Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Inspecções - Alterações Avizinham-Se

Tópico em 'Off-Road' iniciado por Armando Fonseca, 18 Mai 2012.

Tópico em 'Off-Road' iniciado por Armando Fonseca, 18 Mai 2012.

  1. [background=rgb(204,204,204)]"O Governo aprovou, esta quinta-feira, um diploma que altera o Código da Estrada e o Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, introduzindo "ligeiros ajustamentos" para adequar a legislação nacional a uma directiva comunitária.[/background]


    Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o secretário de Estado da Presidência adiantou que, antes da publicação deste diploma, vai haver uma campanha de informação à população sobre as alterações introduzidas.
    De acordo com Luís Marques Guedes, trata-se de "um diploma essencialmente técnico", que não introduz "alterações de monta", mas sim "ligeiros ajustamentos" para uniformizar o reconhecimento dos títulos de habilitação legal para conduzir na União Europeia, a periodicidade para a revalidação do título e os requisitos exigíveis aos condutores.
    Em causa está a adequação da legislação nacional a uma directiva comunitária que estava por transpor desde 2009. "Portugal já estava em incumprimento relativamente a essa transposição", referiu o secretário de Estado da Presidência.
    Marques Guedes acrescentou que o Governo está a trabalhar numa reforma "com significado mais profundo" do Código da Estrada, que deverá ser conhecida "daqui por uns meses".
    O Governo aprovou um decreto-lei com alterações ao regime de inspecções técnicas de veículos a motor e seus reboques, transpondo "uma directiva comunitária relativa ao controlo técnico".
    Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, esse decreto-lei "alarga o universo de veículos a sujeitar a inspecção, incluindo-se nesse âmbito alguns motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos, reboques e semi-reboques"."
    Noticia Retirada de :
    http://www.cmjornal....digo-da-estrada
     
  2. :wacko: O que é que eles andarão a inventar agora.......não deve ser nada bom. :wacko:
     
  3. Já é falado há muito tempo, será que avançam mesmo? Estamos lixados...
     
  4. Alem dos classicos, que desconfio que podera haver alguma coisa ...

    ... quero ver o que eles vao fazer com os motociclos sejam os classicos ou não
     
  5. Eles referem "alguns", a ver vamos...
     
  6. A "longo prazo" (10/20 anos) tudo o que "anda" na estrada vai ser "inspeccionado" ....
     
  7. Já não era sem tempo, nunca achei bem que uns veículos tivessem que fazer inspecções obrigatórias e outros veículos não, aliás estou para ver o que pode sair desta lei acerca do que se luta na cidade de Lisboa sobre a "Poluição ambiental". B)
     
  8. Se me explicarem como vão fazer inspeções a motos, até posso pensar em aceitar essa mesma inspeção ...

    ... até la é mais uma das muitas asneiras que no nosso Pais existem e tendem cada vez mais a existir.

    A maior parte dos motociclistas, onde eu me incluo, gasta rios de dinheiro para manter as suas montadas na maior das seguranças ...

    ... e porque ?

    Simples se alguma coisa falhar por falta de manutenção causando um acidente, podemos nunca mais nos levantar-mos para dizer Ai.

    Numa linha de pensamento em que todos os veiculos devem ter inspeção, então que se faça a tudo, não esquecendo os triciclos das crianças ...

    ... são ou não veiculos?!

    Enquanto não houver leis com pés e cabeça para todos os veiculos e digo TODOS, quer sejam veiculos modernos, pesados, ligeiros, classicos originais ou replicas ou viaturas com pequenas modificações, isto nao passa de mais uma maquina se sugar dinheiro...

    ... sou contra e quando algum dia tiver de levar a moto para a inspeção, faço questao de lhe meter em cada mala o maximo que elas podem levar que é 25Kg x 3 que junto com os magros 300Kg que ela pesa a seco, para verem o que é que é bom para a tosse e depois quero ver o que acontece se o inspetor que lhe calhar a deixar ir ao chao ...

    ... como ja disse venham de la as inspeções as motos mas se houver regras bem definidas para TODOS os veiculos, como existem em paises como Inglaterra, até la só andamos a ser aliviados de mais uns euros.

