Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Electricidade Estática nas Estações de Serviço

Tópico em 'Off-Road' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 14 Mai 2007.

Tópico em 'Off-Road' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 14 Mai 2007.

  1. Electricidade Estática nas Estações de Serviço

    Com a generalização do Autoabastecimento nas Estações de Serviço, há que advertir as pessoas acerca da produção de incêndios como resultado da electricidade estática, enquanto se abastece de gasolina, o seu carro.
    Foram investigados 150 casos deste tipo de incêndios e os resultados foram muito surpreendentes.

    1- Dos 150 casos, eles ocorreram menos a homens e mais a mulheres, devido ao seu costume de entrar e sair do veículo enquanto se abastece a gasolina.
    2- Na maioria dos casos as pessoas haviam entrado novamente nos seus carros enquanto na mangueira ainda estava a correr o combustível (o perigo dos gatilhos nos bocais das mangueiras). Quando o reabastecimento terminou e saíram para retirarem a mangueira, o fogo começou, como resultado da electricidade estática.
    3- A maioria dos acidentados usava sapatos com sola de borracha e roupa de fibras sintéticas.
    4- Nunca utilize telemóveis quando se abastece combustível.
    5- Como sabemos é o vapor que sai da gasolina que arde e causa o fogo, quando entra em contacto com cargas eléctricas estáticas.
    6- Em 29% dos casos analisados, as pessoas entraram novamente nos seus veículos e logo de seguida tocaram nas pistolas das mangueiras durante o reabastecimento de gasolina. Isto ocorreu em carros de variadas marcas e modelos.
    7- 17 incêndios ocorreram antes, durante ou imediatamente após a retirada do tampão do depósito do carro e antes que começasse o reabastecimento de gasolina.
    8- A electricidade estática produz-se quando um passageiro fricciona as suas roupas contra o tecido dos assentos, ao entrar ou sair do veículo. Para evitá-lo, é recomendável que NINGUÉM entre ou saia do veículo enquanto se está a realizar o reabastecimento. Somente devem fazê-lo ANTES de começar, ou quando o reabastecimento já terminou e foi colocado o tampão do depósito.
    9- REDOBRE AS PRECAUÇÕES se a gasolina se derramou ou salpicou o pavimento junto à bomba. Imediatamente se geram vapores altamente inflamáveis, que podem incendiar-se devido a chispas de electricidade estática, por ligação de equipamentos electrónicos (telemóveis, comandos à distância, etc.) ou pela activação da chave de ignição do veículo. ANTES de pôr novamente em marcha o motor, a gasolina derramada deve ser recolhida ou neutralizada pelo pessoal da estação de serviço.

    AO ABASTECER DE GASOLINA.

    NO SEU VEÍCULO: Trave-o com o travão de mão, desligue o motor, o rádio e as luzes.
    NUNCA: Nunca regresse ao seu veículo enquanto está a reabastecer de combustível.
    POR PRECAUÇÃO: Acostume-se a fechar a porta do carro ao sair ou ao entrar. Assim se descarregará da electricidade estática ao tocar algo metálico.
    Depois de sair do carro e logo que fechar a porta TOQUE A PARTE METÁLICA DA CARROÇARIA, antes de tocar na pistola de combustível. Deste modo a electricidade estática do seu corpo descarregar-se-á para o metal do carro e não para a pistola da mangueira.

    Pede-se por favor que enviem esta informação a TODOS os seus amigos e familiares, especialmente àqueles que transportam crianças nos seus carros enquanto reabastecem de combustível. Obrigado por passar esta informação.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Informação excelente!

    Por acaso só conhecia a do telemóvel desligado, as outras precauções nunca tinha ouvido falar...

    Nunca concordei com a generalização do Autoabastecimento nas gasolineiras, não só proporciona esses perigos todos como também facilita a fuga sem pagar o combustível...

    Bons e velhos tempos, quando havia gasolineiros...
     
  3. Plenamente de acordo e ainda por cima a gasosa não é mais barata por sermos nós a encher
     
  4. Ora ai esta uma coisa a ter-se em conta...

    cumprimentos.
     
  5. Excelente informação que deveria ser muito mais divulgada pelos nossos "media", jornais TV e outros.
    RS
     
  6. Obrigado pelo aviso!

    Já fiz alguns desses erros :oo
     
  7. ... ora ca esta um erro que foi dito ... entrar e sair do carro... ora vejam

    [ame="http://br.youtube.com/watch?v=6PrvUr1as6M&feature=related"]YouTube - Fogo na bomba ( energia estática )[/ame]
     
  8. Eu ja tinha conhecimento destas situações. Mas no nosso país ignorava que ja tivessem havido assim tantos casos. Nos Países frios especialmente no inverno sei ique isto acontece muitas vezes, porque as pessoas estao sempre em zonas aquecidas e ao usarem roupas de lã, ao mecherem-se nos assentos a fricçao provoca pequenos estalos, mas alem disso usam muito o calor e musica dentro dos carros, por isso ficam portadores de muita eletrecidade estatica. Estou de acordo que haja uma maior divulgaçao desta informaçao, para se evitarem mais incendios em viaturas em gasolineiras. Todavia, ainda ha muita gente inconsciente a abastecer e falar ao telemovel, que pode nao pegar fogo mas as irradiações do celular, juntamente com os vapores da gasolina, poderão provocar um queimadura na cara e braço se nao estiver coberto por roupa.
     
