Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Folga turbo

Tópico em 'Mecânica' iniciado por joao silverio, 26 Ago 2009.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por joao silverio, 26 Ago 2009.

  1. Viva
    Coloquei esta questão mas como obtive poucas respostas, volto a colocá-la.
    Pergunto se alguém sabe se um turbo compressor deve ter folga?
    O turbo do meu citroen CX tem folga radial ( sentido do raio) e zero folga axial ( eixo), a verdade e julgo eu que para o filme de oleo deverá ter um pequena folga, é isto verdade ou estou a ser demasiado optimista?

    OBRIGADO PELAS RESPOSTAS
     
  2. Boas amigo, não adianta de nada estar a duplicar os tópicos não é por isso que o ajudam ou o deixam de ajudar ;), é preciso é calma e aguardar que alguem dê com o seu e o posso ajudar, em relação ás folgas dos turbos é a seguinte, nenhum turbo deve ter folgas porque qualquer folga fáz com que o turbo perca pressão, qualquer turbo com o uso vai ganhando folga e com isso vai perdendo pressão, um turbo novo nunca tem folgas a não ser que tenha defeito de fabrico. Espero ter ajudado.
     
  3. A folga no veio do turbo e aceitavel desde que a turbine nao raspe lateralmente e nao tenha fuga de oleo.um filme de oleo e normal sepcialmente num motor diesel. a pressao e controlada pelo wastegate , mesmo que o turbo perca um pouco de sua eficiencia tera que virar mais mas o Boost sera o mesmo a nao ser que o wastegate nao funcione devidamente.perdoai o meu pobre portugues.boas.
     
  4. Nem mais.
    O turbo terá que ter sempre uma folga que permita o tal filme de oleo sob pena de gripar o veio. Claro que se a folga for excessiva o mesmo começará a perder oleo e pressão.
    No entanto a wastegate deverá compensar essa perca de pressão obrigando o mesmo a girar mais. O que podeá acontecer no caso extremo de folga excessiva é que o turbo começará cada vez a rodar mais para manter a mesma pressão pré defenida causando o empeno do veio e ai sim, com o veio empenado é um tirinho até fazer "chocapic".
    No entanto antes de partir normalmente o turbo tem tendencia em aumentar o "assobio".
     
  5. Pois é Nuno, o assobio, o pessoal fica marado é quando ouve o tal assobio, até eu :p:p
     
  6. Ja estive dentro de 2 caros cujos turbos que fizeram chocapic e antes de estourarem assobiavam que nem um de um camião. No entanto há que saber distinguir entre o assobio normal e o assobio de estouro.
    Por outro lado tb podem começar a assobiar por falta de cuidado do condutor como desligar o motor logo depois de uma viagem em AE, por ex:parar na área de serviço ou com o motor frio começar logo a puxar, ou ainda por acumulação de carvão na geometria da turbina, caso dos VNTem motores diesel. Em carros com turbos desses, de vez em quando deve-se acelerar um pouco para expulsar o carvão acumulado
    Com motores turbo-comprimidos ha que ter cuidados especiais.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página