E21 323i 1979 - problemas de motor

André Paluch

YoungTimer
Boas,

Recentemente comprei o meu primeiro carro. Como sempre adorei carros e desde os meus 5 anos (que eu me lembre) que sei explicar a teoria do funcionamento de um motor de combustão interna, achei que era altura de passar a práctica e começar a perceber com um carro a sério.

Depois de muitas pesquisas encalhei com este modelo que simplesmente não me saía (nem ainda hoje sai) da cabeça.

Fui vê-lo com o meu avô a Santo Tirso, duas vezes antes de o comprar. Uns podres aqui e ali, mas nem estava muito mau.. (Nota, levei o meu avô porque o primeiro carro que ele teve foi um Morris Oxford, que ele próprio restaurou; nada como seguir a tradição de família no que toca a primeiros carros).

Lá peguei no carro para o trazer para Lisboa e nos primeiros 100kms tudo bem. Mas depois paramos para encher o depósito e o carro nao pegava. Agora já lhe apanhei a manha, quando está quente nao pega de chave, mas de empurrão nunca me deixou mal.

Segundo problema que lhe descobri nesse dia ainda, não se aguenta no ralenti. Sempre que um amigo me chateia com esse facto eu digo, é o melhor sistema de segurança.. pois ninguém consegue andar com ele mais de 50 metros.

Durante muito tempo andei com o carro assim, cerca de 6 meses, mas finalmente decidi levá-lo a um mecânico para ver o que me diziam. Como não consegui encontrar ninguém que me indicasse alguém que soubesse mexer num, levei-o a BMW.

Passado duas semanas de ele lá estar, fui lá dar um salto, e o sr. muito triste diz-me a cambota está empenada e já fui ver se ainda há motores destes novos (evitando assim possíveis reparações futuras a nível de motor) mas nada.

Tendo encontrado este problema ainda não me resolveu o do ralenti.

Alguém tem sugestões?

Obrigado!
 
Antes de mais, faz a apresentação aqui no portal como manda a praxe.

quanto ao assunto

Estranho, um carro não pega, logo tem a cambota empenada...
Os representantes das marcas neste momento não sabem diagnosticar coisa nenhuma sem a maquina. Arranjar... também não, substitui-se a peça que o cliente paga.
Tanto quanto sei, realmente as cambotas eram um ponto fraco nesses motores, mas se o motor trabalha sem te levantar desconfianças com barulhos estranhos, duvido que a cambota esteja marada. Não sei, essas coisas só vendo mesmo, e ouvindo.
Foge das marcas com carros antigos, nomeadamente na BMW só tenho visto maus trabalhos que depois aparecem em casa de quem realmente percebe.
Marcas, sim para carros novos ou recentes.
O teu problema tem a ver de certeza com a problemática injecção que eles traziam.
Procura alguém na zona que tenha realmente experiência nesse carros. Contacta o BMW Auto Clube de Portugal (91 812 55 91) que eles dão-te todo o apoio que precisas mesmo sem seres sócio.

O 323i é um carro com algum carisma que até já vale umas lecas, é sempre uma boa ideia conseguir colocar isso a funcionar a 100% até porque é muito engraçado sentir isso a andar. Mas atenção nunca o subestimes, porque o E21 tem uma grande tendência em morder o dono.
 
OP
OP
André Paluch

André Paluch

YoungTimer
Pois já me apercebi disso. Mas falei com um amigo que tem um mini cooper bluestar e fui falar com o mecanico dele para ver se podia la levar o meu e é isso que vou fazer, com sorte ainda esta semana.

O 323i é um mel de se conduzir.. aqueles 6cilindros têm um cantar lindo, e assim que se passa as 3000rpm nem se fala.
 
Topo