Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Fiat Uno TD

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Joaquimoliveira, 11 Ago 2010.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Joaquimoliveira, 11 Ago 2010.

  1. Boa tarde,
    Tenho um Fiat Uno TD.Há dias tive um pequeno problema e as valvulas ficaram a bater. Abri o motor e a "olho nu" não pareciam estar empenadas. Voltei a montar e embora consiga por o motor a trabalhar ( de facto até pega bem) tem um trabalhar nada suave; além disso não tem força!! Penso que o meu caminho terá de passar pela substituição do kit de válvulas; contudo, embora tenha alguns conhecimentos de mecânica nunca fiz este trabalho.Será possivel encontrar algum manual de reparação que possa servir de guia ou obter alguns conselhos avulso???


    Cumprimentos
     
  2. Esse pequeno problema foi o que concretamente?
    Tirar a culassa e voltar a montar não é só desapertar e apertar !
    Verificar as válvulas nunca deverá ser feito "a olho", senão é trabalho em vão.
    Podem até estar todas bem e o motor estar apenas fora de ponto.

    Cumprimentos.
     
  3. isso tem a correia distribuição mal comandada
     
  4. Esses carros têm um tradicional "cantar" quando não está bem a ponto podendo dar a estender ser válvulas mas são os injectores, tens que o pôr a ponto e se mantiver tens que desapertar a bomba injectora (apenas aliviar um bocadinho as porcas de modo a que ela rode) e faze-la rodar um pouco para um lado ou para o outro até o cantar aliviar ou desaparecer mas certamente vai ficar a andar menos um bocadinho.
    Um abraço.

    Já agora, passa aqui http://www.portalclassicos.com/forum4/ e apresenta-te.
     

  5. Olá. Este pequeno problema deu-me que fazer,mas já está a andar novamente! Em concreto aconteceu-me quase o impossivel; isto é, a correia de altermador partiu e de forma que não percebo ficou parcialmente enrolada na polia da cambota.Resultado, terá passado um ou dois dentes e o carro ficou a bater.Acabei por voltar a abrir, rodar valvulas,substituir duas tuches, mudar algumas pastilhas e está de novo a funcionar; contava que no final ficasse um trabalhar algo rijo mas, até está bastante macio, digo, muito satisfeito!Resta-me agora um outro problema para resolver,..., no arranque a frio e enquanto não aquece um pouco o carro treme bastante e faz muito fumo branco associado a cheiro de gasóleo; depois de estar a trabalahr 3/4 minutos fica com o trabalhar regular. A andar cotinua a dar bastante prazer na condução!!Penso que terei um problema de injectores, que por sinal ainda são os de origem, e totalizam cerca de 630.00Km. O estranho é que quando o carro parou para reparação este prioblema não existia e estando o carro parado não me parecem existir razões para que se tenham deteriorado entretanto. Existirá algum teste caseiro que possa realizar para limitar possibilidades???


    Cumprimentos,
     
  6. Isso pode não estar bem a ponto, tens que desapertar a bomba injectora e avançar ou atrazar um bocadinho.
    Um abraço.
     
  7. Boa tarde,
    Já pensei nisso e não tenho chave para lá chegar.Entretanto acontece que o carro por vezes fica muito acelerado quando está quente,isto é, na prática o carro está a fazer em quente o que seria suposto fazer em frio(aumentar o avanço)! Tive uma idéia que penso esclarecer amanhã;...., quando fiz a reparação foi necessário substituir dois tubinhos dos que ligam entre injectores (penso que serão tubos de retorno) e no momento não dei muita importancia à ordem de ligação!Pergunto, será possivel que a montagem pela ordem incorrecta possa produzir este problema??

    Cumprimentos,
     
  8. Não, os tubos não tem nada a ver.
     
  9. Então já conseguiste resolver o problema do canta do motor e do pegar mal a frio?
    Eu comprei um igual e estou com o mesmo problema tinha uma vela queimada que substitui mas mesmo assim custa a pegar e faz muito fumo.
     
  10. Isso de custar a pegar é a bomba injectora a caminho das lonas.
    Ela já não faz pressão suficiente para o arranque.
    Deixa andar, quando começar a piorar já a sabes que a tens que trocar.

    Cumprimentos
     
  11. Mas depois de aquecer o carro puxa bem e faz menos fumo já ouvi dizer que pode estar fora do ponto os injectores sujos. Ele pega só á segunda e começa aos soluços depois acerta mas o carro fica a tremer muito ate aquecer e o motor com um cantar muito alto ate ficar quente.
     
  12. Isso é a bomba injectora. Se tivesse fora de ponto o carro tinha um trabalhar todo maluco.
    Se os injectores tivessem sujos o carro nunca tinha um bom rendimento, mesmo depois de quente.

    Cumps
     
  13. Tira a bomba , repara a mesma e aproveita tira os bicos injectores , limpa-os e calibra-os ;)!
     
  14. Isso de reparar a bomba será caro?
     
  15. 200/300€ anda na casa disso
     
  16. OLá, já resolvi parcialmente:)) O problema de fundo passava pela ponto certo da alimentação; como eu tinha mexxido na afinação da bomba injetora o problema passava por aí. Ainda assim, de manhã quando o carro está frio tem um ligeiro soluçar. Desconfio que a temperatura inicial atingida dentro dos cilindros não é a melhor.Mudei as 4 velas mas não pelas BERU recomendadas pela marca e desconfio que essa possa ser a fonte do problema. Acontece que as que coloquei custam cerca de 11 euros cada e as Beru rondam os 30euros cada.Ainda nã decidi se irei ou não fazer a despesa,mas, o carro trabalha francamente melhor do que o inicialmente indicado.

    Cumprimentos

     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página