    Abraço e boas inspecções para quem delas gosta
     
  9. HI
    São duas situações completamente distintas. Uma (inspecção) é a nivel nacional, a outra "luta" é a nível regional (há quem defenda que Portugal é Lisboa e o resto paisagem :).) ) .
    Sobre a "poluição" de Lisboa posso dizer que ela existe há muitos anos ...
    A primeira vez que tive contacto com ela foi em 1972 (Agosto/Setembro) e nunca mais esqueci ...
    Estava eu a fazer a preparação para exame de admissão ao curso (na Cruz Quebrada) e um dia
    à tarde fui (fomos) "passear para Lisboa". Como fomos no "15" descemos na Praça do Comércio e subimos a Rua Augusta e depois foi visitar lojas Praça da Figueira, Rossio, Rua Nova do Almada (Socidel :):)) e Chiado. Regresso do mesmo modo; era mais barato de eléctrico que no "comboio" e tambem mais "turistico" ...
    Quando chegados ao Centro de Estágio" senti o nariz "entupido", e toca de tentar limpar ...
    Resultado sairam umas "postas" bem pretas; o que me deixou bem espantado ... nunca, em lado nenhum tal me sucedeu tal.

    Por isso, para mim, a "idiotice" de colocar entraves á livre circulação em Lisboa tem apenas em mente cobrar mais uns "cobres" em impostos ou multas (aqui depende da vontade do freguês - ou não). É que se se revelar que os "cobres" das "multas" não chega avança a segunda hipotese - taxa para "andar" na zona ZER, tal como em Londres.

    Sobre a inspecção a todos os veiculos que andam nas estradas (nacionais e municipais) entendo que devem ser "fiscalizados/inspeccionados" desde o tractor agricola até à bicicleta ..
    Por estranho que pareça já tive quase tantos "conflitos" com bicicletas como os sucedidos com "carros".
    O que possivelmente não vou concordar é com os preços praticados para essas inspecções/fisclização; por norma os preços daquilo que é "obrigatório por Lei" tem tendência a ser inflaccionado (e complicado). PORQUE SERÁ ???
    Desculpa o testamento :lol:
     
    João Duque gostou disto.
  10. Agora disseste (quase) tudo ....
    O problema em Portugal é apenas um ... o "legislador". Na maior parte das vezes é um ignorante das vivências diárias, um incompetente a nível técnico (sobre/da legislação) e sectário porque com a sua acção vai alterar radicalmente a vida dos seus concidadãos com a agravante de estar "investido" em "cargo oficial".
    O actual PR já se referiu a este assunto/problema; mas nada mais (se) fez .....
     
  11. Salvo erro, acho que nos Açores fazem inspecções a motos !
     
  12. Mais uma dor de cabeça, insp a motociclos ,com essas leis de merda acho com o tempo vou-me desfazer de tudo carros ,motas ciclomotores e só fico com alguma bicicleta, o dinheiro já não dá para tanto, e com o tempo só os milionários é que vão ter o previlégio de usufruir delas
     
  13. A questão das motos já se coloca há uns anos e espero que não avançe... Pois já gasto rios de dinheiro na mota e agora ter de a levar a inspecções e discutir piscas, pneus etc... começa a faltar a paciênçia de estar sempre a levar no...

    É mais um modo de nos sacar mais dinheiro...
     
  14. O meu vizinho teima em andar de motorizada sem luz mesmo de noite! Até pode deixar de ver a estrada e ir em frente. Assustar-me como já me aconteceu por diversas vezes por não o ver de frente é que não. Como este exemplo deve haver milhares.

    P.s tenho duas motas!
     
    João Duque gostou disto.
  15. Esse exemplo vai para la de uma necessidade de inspeção a veiculos de duas rodas ...

    ,,, é basicamente estar a ca....-se para a sua segurança e dos outros ,,,

    ,,, mas nao sao as inpeções que vao mudar esse tipo de comportamento ...

    enfim ,,,
     

Partilhar Página