Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Encontro Dos Antigos Automobilistas De Angola

Tópico em 'Clubes e Eventos' iniciado por Armando de Lacerda, 22 Mai 2008.

Tópico em 'Clubes e Eventos' iniciado por Armando de Lacerda, 22 Mai 2008.

  1. Relato do tradicional Encontro daqueles que, em Angola, desenvolveram o desporto automóvel.

    No passado dia 18 realizou-se, no Bombarral, mais um encontro dos homens que, em Angola, se dedicaram e desenvolveram o automobilismo desportivo.

    Como tem sucedido, nos últimos anos, o Encontro realizou-se nas instalações do Kiro, propriedade do também antigo piloto em Angola, Amadeu Inácio, que foi o nosso anfitrião.

    Como em todos os anteriores, tratou-se de uma jornada de confraternização que decorreu num ambiente de alegria e amizade e em que se recordaram, como sempre, episódios dos tempos idos.

    Infelizmente, com o decorrer do tempo que a todos vai tornando mais velhos, o número de presentes vai sendo menor, uns porque vão desaparecendo e outros porque a saúde não lhes permite.

    Não vou referir o nome dos presentes para não cometer o lapso de esquecer alguém, mas quero nomear dois nomes que não estavam connosco desde o primeiro encontro: Belmiro Vieira, antigo presidente da Comissão Desportiva do ATCA e o piloto António Peixinho.

    Esteve prevista a presença neste Encontro do nosso Amigo Lemos Ferreira que, infelizmente, por motivos de saúde de seu Pai não nos pôde dar o prazer de estar connosco.

    Antes do almoço, realizou-se a habitual prova de karts em que, devido à minha hérnia discal, fui impedido, com grande pena minha, de participar. A representar-me, na pista, esteve o meu neto que não me deixou ficar nada mal.

    A prova decorreu bastante animada e os três primeiros lugares foram disputadíssimos entre os netos da geração de Angola que aliaram a uma já apreciável perícia a vantagem do seu peso sobre os mais velhos.

    Este ano, com grande surpresa de todos, tivemos privados da presença do organizador e grande entusiasta destes encontros: o nosso Hélder de Sousa. Ele e o João Coimbra têm sido os dinamizadores desta iniciativa e, este ano, manteve-se sempre em contacto connosco pelo que ficámos admirados quando vimos o João e a sua irmã Estrelinha a arcar com todos os pormenores da organização sem a habitual presença do Hélder.

    Está em Angola, envolvido num interessante projecto de formação de jornalistas, situação que manteve em segredo para não desmobilizar o Encontro e originar outras possíveis ausências.

    Coube, pois, ao Coimbra e à sua Irmã todos os pormenores da organização final dos quais se desempenharam com eficiência e grande simpatia, coadjuvados por toda a equipa do Amadeu Inácio.

    Durante o almoço, foi lida, pelo Coimbra, uma saudação e explicação do Hélder.

    Ferreira do Carmo fez uma intervenção relatando os primórdios do automobilismo desportivo em Angola e das diligências para a construção do autódromo de Luanda, episódio que mereceu também a intervenção do Henrique Cardão.

    O piloto António Peixinho fez uma referência às 6 Horas de Nova Lisboa que classificou como as melhores corridas que se realizaram em Angola e fez questão em que se homenageasse este facto.

    O Encontro terminou com a distribuição dos prémios da prova de karts que teve a seguinte classificação.

    1º Filipe Lacerda
    2º Henrique Vieira
    3º Francisco Espírito Santo
    4º Tiago Silva
    5º José Bandeira
    6º Jorge Teixeira
    7º Manecas Silva
    8º Fernando Pereira
    9º Henrique Cardão
    10º. Bandeira Vieira
    11º. João Espírito Santo
    12º. Amadeu Inácio
    13º. Carlos Guerra
    14º. Carlos Pires

    E após a tradicional fotografia de grupo, despedimo-nos esperando estarmos, de novo, todos no próximo ano para manter viva esta chama que nos uniu, ao longo de anos, de sã competição.

    2008-05-18-Encontrodosautomobilista.jpg

    Os 1º. e 2º. classificados da prova de karts. No canto esquerdo está o 3º.

    CIMG6035.jpg

    António Peixinho falando com Henrique Cardão.

    CIMG6119.jpg

    E durante o almoço, o habitual humor de António Peixinho provocou algumas gargalhadas.

    CIMG6132.jpg

    E por último, a habitual fotografia de grupo
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Excelente jornada de convívio que infelizmente nao pude estar presente. Já vi que a Geração Lacerda dominou a prova e o evento...:D

    Parabens aos dois.

    Um abraço

    Francisco
     

    Ficheiros Anexados:

  3. Não consigo ver as fotos!
     
  4. Lamento mas não consigo colocar fotos neste forum.

    Vou ao "insert image" colo a fotografia, faço o "OK", os elementos são transferidos para o texto, mas depois não saem.

    Peço desculpa da minha ignorância.
     
  5. Deve ser fantastico e cheios de emoçao estes convivios onde se relembram os velhos tempos. Boa sorte para pró ano e que estejam novamente todos presentes.

    Cumprimentos.
     
  6. Corrigi as fotos, os endereços estavam mal: em vez de
    HTML:
    http://http://
    as fotos devem começar com apenas 1
    HTML:
    http://
    Não se preocupe Armando, corrigimos sempre que necessário, o importante é continuar a brindar-nos com estas excelentes prosas!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página