Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Informatizar Matricula IMT - duvidas

Tópico em 'Legislação' iniciado por Filipe Matos da Fonseca, 11 Mai 2015.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Filipe Matos da Fonseca, 11 Mai 2015.

  1. Boa tarde a todos,
    Herdei um Austin 1100 que era do meu avô e estou neste momento no processo de passagem da propriedade. A matricula não se encontra cancelada e um dos problemas é que não encontramos os documentos do veiculo visto que o mesmo estava parado desde à mto tempo.
    Neste momento disseram-me que a matricula necessita de ser informatizada pelo IMT.
    Fui à loja do cidadão nas Laranjeiras e foi me dito que se o processo fosse lá despoletado iria demorar cerca de 1 ano e meio... A funcionaria recomendou-me que fosse à "sede" no parque das nações e aí já só demoraria cerca de 2 meses. Achei um absurdo !!!
    Tentei no mesmo dia ir ao IMT para pedir esclarecimentos mas tinha 60 senhas para ser atendido :-(
    Até esperava mas não sei se posso ser eu a fazer o pedido como futuro comprador do veiculo...
    Este processo é mesmo assim ?
    Posso ser eu a fazer o pedido de informatização?
    Não se consegue acelerar o processo ?
    Sem a matricula estar informatizada não consigo pedir uma segunda via dos documentos e tratar da inspecção... certo?
    Obrigado e um abraço,
    Filipe MF
     
  2. Viva,

    Infelizemente é assim mesmo :( o meu também não estava informatizado no IMT, apesar de eu ter os documentos originais do carro.
    Tive de ir ao IMT... com tudo o que isso acarreta, mas valeu a pena, passado um mês já tinha o DU.

    A senhora das laranjeiras, se foi a mesma que me atendeu, colocou-me a validade de 6 meses no meu livrete original, e quando terminasse o tempo para lá voltar que colocava + 6 meses. Mas como disse no meu caso não foi preciso. Tive é de ir ao IMT...

    Abraço.
     
  3. Caro Nelson, obrigado pelos comentários.
    E posso ser eu como comprador a solicitar ao IMT ou tem de ser o vendedor (neste caso um dos meus tios)?
    É se puder ser eu até faço o sacrificio e vou para lá madrugar...
    Abraço e obrigado,
    Filipe MF
     
  4. Sim, Filipe, podes ser tu, não precisa de ser o vendedor.
     
  5. Boas, eu ando nisto á mais de um ano...fui para transferir o meu kadett para meu nome, mas como nao estava informatizado, paguei e meteram-me validade de um ano na guia...esse ano acabou este mes! Vou la voltar para meterem novo carimbo...O pior é que restaurei o carro e alterei a cor, e só posso mudar a cor nos documentos, quando estiverem em meu nome! É uma vergonha demorar tanto tempo, tenho o carro pronto e não posso andar com as coisas para a frente...
     
  6. Infelizmente também tenho um caso idêntico. Entretanto quero vender o carro e não tenho documentos em meu nome, apenas uma guia com um prazo de validade.
     
  7. Já foste diretamente ao IMT? Disseram-me que se fosse lá (e sim esperar na fila),o processo seria mais rápido... porque ficar à espera, sim ainda estão a informatizar carros do ano passado. isto em Lisboa, acho que no Porto não tem esta lista de espera.

    Pode ser que ajude.
     
  8. Tenho um amigo com o mesmo problema: Transferiu de propriedade um Fiat 127 de 1979 que era do avô e nunca tinha sido informatizado, e no IMTT informam que já se encontra em seu nome, mas não emitem o livrete único.
    Os livretes são emitidos pela Casa da Moeda, de maneira que o problema pode não estar no IMTT, mas será o sítio onde fazer pressão. Que emitam uma 2ª via ou assim, uma vez que já está em seu nome.

    No meu caso, tinha um carro de 1976 que não estava informatizado, e ao mesmo tempo que transferi um carro recente (1997), o livrete do de 1976 chegou uns 15 dias antes...
     
  9. Curiosamente a semana passada fui ao IMT ao Porto para tratar de dois assuntos, um deles o que reportei acima.

    Cheguei 30 minutos antes da abertura com a intenção de ser atendido rapidamente. Fiquei surpreendido pela fila que já se encontrava. Só consegui tirar a senha eram quase 10:00. Fui atendido pelas 16:00.

    Resultado: nada feito nos dois casos.
     
  10. Tens razão em dois aspectos o INCM emite os DU, e o IMT é o melhor lugar para "fazer pressão" .....
    Mas não tenhas dúvidas que os atrasos se devem ao IMT e não à "casa da moeda".
    Na mesma altura renovei a carta de condução e a carta de marinheiro. Passado um mês a carta de marinheiro apareceu no correio, apesar de eu a ter "entregue" na Figueira da Foz quando o devia fazer em Lisboa ...
    A carta de condução essa foi outra "historia", e entre a reclamação escrita e a recepção da nova carta não demorou 8 dias; quando já tudo se indicava para um ano e tal ... (renovação da data pelo funcionário)

    Tudo o que é "viário" do IMT devia ser fechado, limpo e desinfectado ...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página