Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Engasgos e falhas

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Gonçalo DG Rodrigues, 17 Mai 2016.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Gonçalo DG Rodrigues, 17 Mai 2016.

  1. Bom dia pessoal, sou novo aqui e comprei um mini 1000 na sexta feira, fui busca-lo a uma oficina onde foi afinar o carburador falhava um pouco a frio mas depois de quente andava muito bem. Mas ontem quando fui fazer o seguro começou a engasgar bastante e pensei de não chegar a casa!20160517_091134.jpg20160517_091117.jpg20160517_091235.jpg

    Em ralenti trabalha bem, mas assim que acelero engasga e nem chega ao "red line" fica engasgado a meio! No único carro a carb que tive significava demasiada gasolina mas o gajo tinha um parafuso ao lado para regular a gasolina e este carburador é muito mais complicado não compreendo onde se afina a entrada da gasolina! Alguém me pode ajudar por favor?

    Obrigado
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Pelo sintoma é quase de certeza o distribuídor, possivelmente e quase de certeza a placa isolada. Eu antes de mexer no carburador, trocava a placa, rotor, platinado e condensador e os fios das velas.
     
    Nelson C. Santos gostou disto.
  3. O que acho estranho é que tipo em 10 minutos passou de rolar perfeito a engasgar bastante e chegou mesmo a desligar se pusesse em N em andamento e não acelerasse!

    Vou ver do distribuidor!

    O ralenti é bastante alto naquilo, qual o parafuso para baixar aquilo? Faz uma ressonância dentro do carro brutal!

    Os carbs dos nissans(era o que mexia) são tão simples comparados com isto, ando às aranhas a tentar compreender! Onde é que arranjo esquemas técnicos disto para estudar sabes?

    Obrigado pela ajuda
     
  4. Esse carburador tem aspeto de ter sido mexido muita vez, mas pelo aspeto, a maior parte delas foi por quem nada percebe, o ir a baixo e ficar muito acelerado, pode ter a ver com o ponto do motor ou má afinação do carburador ou entrada de ar. Na 2ª foto, perto da entrada da gasolina e junto à cuba, vejo uma tampa duma válvula dum pneu que não acredito ser de origem, que está lá a fazer? Tapar algum tubo de vácuo? Tenta perceber e corrige isso. Tens aí um parafuso na 1ª foto que é onde a linkage do acelerador faz batente que é para afinar.

    O @António Barbosa é que é o "expert" em minis, espera que ele cá venha dar os seus palpites...
     
    afonsopatrao gostou disto.
  5. Olá Gonçalo, o carburador de um Mini é bastante simples de afinar.

    Nesta imagem, a seta vermelha indica o parafuso de afinação do ralenti, a porca que faz de batente não devia de estar lá, existe uma pequena mola para esse serviço.
    SU HS4.jpg

    A seta verde indica a regulação da mistura ar/gasolina, na imagem abaixo vê-se melhor a porca que faz o serviço.
    SU HSquatro.jpg

    A porca por cima do jato de gasolina (a vermelho) é quem afina a mistura, apertas e a mistura empobrece (menos gasolina) desapertas e enriquece.
    Existe um pino de teste à mistura, está por baixo da campânula, esta foi a imagem que arranjei para já na Net.
    tech_su_09c.jpg
    Empurras o pino para cima com o motor à temperatura normal de funcionamento e:

    1 - o ralenti sobe e fica alto, mistura rica
    2 - o ralenti desce, o motor pode mesmo ir abaixo, mistura pobre
    3 - o ralenti sobe por uns 2 ou 3 segundos e volta ao normal, mistura correta.

    Desta forma apertas e desapertas a porca de ajuste da mistura que fica por cima do jato vermelho até o ralenti se portar como na descrição 3.
     
    afonsopatrao e Rafael S Marques gostaram disto.
  6. Boas António, hoje de manhã estive de volta dele e consegui meter a trabalhar certo tinha também um fio da bobine em mau estado e estava a interferir! Não consegui fazer a afinação perfeita porque quando pressiono o pino ele baixa sempre o trabalhar quase até parar e não quis abrir demais a gasolina! Amanhã volto a dar um toque no gajo a ver. Agradeço porque efectivamente é simples de afinar só um quando não se sabe é-se cego!

    Obrigado

    um abraço
     
    António Barbosa gostou disto.
  7. Qualquer coisa no circuito de alta-tensão dá trabalho a descobrir e causa os sintomas mais estranhos, ainda bem que resolveste. Quanto à questão da afinação da mistura, se o motor não foi abaixo pode estar bem. Vê também a cor dos pólos das velas pois são um bom indicador do que se passa dentro do motor, só vale a pena tirar as velas para fazer a leitura depois de uma passagem por auto-estrada ou assim, o arranca e pára da cidade não põe uma cor correta nas velas.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página