Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Duvidas sobre motor/cx fiat 124 1600 st

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Jorge Macedo, 17 Jan 2008.

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Jorge Macedo, 17 Jan 2008.

  1. Boa noite

    No inicio do ano comprei um fiat 124 1600 special t comforme está no livrete. Tenho lido que todos 1600 tem cx 5 velocidades. Em conversa com algumas pessoas dizem-me que todos os 1600 têm cx de 5. O problema é que o meu tem cx de 4. O nº do motor está conforme o livrete. O codigo do motor que fica por baixo do colector é 132ABO.... .

    Gostava de saber se este codigo corresponde ao motor 1600 ou se existe algum com cx de 4.
    Ou então provabelmente a cx foi trocada, o que penso que não.

    Obrigado
     
  2. o mais provavel e a caixa ter sido trocada!!!
    ou entao fizeram uma transformaçao de um 124 normal para um special To_O
     
  3. Penso que não fizeram transformação porque no chassis, nº motor, chapa caracteristicas
    está tudo em conformidade com o livrete.
     
  4. se fizeram transformaçao foi muuuuuuito bem feita!!!
     
  5. Penso que a caixa de 5 velocidades era opcional no motor 1600.

    Só o 1800 é que tinha cinco velocidades.
     
  6. Boa noite Jorge,

    Se possível coloque algumas fotos do interior, dependendo da forma dele talvez possamos esclarecer essa dúvida, dado que as caixas de 4 e 5 destes modelos são bastante diferentes em formato e localização da alavanca. No entanto, é possível que a caixa de 5 em algum ponto na produção do carro tenha sido opcional, tal como o foi nos 124 Sport.

    Nos 124 Coupé, por exemplo, começaram por ter apenas 4, dado que com o maior peso da carroçaria julgava-se a quinta desnecessária (mesmo no Spider a velocidade máxima era atingida em quarta). Depois passaram a ter a opção da caixa de 5 em finais de 67, quando saiu o 1608 do BC1 vinham todos com a de 5, e na terceira série (CC) já vinham com a de 5 mas no entanto podia pedir-se na mesma uma de 4 se assim se entendesse (havia quem preferisse).

    Daí que seja de crer que em algum momento tivesse existido essa opção, pese embora seja pouco comum, mas não é de excluir. No entanto, e como já disse acima, em princípio se a caixa vinha montada de origem poderá notar-se isso na forma da carroçaria. Caso contrário, poderá sempre adquirir uma e montá-la, não é uma adaptação complexa se a forma do túnel de transmissão o permitir.

    Um abraço!
     
  7. Fico mais descansado ao ler estas explicações. Pensei que o motor era 1400, mas tanbém já confirmei que o código 132AB0 corresponde ao motor 1600
     
  8. Só tenho esta do interio
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Caro Jorge,

    Pelo que vejo, parece-me bem possível que seja essa a localização correcta para uma caixa de 4 velocidades, já estive a comparar com o interior de um ST 1400 e está no mesmo local que no seu, e num 1600 com caixa de 5 onde a alavanca está mais atrás (a caixa de 5 trazia uma extensão do comando para colocar a alavanca mais atrás). Junto coloco a foto que tirei ao interior do 1600 na altura.

    No entanto, se levantar a carpete é bem possível que encontre nesta zona um painel que abrange toda esta parte, logo em princípio a conversão não será complicada se assim o desejar.

    Um abraço!
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página