O chassis era tubular, tal como o do 037. A suspensão era de triângulos sobrepostos às 4 rodas, com um único Coil Over grande à frente e dois amortecedores e mola separada atrás. A carroceria era feita de fibra de carbono e tanto a frente como a traseira eram completamente removíveis para facilitar o acesso à mecânica nas assistências técnicas durante as provas. A carroceria continha diversos apêndices aerodinâmicos como uma abertura no capot depois do radiador de àgua com um apêndice (ver fotos), Saias frontais moldadas no parachoques frontal, e spoiler traseiro com deflector incorporado.
     

    Ficheiros Anexados:

  3. Estou a fazer a tradução de mais documentos pelo que ainda não me fico por aqui nem em imagens (disponho de bem mais de 1000 relativas a este modelo) nem em texto.
     
  4. Para efeitos de homolgação a Lancia construiu 200 S4 para estrada. A versão "Stradale" tinha, tal como os carros de ralis, motor central de 1800cc capazes de produzir 250cv (180KW) na configuração de estrada



    Uma particularidade deste carro era um dispositivo que permitia ao condutor escolher a divisão de potência entre os eixos frontal e traseiro. Não me lembro agora de quais as percentagens mas quando achar info disponibilizo aqui.
     

    Ficheiros Anexados:

  5. Se o Grupo S tivesse existido, existia já um substituto para o S4, o ECV, um carro que de acordo com Markku Allen era inguiável tal a relação peso\potência. Este carro tinha como principal novidade o facto de acoplar num mesmo motor 2 turbos e compressor bem como uma cabeça totalmente nova com as válvulas dispostas em cruz.
     

    Ficheiros Anexados:

  6. Na competição o carro ganhou na sua prova de estreia, o Rally RAC de 1985 pelas mãos de Henry Toivonnen e deu a Markku Allen o 2º lugar no mundial de pilotos do ano seguinte. Após o final do mundial de 1986, e durante duas semanas o título foi de Markku Allen, mas irregularidades no carro de Allen detectadas no rali de San Remo fizeram-no perder pontos e entregar consequentemente a victória a Juha Kankkunen em Peugeot 205 T16. O Delta S4 foi também campeão europeu de ralis em 1986 pelas mãos do italiano Fabrizio Tabaton que corria pela Grifone com as cores da Esso (preto e dourado). A fábrica também apoiava o Jolly Club que corria com as cores da TOTIP, sendo um dos pilotos Dario Cerrato.
     

    Ficheiros Anexados:

  7. O único a fazer isso actualmente (distribuição de tracção) é o Lancer Evolution (desde o VII).
     
  8. Infelizmente, o legado deste carro fica marcado pelo acidente fatal que vitimou Henry Toivonen e o seu Co-piloto Sergio Cresto durante o "Tour de Corse" em 1986. Inexplicavelmente Henry não fez uma curva rápida à esquerda precipitando-se numa ravina e colidindo lateralmente numas arvores, o que provocou a explosão do carro incinerando os dois jovens pilotos.

    Existem muitos rumores sobre este acidente bem como teorias.

    Um dado assente é que Toivonnen estava a conduzir sedado devido a uma gripe que o assombrava. Para além disto o piloto, bem como Allen, queixavam se do intenso cheiro a combustível no interior da viatura. O que realmente aconteceu nunca se saberá, apenas se sabe que não haviam marcas de travagens antes do acidente. Os pilotos, especialmente o próprio Toivonen queixavam se também da dureza do rali que contava com mais de 1000km cronometrados.

    YouTube - Tour de Corse ´86 and the Tragedy
     
  9. YouTube - Group B - The death of Henri Toivonen announced in the news - Tour de Corse 1986

    Neste vídeo onde é anunciada a morte deste piloto aparecem as imagens que comprovam o que disse anteriormente num outro tópico relativamente à vitória de Toivonen no rali Costa Esmeralda com um pé partido.

    Neste outro vídeo fica um exemplo da personalidade de Toivonen numa brincadeira com Juha Kankkunen

    YouTube - Henri Toivonen Interview Juha Kankkunen

    YouTube - Henri Toivonen: The man who would be king.


    um tributo...
    YouTube - Henri Toivonen - Tribute

    outro...

    YouTube - Pure Henri Toivonen with pure engine sounds - The Lancia Years 1984-1986
     
  10. dia 26 e 27, vou a povoa acho que ha um evento da " MARTINI ", devera ser interessante, pode ser que tenha la esta e outras raridades...B)
     
  11. Na última entrevista dada pelo piloto, ele diz: "This rally is insane, even though everything is going well at the moment. If there will be trouble, I’m as good as dead.” (Este rali é de loucos, apesar de estar tudo a correr bem até ao momento, se houver algum problema, estou tão bom quanto morto).... "morbidamente" irónico.
     
  12. É o Martini Racing Tour. Vai lá ter uma Réplica de um Lancia 037 (baseado no Fulvia penso eu) e um Delta Integrale Evo 2 com a decoração da Martini.
     
  13. vantagens de viver na povoa :D

    eu já adiciono informação neste tópico, desde já excelente.

    um pequeno aparte, conhece o Delta ECV1? é que ando a procura de informação e nada. modelo da foto em baixo, o carro era uma evolução do S4 mas era para participar no Grupo S, nunca participou.


    Ver anexo 175808
     

    Ficheiros Anexados:

  14. o que posso adicionar além do que o Nelson Dinis escreveu.



    o motor usava um turbo e compressor como ja foi referido, mas o turbo só entrava em funcionamento entre as 5000 e as 6000 RPM levando a que o motor funciona-se com o turbo e o compressor entregando a potência e binário de forma harmoniosa o que era um desafio complexo, apenas os engenheiros da Fiat o conseguiram com sucesso e nunca mais alguem tentou fazer o mesmo sistema (existe parecido mas não igual, atenção nesse promenor).

    o chassis tinha mais parecenças com um Ferrari 250 Lm da década de 60 do que um carro de Rally, e juntando ao enorme turbo e compressor o motor produzia um som muito característico parecido com uma panela de pressão mas como disse um amigo meu e passo a citar: "parece crianças a berrar"


    lindo,
    um exemplo do que falo


    YouTube - lancia delta s4 (only sound!) no music
     
  15. Sim, eu falo um pouco dele mais atrás
     
  16. O carro do vídeo corre actualmente no campeonato europeu de Hill Climb pelas mãos de Bruno Lannielo. Esse vídeo é, salvo erro da temporada de 2009.
     
  17. é sim senhor, o gajo tem um kit de unhas de mestre
     
  18. hum... e que tal falar da evoluçao do s4???


    se falar mos do Lancia delta hf 4wd ? ;)
     
  19. a evolução do S4 era o ECV1, o HF em comparação directa com o S4 é de "série"
     
  20. hehehe.
    Para falar do 4wd (atenção, não confundir com o Integrale) Cria se um novo tópico, pois também é um carro que merece (como todo e qualquer Lancia :lol: )
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página