Ignição electrónica Datsun 1600

Nuno Barros

YoungTimer
Saudações! Sou o feliz proprietário de um Datsun 1600. Tenho uma questão, relativamente ao carro... ele está sempre a queimar, ou platinado, ou condensador. Eu como adoro a maneira do carro SER (sim, porque o carro tem vida própria) estou a pensar em trocar o sistema tradicional por um sistema de ignição electrónica, de forma a obter melhor desempenho, consumo, menos manutenção, etc... Aceito opiniões? Quem tem destes KIT instalados nos carros, dão problemas, ou valem a pena?
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Caro amigo,

Antes de mais devo dizer que o consumo anormal de platinados pode ser devido à inexistência de uma resistência de balastro à saída da bobine para reduzir a corrente nos platinados.

De qualquer forma, a ignição electrónica é uma boa ideia. Eu tenho nos meus clássicos módulos da MSD, e como já disse várias vezes em tópicos aqui do Portal, são excelentes. A qualidade é do melhor, e nota-se a diferença. O motor pega muito melhor, precisa do ar fechado menos tempo, e é muitíssimo mais suave. A bobine passa a ser alimentada com entre 450 a 550 v, em vez dos 12 do costume, o que dá faíscas muito mais fortes. Aliás, pode-se abrir os eléctrodos da vela a valores muito mais altos (até 1,5 mm, mas recomendo entre 1 a 1,2), e pode-se mesmo utilizar velas de eléctrodos múltiplos.

Além disso este sistema tem a vantagem de ser totalmente adaptável, pois pode funcionar com indutor electromagnético, platinados, ruptor óptico, etc.

O modelo que usei nos meus é o MSD 6A, que é o modelo base da série 6. A série 5 é o básico dos amplificadores, mas a 6 tem a vantagem de em regimes baixos gerar 3 faíscas em vez de uma, o que reduz as emissões poluentes e suaviza o motor.

Em termos de custo, não é barato... comprada directamente nos EUA (recomendado pois os importadores europeus pagam-se bem), custa cerca de 185 dólares, mais os portes. Os amplificadores da série 5 serão mais baratos, mas não sei valores.

Um abraço!
 
OP
OP
N

Nuno Barros

YoungTimer
Bem. Obrigado pela resposta... acho que vou adoptar o sistema electrónico... vou falar com o electricista, para ver as opções que tenho.

Obrigado
 
ola a todos.
tenho um datsun 120y e coloquei uma ignição electronica mas de fabrico caseiro.
ja esta em funcionamento a ja uns 10 anos e sem problema nenhum ate a data.
a diferença da minha para as atras referidas é o facto de apenas "corrigir" a folga dos platinados o que permite que a bobine "descanse mais entre descargas para as velas.
resumindo:a bobine trabalha melhor,não aquece tanto e os platinados não trabalham com a corrente total da bobine.duram mais e não é necessario o condensador.

o esquema tirei da revista elector de 1986(não tenho a certeza da data).


ja fiz uma tipo as msd mas não resultou muito bem.essa foi inventada por isso....funcionava mal.


abraços
 
ola a todos.
"basicamente, como foi feito esse "kit" caseiro?"

com as mãos!! :D

basicamente vi na revista ELEKTOR e fiz em casa,uma vez que sou um amador de electronica.
a unica coisa que tive de comprar foi os componentes e montar em casa.
para quem tiver conhecimentos de electronica pode fazer o mesmo .não tem muita dificuldade.
tambem tem a venda KIT´S ja com os componentes e placas de circuito.basta ter um ferro de soldar e montar em casa.compra uma caixa ,monta a placa ja soldada la dentro,faz as ligações no veiculo e ja esta.parece facil e ate é.

abraços
 

Victor Abel

YoungTimer
Caros colegas

Entro talvez excessivamente atrasado, mas so hoje encontrei este portal.

Acabei de (re)encontrar o negativo para fazer o circuito impresso de uma ignicao - melhor: de uma assistencia a ignicao - do meu ido Fiat 127.
Foi feita com o circuito 85128 da Elektor de Setembro de 1986. Infelizmente, so tenho esse tal negativo, faltando-me a descricao e os componentes, e ...
... uma excelente experiencia!!
Pois: o "127" foi-se ... mas ficou o tal aparelhinho!

Historia:
- Um amigo "electronico" (porque eu sou mais das mecanicas) construiu o aparelho.
- Testei-o, durante uns 15 dias.
- Depois dei-lhe um banho (varios banhos) de spray de alta tensao (de televisoes), ficando completamente a prova de agua.
- Funcionou, funcionou, ... anos, anos... e foi salvo de morrer com o carro!

Ainda o tenho e vou tentar usa-lo numa moto Jawa 350. Não devo ter sorte, ja que estamos nos 6 V e nao nos 12 V!

Agora o que aconteceu no "127":
- tinha que limpar, de tempos a tempos, os platinados. Sujavam-se com o oleo que lubrificava os ressaltos de comando. E como não havia a "self" para o queimar... MAS nunca mais tive que colocar platinados novos! Zero desgaste!
- ia inspeccionando as velas, mas mal empregado tempo: estavam sempre boas! Enfim, assumindo que o isolamento poderia degradar-se, la as mudava ... mas com sorriso na cara!
- Arranques, a frio, "a morno" ou a quente: SEMPRE a primeira!

De facto, passou a haver uma novidade: o corte ao primario da bobina deixou de ser feito com o ressalto dos platinados e passou a ser feito por um transistor. O que e "medonhamente" diferente, por duas razões:
- e muitissimo mais rapido - logo origina mais voltagem no secundario (que se destina as velas, via distribuidor)
- a velocidade de corte nao varia com a velocidade do motor (contrariamente ao corte com os platinados, comandados pelo ressalto) - logo as voltagens / tensoes deixaram de estar (mal) associadas a velocidade do motor: eram sempre altas, independentemente do motor estar a arrancar ou a velocidades elevadas.
 

R.Rodrigues

Veterano
Eu acabei a cerca e 5min de construir um "kit" igual ao do link para o mini, vou experimentar a ver no que dá.

Pdf com esquema

Ficou-m em cerca de 7 a 8eur os componentes o resto dos material tinham cá por casa....
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
R.Rodrigues disse:
Eu acabei a cerca e 5min de construir um "kit" igual ao do link para o mini, vou experimentar a ver no que dá.

Pdf com esquema

Ficou-m em cerca de 7 a 8eur os componentes o resto dos material tinham cá por casa....

Os R9 e alguns R5 tinham um modulo não igual a esse mas parecido que fazia a mesma coisa, mas tem que trabalhar sempre com platinado, tenho uma coisa dessas no meu capri.
Amanhã se me lembrar meto fotos.
Um abraço.
 

lopes

YoungTimer
[email protected] e voila. Mandei vir para a minha jawa 350 e estou a montar mas é um produto barato mandei vir duas unidades e paguei 58€ no seu caso só gasta uma e é de muito fácil montagem.
 
Topo