Exportação de um classico

Boas,

Vou vender um classico que tenho a um conhecido meu Americano.
Sabem qual é o procedimento a realizar? É preciso cancelar a matricula? Existem declarações de venda em Inglês?

Obrigado pela vossa ajuda/comentários
 

A Cardoso

Veterano
Quem tem de se preocupar é o comprador em saber o que o Tio Sam lhe vai exigir ao importar um carro de um país do qual nao faz a mínima ideia de onde fica, nem sequer tem a certeza que exista...
Para te "livrares" da propriedade do carro é melhor consultares o IMTT ou a Alfandega para confirmar que o carro foi vendido e saiu do País.
 

sergio Bento

Clássico
Por lei, deverias ter que fazer isto, até para que noutro País seja possível legalizar:

SECÇÃO II do CISV
Expedição e exportação

Artigo 41.º

Âmbito

1 - A matrícula de expedição ou de exportação pode ser atribuída pela Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo ao veículo que possua matrícula nacional ou que seja apresentado às alfândegas sem matrícula por operador registado ou reconhecido e que se destine a ser expedido para outro Estado membro da União Europeia ou exportado para país terceiro.

2 - A atribuição de matrícula de expedição ou de exportação depende da apresentação de pedido do interessado à Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo, acompanhado da seguinte documentação:

a) Certificado de matrícula ou título de registo de propriedade, quando a matrícula nacional não se encontre cancelada;
b) Factura comercial ou documento equivalente, quando os veículos sejam objecto de expedição ou exportação com fins comerciais ou quando não tenham ainda sido matriculados em Portugal.

3 - A atribuição de matrícula de expedição ou exportação tem como efeito a anulação da DAV, se o imposto ainda não tiver sido pago, ou o reembolso, total ou parcial, nos termos do artigo 29.º, quando o imposto tenha sido pago.

____

Na prática, se for um classico que não pague IUC há outras alternativas....
 
Topo