Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Famel xf17 / AJUDA

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Bruno19800, 12 Ago 2016.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Bruno19800, 12 Ago 2016.

  1. Boa tarde,
    o meu nome é Bruno, e sempre gostei de motorizada especial sachs, adquiri um famel xf17 e tou com uma duvida de como proceder a este serviço.
    portanto quando levanto a suspensão frente ela descai cerca de 5 ou 10 cm n consigo precisar como resolver esta situação?
    outra duvida como famel não é a minha praia gostava de mudar óleo pois está à muito tempo parada, qual o orifício onde posso ver nível óleo? E quanta quantidade leva? Antes de meter o novo devo tentar lavar com algum produto parecem coisas básicas mas não sei amigos.
    quem quiser e puder ajudar o meu bem haja
     
  2. Qual é o motor? é sachs 5 velocidades?
     
  3. Acho que a famel xf17 não é motor sachs mas sim motor zundapp...
     
    Luis Cristovao gostou disto.
  4. Confirmo, é motor zundapp e segundo me lembro é de 5 velocidades. Creio que na net arranjarás os manuais desse motor para melhor mexeres. Quanto à suspensão, pode ser as molas interiores partidas, tens de tirar a roda e tirar as bainhas e ver se tem as molas partidas. Creio que para tirar tens de rodar o corpo inferior relativamente à parte de cima, mas não garanto pois não conheço em pormenor. Se queres uma dica, se tiveres aí na zona um garajeiro, manda-o desmontar pois conhecem as manhas e costumam levar barato, podes sempre acompanhar e perceber como se faz! ;)
     

  5. Bruno, como disseste que gostavas em especial da Sachs... depois adquires uma xf17, já vem com motor zundapp5 montado se assim se estiver de origem. mas como também já vi motores sachs em quandros da Famel já tudo é possível. mas de origem é sempre motor zundapp5 refrigerada a ar ou a agua que é a super xf17.

    Em relação as tuas questões, as molas podem estar partidas, já as vistes? podem também estar cansadas e daí descai bastante, ou em função do teu peso, se pesares uns 90Kg é natural ela baixar.
    o nível de óleo, desapertas o bujão que encontras na parte inferior do cárter da mota, vertes o óleo para uma tina de óleos usados para a dita reciclagem. fechas o bujão, desapertas um parafuso de plastico vermelho ou de ferro no topo do motor, e colocas por aí o óleo novo. de lado do motor deves encontrar um parafuso que diz nível óleo, desapertas e quando o óleo estiver a sair por esse furo é porque tens o óleo ao nível.
    Qualquer questão coloca,

    EFS 301m Zundapp - Casal
    EFS GT Super - Sachs
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página