Fórmula 1 Ferrari reafirma intenção de não correr Mundial 2010

Joao Cunha

Celicas Clube Português
A Ferrari e as equipas que estão contra os novos regulamentos da Fórmula 1 estão inscritas para o Mundial do próximo ano da F1, segundo a lista publicada esta sexta-feira pela Federação Internacional do Automóvel (FIA). Horas depois, a escuderia italiana emitiu um comunicado no qual põe em causa a sua participação no próximo campeonato.
As dez escuderias actuais foram todas registadas para o próximo Mundial. A lista apresenta, porém, três novidades, que são as novas equipas aceites para a próxima época. Uma é dos Estados Unidos, outra é inglesa e uma é de Espanha, a primeira deste país com lugar na F1.

A FIA disse em comunicado que a McLaren, BMW-Sauber, Renault, Toyota e Brawn foram inscritas à condição, mantendo que vai discutir o futuro no dia 19 de Junho, ou seja, na próxima sexta-feira. A campeã Ferrari, as duas equipas Red Bull, a Williams e a Force India pretenderam igualmente inscrever-se à condição, mas a FIA entende que o Pacto da Concórdia, rubricado em 2005, obriga estas equipas a competir.


A equipa espanhola Campos Grand Prix, a norte-americana US F1 e a britânica Manor Grand Prix também estão inscritas, o que eleva a lista para 13 equipas. Estas três serão equipas com motores de baixo custo desenvolvidas pela Cosworth.

Horas depois da publicação da lista de participantes, a Ferrari, principal contestatária das novas regras que a FIA quer implementar na próxima temporada, emitiu um comunicado no seu "site", no qual reafirma a sua vontade de abandonar o Mundial de F1, caso se mantenham as alterações de regras aprovadas em Março. Os responsáveis do emblema de Maranello contestam a introdução de maiores liberdades técnicas para as equipas que aceitem realizar a época com orçamentos mais baixos, dentro do tecto orçamental de 45 milhões de euros.

"Na sequência da publicação da lista de inscrições, que inclui a Ferrari como uma equipa inscrita, e para que não restem dúvidas, a Ferrari esclarece que não participará no Mundial de 2010 sob os regulamentos adoptados pela FIA", lê-se no comunicado. A escuderia mais antiga em prova e de maior sucesso acusa ainda o novo regulamento da FIA de "violar os direitos da Ferrari", argumentando que se inscreveu "à condição" para 2010, esperando que a FIA satisfaça as exigências de alteração de regras. "Até hoje, nenhuma destas condições foi satisfeita", assinala a equipa italiana.

Também a Red Bull já veio a público afirmar que continua a opor-se às regras que a FIA pretende introduzir em 2010, reafirmando, num comunicado publicado no seu "site", que a sua inscrição no próximo ano está condicionada a um entendimento entre equipas e Max Mosley, presidente da FIA, para a nova temporada.

Fonte: http://desporto.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1386319&idCanal=4759http://desporto.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1386319&idCanal=4759
 
FIA confirma inscrição da Ferrari para 2010
Apesar da polémica, a “scuderia” italiana está confirmada na lista de equipas inscritas para a temporada de 2010, depois de ter ameaçado largar a competição caso as novas medidas de limitação orçamental fossem aprovadas.

No entanto, não só a Ferrari apresentou a sua candidatura para participar no campeonato de Fórmula 1 da próxima época, também as contestatárias McLaren-Mercedes, BMW Sauber, Renault, Toyota e a Brwan GP confirmaram a continuidade no lote restrito de equipas, embora estas equipas, ao contrário da Ferrari, o tenham feito mediante certas condições, que a FIA preferiu não revelar.

Como novidade apresentaram-se a Manor Cosworth e Team US F1 Cosworth, para além de terem renovado a sua participação as equipas de Toro Rosso, Red Bull, Williams e Force India.

Fonte : Sapo.pt
 

Andre.Silva

Trapatony
Muito bom tópico, sim senhor. Mas penso que deveria estar no secção desporto actual (não é uma critica nem um defeito, só uma sugestão). Obrigado pela partilha de informação.
 
Andre.Silva disse:
Muito bom tópico, sim senhor. Mas penso que deveria estar no secção desporto actual (não é uma critica nem um defeito, só uma sugestão). Obrigado pela partilha de informação.

André,

já estava no local correcto :cool::cool:

Vamos ver o que a F1 nos reserva no próximo ano. Sabem que publicidade gratuita nesta altura do campeonato é sempre bem vinda...
 

Nuno Andrade

Pre-War
Afinal:

"A FIA e a FOTA chegaram a acordo quanto ao mundial de Fórmula 1 de 2010, anunciaram hoje à hora de almoço.

O diferendo que vinha opondo as partes termina assim com um acordo que viabiliza o mundial de F1 de 2010, terminando assim a ameaça de termos dois campeonatos de monolugares na próxima temporada.

A questão da redução dos custos foi um dos factores que contribuiu para o acordo, bem como a garantia de Max Mosley de que não se recandidata ao lugar de presidente da FIA. Aliás, Mosley deverá deixar de ter qualquer interferência nos assuntos relacionados com a Fómrula 1, situação que será válida de imediato.

José António Marques"
In: Sportmotores.com

cumprimentos.
 
Topo