Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

FIAT e Charlie Chaplin!

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por pintodealmeida, 8 Dez 2011.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por pintodealmeida, 8 Dez 2011.

  1. Charles Chaplin, para muitos o maior génio da história do Cinema, começou a sua actividade cinematográfica em 1914.
    Um dos primeiros filmes foi: “Kid Auto Races at Venice Beach”.

    Indicado como sendo rodado em 7 de Fevereiro de 1914, o seu 2º filme; sendo o 1º rodado em 3 de Fevereiro de 1914.

    Este filme foi mesmo o primeiro filme em que aparece a famosa personagem “Charlot”, ou “Tramp” = “Vagabundo”.

    [​IMG]

    Charlie, dressed as a tramp for the first time, goes to a baby-cart race in Venice, California. He causes a great deal of trouble and confusion, both on off the track (getting in the way of the cameraman) and on (interfering with the race). He succeeds in irritating both the participants and the public.Charlie visits the Kid Auto Races at Venice, California. It's a big event with thousands of spectators along the track, where the kids compete with another in small cars. A film team is trying to capture the event, but whenever they put up the camera, Charlie walks around in front of it. The film director is irritated and tries to push Charlie aside, but Charlie comes back over and over again. In the end the director gets furious and kicks Charlie in his backside. Charlie revenges himself by making wry faces straight into the lens. Afterwards Charlie writes a letter to his girl friend, complaining that his picture didn't pass the censor.

    IMDb - Charlot Fotogénico (1914)

    The Kid Auto Race in Venice : Mack Sennett : Free Download & Streaming : Internet Archive

    Curioso que a FIAT entra neste filme de Chaplin, apesar de ser nos EUA e a FIAT sendo Italiana nunca se ter virado muito ao longo da história para os EUA.

    Sétimo Vício: Charlie Chaplin - Kid Auto Races at Venice Beach

    [​IMG]

    [​IMG]
     
  2. Au contraire, meu amigo... nesta época a Fiat tinha uma presença significativa na América, tendo mesmo uma fábrica em Poughkeepsie, NY, aberta em 1909.

    Fiat-1.jpg

    Infelizmente esta presença foi encurtada com a entrada dos EUA na I Guerra Mundial em 1917, o que forçou o fecho das instalações, mas ainda se fez sentir bastante a presença da marca nestas primeiras décadas do século XX.

    card00402_fr.jpg

    Depois da retirada da Fiat, o edifício, situado num terreno com mais de 30 hectares, passou por vários proprietários, até que na década de 90 foi devotado ao abandono e demolido em 98.

    Um abraço!
     

    Ficheiros Anexados:

  3. Eduardo, sim chegou a ter fábrica, mas mantenho a opinião que ao longo da história não se virou / dedicou ao mercado dos EUA.

    Por isso e até por ainda por cima ser na Califórnia é sem dúvida curioso que durante o filme seja a FIAT a única marca que dá para perceber que aparece.
    E até por terem roupa a dizer FIAT sinto que já na altura os Americanos a encaravam como é hoje norma para as máquinas Italianas: sempre com uma boa dose de exotísmo e elitísmo.
     
  4. Ah... eu para escrever este tópico sobre o Chaplin e a FIAT não me inspirei em lado nenhum.
    Todo ele é da minha autoria.
    Simplesmente andei a ver um pouco da obra de Chaplin e quando estava a ver este filme, reparei na FIAT, depois então investiguei mais coisas sobre os filmes, para descobrir por exemplo que "oficialmente" é o seu 2º filme, sendo o 1º como Charlot, "The Tramp".
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página