Fiat 127 Ponto de embraiagem

JCampos

YoungTimer
Boas tenho carta a relativamente pouco tempo e desde pequeno que tenho um carro na garagem ao inicio foi do meu avo que depois o deu ao meu pai, o carro já foi todo restaurado a cerca de 7 anos, o carro anda mesmo mt pouco por ano no maximo dos maximos 200km, sempre disse que quando tirasse a carta iria andar naquele carro dai o meu pai nunca o ter vendido, mas como tirei a carta num carro a disel e cá em casa só o fiat a que é a gasolin foui sempre conduzindo os carros a disel, mas sempre quiz conduzir o fiat mas tenho mt medo dos pontos de embragem e de abrir o ar ao ligar mas do ponto de embragem prencipalmente sempre que tenho de tirar o carro da garagem por algum motivo deixo sempre o carro ir abaixo varias vezes e então na rapa da garagem pior tendo mesmo as veses ter de meter uma pedra atras da roda.
eu queria mesmo conseguir conduzir o carro bem como conduzo os disel queria umas dicas para conseguir me habituar se não o meu pai já me ameaçou que vende o carro.
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Olá e bem vindo. Em 1º peço-te que faças a tua apresentação na secção correta, é obrigatório e assim a malta fica a conhecer-te melhor.
Quanto ao teu problema, quando o carro está frio, puxas um pouco o ar, assim o carro fica mais acelerado facilitando-te o arranque, quando está quente, tens que acelerar tu um bocadinho para não o deixares ir abaixo. É só uma questão de treinares um pouco.
Abraço e vai participando por cá.
 
OP
OP
JCampos

JCampos

YoungTimer
obrigado pela dica, a ver se na interopção de semestre treino um bocadinho.
(já agora onde faço a tal apresentação)
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Bem vindo ao Portal. Deves fazer a tua apresentação na secção "Os entusiastas".

Quanto à tua questão, é-me bastante próxima porque o meu primeiro carro foi o 127, e também tive esta dificuldade, as embraiagens dos 127 são conhecidas por serem um pouco bruscas. Eu das primeiras vezes até cheguei a pedir ao meu pai para deixar o carro em terra para poder arrancar à bruta... cavava dois buracos no chão, e siga! Não foi fácil... mas tinha 12 anos!

No entanto, e como disse o Rafael e bem, é tudo uma questão de lhe apanhar o jeito, e isso só precisa de prática. Hoje em dia é raro pegar nele (tenho-o guardado para oferecer ao meu filho daqui a uns anos), mas foi uma excelente escola e um carro imensamente divertido, que é o culpado de eu adorar clássicos, e especialmente os Fiat.

Senta-te a treinar os pés, especialmente o do acelerador primeiro, para modulares bem as rotações. Encontra uma posição que te permita controlar o movimento de forma mais fina. Quando isso estiver bem, começa a meter a primeira e a fazer o mesmo com o esquerdo, até começares a ter a noção de onde começa a haver contacto. Assim que o sentires começar a perder rotação, compensas ligeiramente com o acelerador e levantas o pé da embraiagem, mas tudo isto coordenado.

Leva tempo, mas é uma excelente escola.

Um abraço!
 

Claudio Vilas

Veterano
Meu caro:

Não sei o que aprendem na escola de condução, sinceramente................
O meu filho também tinha estas ideias.......................................
Tudo vai do treino. Tem que ouvir o motor, perceber, quando a embraiagem começa a "pegar" e depois com calma acelarar.
Nada do outro mundo.
 
Ola

Antes de mais insiste e nao desistas .... isso com a pratica vai la!

Apanha-lhe o jeito e vais ver que daqui a pouco nem pensas no que estas a fazer pois é automatico.

Um pormenor, no caso de estares numa rampa para nao teres de controlar os 3 pedais, segura o carro com o travao de mao e arrancas tal como se estivesses em plano, apenas com mais convição :)
 
OP
OP
JCampos

JCampos

YoungTimer
Bem pessoal obrigado pelas dicas ainda não tive oportunidade de experimentar pois o carro está sem inspecção quando houver tempo já experimento essas dicas todas, tenho que dar uso ao carro que é uma pena estar parado.
 
Topo