Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Jorge Pêgo - Jovem Lobo

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 7 Out 2008.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 7 Out 2008.

  1. Jorge Pêgo além de piloto era também jornalista pois fazia, a par de Carlos Blanco e de outros jornalistas, o programa radiofónico "Luanda 74"

    Entrevista de Jorge Pêgo a Carlos Blanco (in Equipa)

    [​IMG]

    [​IMG]

    Circuitos Taki Tala'73, Nova Lisboa (Gr 2 a 5)
    Jorge Pêgo ganha o Gr2 e classifica-se em 3º à geral. Jorge Pêgo esteve imparável nesta corrida, mostrando bastante à vontade com o BMW 2002 Schnitzer chegando mesmo a andar em 2º lugar e ganhando 1 a 2 segundos por volta a Raul Esperto. "Pêgo, nesta corrida foi a confirmação de uma revelação" (cito o nosso Hélder de Sousa in Equipa).

    [​IMG]

    [​IMG]

    Em Nova Lisboa'73, nas 6H , com o Lola T212 / Ford, Jorge Pego fez par com Mabílio de Albuquerque, fazendo o terceiro lugar atrás dos Chevron B21 de Fletcher / Tuchet e Harrower /Bell. No mesmo ano, nos 500 Kms de Benguela esta dupla, ou melhor tripla, classificar-se- ia na 5ªposição numa corrida que viria a ser ganha por Peixinho / Nicha no Lola T292 / BMW.
    * Nesta foto (6H NL) o Lola é pilotado pelo 1º piloto - Mabílio (in Motor)

    [​IMG]

    Ricardo Duarte in "Mazungue"
     
  2. jpEGO.jpg

    A ultima vez que o vi correr, acabou assim........

    Reparem na foto pequena (canto esquerdo) na lista por cima do nº 2, o slogan ANGOLA É IMPARÁVEL

    Pedro, de facto, em Moçâmedes'74, no Circuito das Festas do Mar, Jorge Pego destruiria parcialmente o Lola T212 Ford (Ex-Mabílio, e Ex-Andre Verwey), mas também, se tivesse chegado ao fim, teria "levado" com o afamado protesto da "altura ao solo", que ninguém entendeu, e possivelmente viria a ser desclassificado. Não se esperava este desfecho (batida) porque o piloto já conhecia o carro e já tinha estreado o "além limites" com uma "saída" no Autódromo de Luanda. E mais, Moçâmedes tinha colocado um "tapete" de asfalto novo já a contar com estes protótipos.

    Ricardo Duarte/Pedro Ilha in "Mazungue"
     

    Ficheiros Anexados:

  3. [​IMG]

    Mas vamos lá........Maio de 1975. Corrida com objetivo de recolher fundos para auxílio aos refugiados da guerra civil que se iniciava em Angola.

    Convenci meu cunhado Deodato Teodoro (Dato - Recife - PE) a inscrever seu Citroen 2 cv novinho em folha que tinha comprado para substituir um 2002 ti.

    Enchi a paciência ao Cheta (António Diniz de Carvalho - Salvador BA) para tirar de madrugada o velho SAAB 1950 e troca o passo, sei lá..... da garagem do Sr. Carvalho, seu pai.

    Bom tudo deu certo. Decorei os carros ás 6:30 da manhã na frente de minha casa, fizemos as fotos de praxe e lá fomos para o autódromo. Eu como chefe de equipe de 2 onças.

    O Saab até andou razoávelmente....parece que não desaprendeu........mas o 2 CV apesar de andar em último levava a arquibancada ao delírio.....o público ficava todo em pé qdo o Dato ultrapassava nas curvas um Fiat 850.
    Nas retas a gritaria se repetia, afinal desta vez o 850 passava o 2 cv.... e assim a corrida de amadores (?) foi talvez a mais divertida desse dia que teve inclusive o Pêgo andando atrás do Citroen 2 CV.......nos boxes, claro.

    E eu orgulhoso pelo velho Saab do Cheta ter andado na frente de um montão de carros mais novos......e meio envergonahdo qdo o 2 CV passava em último na reta.

    Na arquibancada o Sr. Ernesto Passos Ramos me disse depois era o chefe da torcida do Dato......afinal como bom vizinho da Vila Alice não podia deixar de torcer pelos amigos, e quase arrumou uma confusão com a torcida do Fiat 850.

    OBS. Foto da ex-coleção de Ruy Turza, atualmente nas mãos de Fernando Farapuso Aperezas.

    PS 1 - Infelizmente não vou poder relatar a corrida do Pêgo nesse dia por que não prestei atenção após o sucesso de meus dois pilotos.

    Asperezas/ Ruy Turza in "Mazungue"
     

  4. Obrigado pelo arrepio na espinha... :D Quem me dera ter lá estado...

    cumprimentos.
     
  5. Soube ha pouco tempo que este senhor é o actual proprietário de um dos BMW 2002 ac schnitzer que correu em Angola pela autocal e veio para Portugal pelas mãos de Antonio José Oliveira. Pena não o voltar a por nas pistas na actualidade.....os espectadores agradeciam:)
     
    Francisco Lemos Ferreira gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página