Kimi Raikkonen no Rali da Finlândia

Kimi Raikkonen, piloto de Fórmula 1 da equipa Ferrari, vai alinhar no Rali da Finlândia, nona etapa do Mundial WRC, que se disputa dentro de um mês (31 de Julho a 2 de Agosto). Raikkonen já participou em três ralis neste ano, mas a prova do seu país natal será a sua primeira experiência em pisos de terra.

O piloto finlandês, campeão mundial de Fórmula 1 com a Ferrari em 2007, testou o Fiat Abarth Grande Punto S2000 durante dois dias. O carro pertence à equipa privada de Tommi Makinen, antigo tetracampeão mundial de ralis, que também “empresta” a Raikkonen o seu antigo navegador, Kaj Lindstrom.

Lindstrom, que disputou a prova finlandesa dez vezes, alerta para as dificuldades que o seu compatriota, de 29 anos, vai enfrentar: “Certamente não vai ser fácil. Os ralis que temos feito até agora são eventos pequenos, uma etapa do WRC com três dias será muito mais longa e mais intensa do que essas provas nacionais.”

Raikkonen participou no Rali do Ártico em Janeiro (13º), voltando aos pisos com neve e gelo no Rali Vaakuna, onde seguia na sétima posição quando se despistou, acabando no 17º lugar. Em Maio, Raikkonen experimentou o asfalto no Rali della Marca, em Itália, tendo abandonado na terceira especial, após bater e danificar a suspensão.

“Ele competiu em neve e asfalto, nunca em terra, mas testamos em pisos de terra. Um dos maiores problemas para o Kimi vai ser a velocidade. As estradas do Rali da Finlândia são muito rápidas, não se parecem com nada que tenhamos feito antes. Porém, é preciso não esquecer que este rapaz é mesmo muito bom piloto. Ele tem muito talento e tenho a certeza de que vai sair-se bem”, avaliou Lindstrom.
 
Topo