Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Facel Vega

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 6 Mai 2010.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 6 Mai 2010.

  1. Nas instalações da "Forges et Ateliers de Construction d'Eure et de Loire" - FACEL - fabricava-se de tudo um pouco. De lava loiças a carroçarias para marcas como a Ford, Simca ou Panhard. Mas o industrial Jean Daninos tinha um sonho - construir um automóvel que fizesse reviver o carisma dos GT franceses, em baixa desde a segunda guerra mundial. Passar do sonho à realidade foi um instante.




    A utilização de chassis Bentley cedo passou à história e os Facel passaram a ter chassis tubular, prontos a receberem um motor V8 de origem americana; o bloco De Sotto de 4.5 litros foi o escolhido. Assim em 1954 foi apresentado o Facel Vega, um belo coupé que mais tarde conheceu outra versão descapotável. O pior era o preço, que quase chegava ao de um Rolls Royce. Em 1956 apareceu o Facel Vega Sport, com motor Chrysler de 325cv, e o luxuosos Excellence de quatro portas e sem pilares, tendo sido construídas 152 unidades até 1964. Consumo pouco generoso e problemas estruturais em virtude da ausências dos pilares centrais de porta deram algumas dores de cabela à Facel - mas o pior estava para vir.



    Ver anexo 167813 Facel Vega Excellence





    Em 1959, o Spor deu lugar ao HK500 para, em 1962, aparecer aquele que muitos consideram o melhor Facel Vega de todos os tempos - o Facel II, que permitia chegar aos 242km/h. jantes raiadas Borrani, linha de tejadilho mais baixa e faróis com grande vidro em vez de sobrepostos - a alma dos "gran routiers" franceses estava lá, sem dúvida, com motores de 6.2 e 6.7 a chegarem aos 390cv.


    Ver anexo 167817 Facel Vega HK500
    Ver anexo 167814 Facel Vega II


    Mais pequeno, mas de linhas muito semelhantes aos seus irmãos de grande porte, o Facelia surgiu, em 1959, com motor de 1.6 liros concebido pela própria Facel, o qual se viria a revelar bastante problemático. Foi ele que ajudou a criar a má reputação à marca e nem a saída do Facel III, já com motor Volvo 1.8, ajudou a recuperar a imagem perdida.



    Ver anexo 167816 Facel Vega Facelia
    Ver anexo 167815 Facel Vega III


    Ainda seria estudada a hipótese para o Facel 6, com motor Austin Healey 3000 reduzido a 2.8 litros por causa das taxas governamentais, mas o sonho estava quase a acabar. A Facel passava à lista dos construtores desaparecidos 10 anos depois de ter nascido.

    Ver anexo 167818 Facel Vega 6
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Obrigado pela partilha :D desconhecia que só tinha "durado" 10 anos :(

    Quem vai gostar deste tópico é o Duque...
     
  3. Podes crer:D
     
  4. Ficheiros Anexados:

  5. São mesmo bonito e raros B)

    Deve ser uma odisseia é arranjar um e peças :))
     
  6. Ja tenho vistos alguns a venda,,, esta um impecabel no porto alto... em frente a sucata dos batistas... e estao 2 paa venda senao me engano no stand virtual...
     
  7. Excelente desconhecia estes carros bastante bonitos e raros obrigado pela partilha .

    CumpZ

    JoaoPedro
     
  8. Bom tópico B)

    antes e durante dos "Facel Vega", foram concebidos inúmeros carros para diversas marcas, carroçados por "Facel" (fundador da marca Facel Vega)

    publicidade época ...
     

    Ficheiros Anexados:

  9. um "projecto" carroçado por "Facel" para a Chrysler

    "Facel - Chrysler"
     

    Ficheiros Anexados:

  10. Tens a certeza que são Facel Vega, Pedro?
    Cá são raríssimos os que existem, contam-se pelos dedos das mãos:D
    Quando puderes tira uma foto, é que eles são muito parecidos com algumas marcas conhecidas;) e já agora em que site viste à venda? é que no stand virtual, doidos por clássicos ou o interclássicos, não aparecem;)
     
  11. Que faz também parte do lote de carros Facel Vega;)
    É uma espécie de Alba mas esta com menor envergadura;)
     


  12. sim, por uma simples razão, é que a Chrysler "recusou" a ideia . Passou a ser o Vega B)
     
  13. os outros ... carroçados "Facel"
     

    Ficheiros Anexados:

  14. Está em Inglês mas sempre dá para ter umas luzes dos modelos!
     

    Ficheiros Anexados:

  15. Uma oficina de restauro dessas viaturas e não só...Mercedes por sinal bem parecidos!
     

    Ficheiros Anexados:

  16. Boas, tb acho este carro fantástico_Omeu favorito é o facel vega 2, com motor v8 Chrysler de 6286cc e 390cv, que o levava a uns vertiginosos 240kmh.Um carro com 1.5 toneladas...
     
  17. Lembro me perfeitamenta de ver 2 a vendo do mesmo dono... um com documentos e outro sem...

    Outro a venda...

    classicos Online: Carros Para Venda

    O que esta no porto alto esta no 1º andar do stand.. é cumplicado tirar fotos...
    Penso que seja um desses...
    Mas não tenho a certeza...
     
  18. Os Facel Vega eram grandes máquinas com os 'big block' Americanos. Foi pena esse motor 1.6 litros da própria marca ter dado raia...
     
  19. Estes são os únicos carros franceses que me tiram do sério. Adoro o estilo, adoro os interiores que mais fazem lembrar o cockpit de um avião, e adoro os motores americanos. São um exemplo perfeito de um carro do jet-set da década de 60, papel que aliás preencheram na perfeição. Se virem a lista dos compradores destes brinquedos, é uma boa amostragem de quem eram os membros do dito jet-set... até o Stirling Moss teve um, bem como o Ringo Starr.

    Apesar deste fascínio, não tenho grande interesse nos modelos pequenos, pois foram passados à produção numa fase ainda muito verde do seu desenvolvimento, e não houve um que não desse chatices. Se não era o motor, eram as caixas manuais da Pont-a-Mousson... o que infelizmente quer dizer que os mais fiáveis eram mesmo os que tinham caixas automáticas.

    Um pormenor que sempre achei curioso é o facto de os tabliers em madeira dos modelos de luxo serem de... metal! :D Era chapa pintada por um artista em género "trompe l'oeil" a imitar o grão de uma madeira nobre, posteriormente lacada. Imitava tão bem que muita gente nunca se apercebeu de tal facto... :D

    Um abraço a todos!
     
    Carlos Vaz gostou disto.
  20. Pedro esse foi um dos que mencionei só não pus foi o link, obrigado:huh::D
    Eles são raríssimos e lindos;)
    Apesar desse estar à venda num estado que dispenso, porque peça é o vê se te havias por isso é que não o acabaram e já se encontra assim a algum tempo e por esse preço vão mas é......:D Podes ver aqui como esse carro seria, lindo não é;) aqui podes ver a sua ficha técnica como também podes ouvir o seu trabalhar:D
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página