  9. Mas é uma realidade substimada por muitos. ~

    Eu estive a falar deste assunto noutro topico e até vou transcrever para aqui:

    electricidade estática e vapores de gasolina .. e esta hem .....

    um problema real é o facto das bombas de gasolina hoje em dia ser tudo self-service expondo os utilizadores a um risco que muitos subestimam que é a electricidade estática como fonte de ignição de vapores libertados pela gasolina durante o abastecimento.

    Se repararmos normalmente andamos com calçado que nos provoca resistência de escoamento da energia eléctrica para a terra e com vestuário na maioria das vezes mais de 70 a 80 %sintético o que nos faz acumular muito a energia e como disse o colega e muito bem principalmente quando o ar esta mais seco. Como não estamos ao mesmo potencial do nosso clássico se colocarmos a agulheta de gasolina depois formos dar uma volta e tornarmos a tocar podemos provocar a ignição dos vapores ... existem vários registos de acidentes em gasolineiras neste tipo de situações.. cuidadinho nunca largar a agulheta. Se repararem á uns anos dava para travar a agulheta agora já não se verifica isso.

    Quando colocamos a agulheta não se verifica a descarga electrostática, apesar do carro estar isolado da terra através dos pneus, porque as pistolas de abastecimento para alem de serem construídas com material anti estático o metal da agulheta que toca no nosso carro promove uma boa descarga da corrente para a terra sem haver a disrrupção do ar fenómenos que nos chamamos a faisca a saltar .

    Isto dá que pensar, mesmo em estações que temos trabalhadores a abastecer os nosso carros não andam com vestuário 100%algodão e muitas vezes até andam com o coletezinho amarelinho a esfregar pela roupa e a carregar-se de energia electrostática. de facto a segurança está em primeiro lugar e não é o que se verifica porque as pessoas desconhecem a que riscos estão expostos.. ..

    agora imaginem que as gasolineiras tinham de meter um operador com a devida formação e equipado em todas as estações ..... era muito dinheiro que perdiam ..... por isso arrisca-se diariamente .....
     
  10. e mais uma coisa ... os telemoveis actuais não têm capacidade suficiente na irradiação emitida para funcionar como fonte de ignição. Ja vi um estudo deste mito que pegaram no telefone mais potente do mercado e a radição emitida não era suficiente para haver ignição dos vapores libertados pela gasolina no entanto ao carregar nas teclas ja se verificava uma possivel fonte de ignição devido aos impulsos electricos emitidos serem suficientes para haver a ignição. Mas o telefone tinha de estar mesmo em cima dos vapores e não se verificava a ignição sempre que se carregava nas teclas.
    Mas chegaram a outro tipo de conclusão que os campos magneticos gerados pela ligação influencia os componentes electronicos de funcionamento das bombas. Logo alterações significativas no abastecimentos quer a mais quer a menos quantidade de combustivel.
    de facto se pegarmos no telefone e colocarmos perto do monitor do pc ou de uma colunas verificamos várias interferencias.

    Dou o exemplo, há coisa de dois anos um acidente numa pirotecnia que resultou num jovem de 23 anos morto por estar a escrever uma mensagem há namorada, que entrou num paiol e provocou a ignição de particulas explosivas em suspenção. lá esta ..os tais impulsos electricos .... e o telefone ainda não estava a transmitir radições ....

    Na industria de explosivos existe um conjunto de regras que não se podem quebrar por causa da electricidade estática muito substimada pelas gasolineiras. Dou exemplo do vestuários 100%algodão botas de segurança sem biqueira e palmilha de aço, não podem andar com brincos, aneís, relogios...etc,telefones ficam todos na portaria, nem a energia eletrica é permitida em locais de mistura por isso é muito comum a utilização de maquinas a ar cumprimido. vasouras de pelo de rabo de cavalo, bancadas metálicas ligadas á terra radiadores de descarga para os operadores... se reparamos a electricidade estática aqui é levada muito asério .....

    Nas resumindo mais vale prevenir do que remediar e não usar um telefone.

    o desconhecimento é o inimigo da segurança
     
  11. é preciso ter mesmo muito cuidado.
    quem estiver nervoso ou assim também nao deve meter gasolina
     
  12. Caso a mangueira haja um incêndio não se pode tirar a mangueira de dentro do depósito, para não espalhar o fogo.

    Relativamente aos telemóveis, vários estudos dizem que as radiações emitidas não são suficientes para fazer gerar uma fonte de ignição.

    Há uns tempos vi, acho que no Discovery, os Caçadores de Mitos que falavam sobre isto. Fizeram experiências e não houve qualquer incêndio.

    Mas mais vale prevenir do que remediar...........

    (Excelente tópico)
     
  13. a partir de agora vou pedir a minha sogra para me abastecer os carros :huh: e ainda lhe vou oferecer um telemovel!
     
    Miguel Ângelo M Ramos gostou disto.
  14. É incrível a quantidade de erros que o ser humano comete, por não ter conhecimento da realidade ou simplesmente porque não está para aí virado:wacko:.

    Há coisas que o pessoal vai tomando conhecimento, mas desconhecia por completo alguma da informação que aqui está, como por exemplo o perigo que é entrar e sair do carro enquanto se abastece.

    Excelente informação.

    Deveríamos era ter entidades competentes, com um papel mais activo na sociedade, mas muitos só se lembram de que é preciso passar coimas, etc etc.

    Cump+
     
  15. Eu como ando sempre nervoso...tenho os carros todos a diesel..:p

    É sempre bom relembrar estes avisos que são extremamente importantes e muitas vezes ignorados..o_O
     

  16. :D::D::D:

    Boas dicas. Obrigado pela partilha
     
  17. Excelente partilha, muito agradecido :)
     

Partilhar Página