Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Espelhos retrovisores exteriores

Tópico em 'Legislação' iniciado por Ricardo Cunha Carreiras, 15 Jul 2009.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Ricardo Cunha Carreiras, 15 Jul 2009.

  1. Boa tarde.

    Tenho uma dúvida:

    Será que os carros que não traziam espelhos retrovisores exteriores de fábrica, por à data da fabricação do mesmo não ser obrigatório, são agora obrigados a possuir espelho retrovisor exterior?

    Sei que por volta do ano de 1981 saiu uma lei que obrigou os carros a ter espelho exterior, foi o que aconteceu com o carro do meu pai, que agora estou a restaurar. Até àquela data, não tinha espelho.

    Mais tarde, os carros passaram a ser obrigados a sair de fábrica com dois espelhos exteriores, ou até a terceira luz de travão.

    Num carro clássico isto não faz sentido, quanto mais não seja pelo principio basilar de direito da não retroactividade das leis.

    O que quero saber é se serei mesmo obrigado a ter espelho restrovisor exterior, o que eu estranho, mas também não quero estar agora a arranjar o carro ao pormenor, mandar tapar os furinhos do espelho e chegar à IPO e esbarrar com a legislação.

    Assim, por desconhecer a legislação aplicável in casu, recorro, mais uma vez, à vossa preciosissima ajuda!

    Obrigado
     
  2. Alguém me pode dar alguma indicação?
     
  3. Boa tarde Carreiras
    Penso que obrigatoriedade de espelho exterior foi por 77 ou 78 mas isso não vem ao caso
    Neste momento tens de ter um espelho exterior do lado do condutor e se o carro for posterior a 66 tambem cintos de segurança
    Penso que é assim
    Um abraço
    Miguel
     
  4. Na minha Datsun, de 1977, não tenho cintos de segurança, e ninguém embirrou com isso! Quanto aos espelhos, sempre pensei que fosse obrigatório do lado do condutor...
     
  5. Obrigado Miguel.

    Cintos de segurança à frente tem. o espelho é que...
     
  6. nem sempre foi obrigatório ter um, tal como só há relativamente pouco tempo se tornou necessário ter dois!
     
  7. Desconhecia, obrigado pela informação!
     
  8. eu só queria era saber se tenho de ter o do condutor.

    o Miguel já me esclareceu!
     
  9. Boas, vejo aqui algumas imprecisões que podem originar confusões.

    cintos de segurança nos lugares da frente: obrigatório a partir de janeiro de 1966 para os veiculos ligeiros de passageiros, para veiculos de mercadorias a partir de 27 de maio de 1990 (e já agora a titulo de curiosidade, a luz de nevoeiro traseira no lado esquerdo para todos os veiculos matriculados a partir dessa data passou também a ser obrigatória).

    Espelho retrovisor exterior esquerdo obrigatório a partir de 82.
     
  10. Os cintos estou de acordo quanto aos espelhos estou tambem mas pensava que era mais cedo
     
  11. Esclarecido, obrigado;)
     
  12. Fiquei só com uma dúvida, veículos anteriores a 82, não têm de ter o espelho exterior esquerdo (não há retroactividade)? Pergunto porque tenho um vw 1200 de 59 e que não tem o espelho. Algures no tempo alguém furou a porta e adaptou um, mas no sítio certo tem uma tampinha de origem, para por o espelho, que seria um extra. Eu gostava de tirar o espelho adaptado e, se não for obrigatório, não ponho nenhum.
     
  13. Pelo que eu sei, os retrovisores, pelo menos no lado do condutor, passaram a ser obrigatório para TODOS os carros, a circular desde 1982... ou seja, mesmo que o carro fosse mais antigo, teria de passar a ter um instalado.
    Um amigo meu restaurou um VW Split de 1951 que está rigorosamente original, até ao último parafuso de fábrica (não estou a exagerar) e teve mesmo de colocar um retrovisor no lado do condutor... é a única coisa que tem a mais de quando saiu de fábrica...

    Os cintos de segurança, como as luzes de marcha atrás e o farol de nevoeiro é que passaram a ser obrigatórias para os carros novos (ou matriculados) após essas datas... Um exemplo disso, é vermos carros de versões norte americanas, que normalmente não têm o farol de nevoeiro para trás, terem um rectangular acrescentado...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página